Paternidade ativa: como garantir maior envolvimento e benefícios para os filhos   

Paternidade ativa: como garantir maior envolvimento e benefícios para os filhos  

Paternidade ativa: como garantir maior envolvimento e benefícios para os filhos

Passou o tempo em que a figura paterna se limitava à imagem do pai provedor, com autoridade inquestionável e ocupado demais para lidar com as questões ligadas à rotina dos filhos. Nas últimas décadas, a sociedade passou por transformações que alteraram a configuração familiar, atualizando os papéis e as posturas maternas e paternas. Um documento divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) define a paternidade ativa como um comportamento cada vez mais adotado pelos homens, que vai muito além do sustento financeiro; ela significa participar dos cuidados diários, educar, estimular o desenvolvimento e garantir um vínculo afetivo entre pai e filho.

Especialistas apontam que o maior envolvimento dos pais na criação traz enormes benefícios para os filhos. Entre os principais efeitos estão maior autoestima, melhor desempenho escolar e bem estar psicológico e emocional. Para isso, esse envolvimento deve começar o mais cedo possível. A psicóloga educacional do Colégio Positivo, Lianna Calderari, afirma que a postura de pai ativo deve ser adotada desde o início, já na concepção e gestação da criança. "Existe uma tendência de a mãe assumir um papel mais preponderante em relação ao bebê a partir do nascimento. Isso é natural, mas o pai deve se posicionar não apenas para ajudar a mãe nos cuidados, mas, sim, como um participante ativo; caso contrário, ele será sempre um coadjuvante."

Conforme a psicóloga, essa é uma relação que deve ser construída desde o ventre materno; ela não nasce pronta apenas por conta do laço sanguíneo. "São necessários investimento de tempo, energia e disposição para que isso aconteça de fato. São duas pessoas desconhecidas - pai e filho - que precisam aprender a se conhecer e a se gostar", explica. Liana alerta para o fato de que alguns pais acabam deixando para estabelecer esse vínculo mais tarde. "Por conta da amamentação e de uma cultura ultrapassada de que alguns cuidados são exclusivos apenas às mães, muitos pais postergam a criação desse vínculo, sem conseguir enxergar que isso pode dificultar o processo mais tarde”, afirma. “Não espere o seu filho ter 6 ou 7 anos para começar a interagir com ele. As crianças, durante a primeira infância, que vai justamente do nascimento até os 6 anos, são como uma esponja, com uma capacidade incrível de absorção do que está à sua volta. Desde muito cedo, elas conseguem entender o que você tem a oferecer. Aproveite isso. Não torne esse período um tempo perdido na relação pai e filho", aconselha.

O Robério Marcolino Filho, de 36 anos, é pai da Sabrina Santos Marcolino (8 anos) e do Lucas Santos Marcolino (5 anos). Ele conta que, desde a gestação, sempre fez questão de estar muito presente. "Eu acompanhava todas as ecografias, conversava e cantava para meus filhos quando eles ainda estavam na barriga da minha esposa. Fazia questão de dar banho neles desde o nascimento; às vezes, até brigava para que minha esposa me deixasse dar banho sozinho, para termos um momento exclusivo de pai e filho", conta. Para Robério, quando se trata de criação de filhos, tudo acontece muito rápido e não se pode deixar nada para depois. "Se você adiar, pensando 'na próxima semana' ou 'quando crescer um pouco mais, eu farei tal coisa' você estará desperdiçando o tempo de vocês dois. O tempo passa e as oportunidades também passam e vão se perdendo", relata.

Robério acredita que a paternidade ativa deve ser uma escolha consciente por parte do pai. Esse envolvimento íntimo com o filho exige disposição, tempo, paciência. "Você precisa estar ali, de verdade, todos os dias, fazer parte da rotina do filho, sentar no chão com ele para brincar, saber ouvi-lo e mostrar que considera importante o que ele diz, buscar na escola, alimentar, colocar para dormir, exercitar o pedido de desculpas quando é você quem erra, ensinando, dessa forma, o seu filho a também pedir desculpas. Enfim, crie memórias junto com o seu filho. Parece complexo, mas é mais fácil do que se pensa. Às vezes, basta uma simples brincadeira, como criar aviõezinhos de papel". Por fim, o pai da Sabrina e do Lucas destaca que quanto mais carinho e atenção se dedica, mais carinho e atenção se recebe. "E todas as partes saem ganhando muito com isso", completa.

Robério Marcolino Filho e Liana Calderari são convidados do 16.º episódio da temporada “Conexões”, do Posicast, um podcast produzido pelos colégios do Grupo Positivo. O tema deste episódio é "Pai é presença: como exercer uma paternidade ativa e engajada". Todos os episódios estão disponíveis no YouTube do colégio (https://www.youtube.com/@colegiopositivo).

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Indespar apresenta estudo ’Fazenda Rio Grande em Números' ao vice-governador do Paraná, Darci Piana

Indespar apresenta estudo ’Fazenda Rio Grande em Números' ao vice-governador do Paraná, Darci Piana

Indespar apresenta estudo ’Fazenda Rio Grande em Números' ao vice-governador do Paraná, Darci Piana
 
A pesquisa fornece informações valiosas para empresas interessadas no mercado da região, um dos mais prósperos para negócios no País
 
Os sócios diretores da Indespar, Gastão Gonchorovski e Jean Carlos Gonchorovski, fizeram a entrega oficial do estudo “Fazenda Rio Grande em Números” para o vice-governador do Paraná,  Darci Piana. O documento da empresa do setor de incorporações, desenvolvimento, transações imobiliárias e participações em negócios, permite que investidores conheçam o perfil das áreas onde pretendem instalar seus negócios.
 
"Os números apresentados ao vice-governador mostram o crescimento e a importância de Fazenda Rio Grande dentro de um contexto de expansão e adensamento de alguns setores muito importantes para o Estado, como o da construção civil" ressalta o diretor geral da Indespar, Gastão Gonchorovski.
 
O estudo, desenvolvido a partir da unidade Analytics da empresa, disponibiliza dados territoriais, aspectos populacionais, como sexo, faixa etária, religião, taxa de fecundidade e projeção da população do município até 2040. Na prática, o investidor que tiver acesso a essas informações vai encontrar oportunidades de negócio com chances muito maiores de prosperar.
 
O documento completo, acrescido de dados sociais que revelam aspectos sobre saúde, educação e segurança da população fazendense pode ser acessado pelo link a seguir: frgemnumeros.indespar.com.br/

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“Circo S/A”, prestes a completar 20 anos, fará apresentação especial no dia 16 de setembro em Curitiba

“Circo S/A”, prestes a completar 20 anos, fará apresentação especial no dia 16 de setembro em Curitiba

“Circo S/A”, prestes a completar 20 anos, fará apresentação especial no dia 16 de setembro em Curitiba

A apresentação acontece no Teatro Santo Anjo, novo espaço cultural de Curitiba

O Espetáculo “Circo S/A”, que está prestes a comemorar 20 anos, terá apresentação única e especial no dia 16 de setembro, sábado, às 16h, no Teatro Santo Anjo – o novo espaço cultural de Curitiba. O espetáculo “Circo S/A” nasceu da descoberta da Palhaçaria da dupla de Palhaços Sombrinha e Alípio. “Foi com esse exercício de ser/estar palhaço e palhaça que descobrimos nosso ofício e ampliamos nossa pesquisa”, comenta o Palhaço Alípio.

“Circo S/A” já foi apresentado para milhares de pessoas pelo Brasil afora e chegou até Aurillac na França. É um espetáculo para todas as idades e classe social. “Já foi apresentado em tudo que é lugar, desde teatrões e escolas para centenas de pessoas até na rua ou na sala da casa de alguém para uma dezena de espectadores”, explica o artista. “Circo S/A” tem sido uma verdadeira escola para a dupla de Artistas. Facilmente adaptável para adultos e crianças, o espetáculo mira o lúdico e a poética da essência da mais pura palhaçaria. 

Elenco

Palhaço Alípio | @palhacoalipio

Milene Dias

Coordenação de produção: Rodrigo Fowolski | @fowolski

Direção de produção: Prescila Amaral | @preamaral

Realização

Ohz Produções | @ohzproducoes

Colégio Santo Anjo | @santoanjocolegio

Sobre o espetáculo “Circo S/A”

Prepare-se para uma experiência única e memorável, onde a tradição circense encontra a modernidade em um espetáculo repleto de risos, diversão e surpresas emocionantes. O Circo S/A é um verdadeiro resgate da magia e da ludicidade do circo, transportando o público para um mundo encantado que parece quase esquecido em meio ao avanço das tecnologias da informação.

“Circo S/A" é um espetáculo infantil que conta a história de Alípio e Sombrinha, dois palhaços que se encarregam de ser um circo todo. Revivendo a magia do circo tradicional, Alípio vive a figura do apresentador, do domador, do mágico e do malabarista, sempre acompanhado de sua prestativa ajudante Sombrinha. Tudo isso com muita interatividade com a plateia e sob a ótica do Palhaço.

Prepare-se para rir até às lágrimas com Alípio e Sombrinha. Sua comicidade contagiante e interações cômicas com o público criam uma atmosfera de descontração e alegria, transformando o ambiente do evento em um verdadeiro festival de risos e diversão.

O espetáculo está prestes a completar 20 anos de estrada e sempre se renova sem perder a simplicidade característica de sua essência. Ele é perfeito para crianças de todas as idades e certamente proporcionará momentos de diversão e alegria para toda a família.

Serviço:

ESPETÁCULO CIRCO S/A

Quando? 16 de setembro, sábado, às 16h

Local: Teatro Santo Anjo – Marginal, Rodovia Curitiba – Ponta Grossa Br-277, 1115 – Mossunguê, Curitiba/PR

Ingressos: R$50,00 (inteira) ou R$25,00 (doador de sangue, estudante, ID Jovem, Idoso, PcD, Portador de Câncer, Professor, Promocional com doação de 1kg de alimento não perecível)

Mais informações: https://www.diskingressos.com.br/evento/5452/16-09-2023/pr/curitiba/circo-sa

Instagram: @ohzproducoes

Facebook: https://www.facebook.com/ohzproducoes

Classificação indicativa: LIVRE para todos os públicos

Duração do Espetáculo: 60 minutos.

 

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Hai Yo promove jantar harmonizado

Hai Yo promove jantar harmonizado

Hai Yo promove jantar harmonizado

O evento acontece na quinta-feira (31), às 19h

Nesta quinta-feira (31), às 19h, o Hai Yo promove uma experiência harmonizada inesquecível para os seus clientes. Será uma jornada gastronômica única com sabores excepcionais e combinações ousadas.

Para a ocasião, foi elaborado um menu de múltiplos tempos. O Welcome Drink será com espumante Rosé Brut Tradicional. A entrada será ostra de floripa com leite de amendoim tartar de lichia e óleo de kombu com espumante Festividad Brut Tradicional. O primeiro prato será sashimi de peixe branco com romesco de sriracha e flor de sal com Vermentino; Já o segundo prato, katsu - sando de porco, será harmonizado com Ami Sauvignon Blanc. O terceiro prato será gyutan no char siu com Cabernet Sauvignon Merlot 2018. Para finalizar, a sobremesa será mooncake com sorvete de melão e Licoroso Sauvignon Blanc.

O evento foi planejado cuidadosamente pelo chef do Hai Yo Lucas Coelho e pelo enólogo Leonardo Ferrari da Vinícola Abreu e Garcia.

Faça a sua reserva pelo WhatsApp (41) 9 9961-1599.

Hai Yo

Localizado no Grand Mercure Curitiba Rayon, o Hai Yo é reconhecido por diversas premiações, por sua excelência e pela oferta de experiência a partir de uma viagem gastronômica que integra diferentes regiões, entre as quais estão China, Japão, Vietnã e Malásia. Com capacidade para 50 pessoas sentadas, o restaurante funciona de segunda a quinta-feira, das 19h às 23h30. Já na sexta-feira, sábado e feriado, o funcionamento é das 19h até meia noite e meia. Mais informações @haiyo_restaurante e pelo WhatsApp (41) 9 9961-1599.

Sobre o Grand Mercure Curitiba Rayon

O Grand Mercure Curitiba Rayon está localizado na Rua Visconde de Nácar, 1424, Centro, em Curitiba (PR). São 12.848 metros quadrados de construção, sendo 18 andares com 159 apartamentos. Oferece espaço fitness, sauna, spa e salas de eventos com capacidade para até 200 pessoas. Abriga dois renomados restaurantes: Hai Yo, com gastronomia asiática, e Garbo, de culinária contemporânea brasileira.

Em julho de 2021, o empreendimento passou a ser administrado pela Atrio Hotel Management, sob a bandeira Grand Mercure, se tornando o primeiro hotel upscale de bandeira internacional administrado pela operadora hoteleira no sul do Brasil. Informações e reservas pelo número (41) 3532-0150.

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Falta interpretação de texto? Especialistas dão dicas para ensinar às crianças   

Falta interpretação de texto? Especialistas dão dicas para ensinar às crianças  

Falta interpretação de texto? Especialistas dão dicas para ensinar às crianças

Compreensão e interpretação de texto são habilidades que precisam ser ensinadas e treinadas ainda no Ensino Básico

“Falta amor no mundo, mas falta também interpretação de texto”, diz uma frase atribuída ao jornalista Leonardo Sakamoto que vive aparecendo por aí, nas redes sociais, seja qual for o assunto em questão. De história a aquecimento global, de política ao meme do dia, aparentemente as pessoas têm muita dificuldade para interpretar e compreender o que as outras pessoas querem dizer. E, se isso é um problema na idade adulta, a solução pode estar em ensinar essas duas habilidades lá no início, no Ensino Básico.

Letrado em Língua Portuguesa e também na linguagem única que se fala na internet, o professor Noslem Borges produz aulas em vídeo para o YouTube, em um canal que já tem mais de quatro milhões de inscritos em que ele fala principalmente dos desafios e curiosidades do idioma nacional. “Compreender um texto é lê-lo e entender a mensagem. Diz respeito apenas ao que está dentro do texto, não tem nada fora dele. Ou seja, ler um texto e compreender o que ele está dizendo, qual é a ideia central e os principais tópicos”, explica. Por outro lado, continua ele, interpretar um texto é quando, a partir dele, o leitor pode chegar a outras referências, deduções ou inferências. “Para compreender, você se prende ao texto e, para interpretar, você precisa extrapolar o texto”, resume.

Todo esse processo, no entanto, que passa pela compreensão e pela interpretação, começa muito antes, no saber ler o texto. E a origem da capacidade de ler corretamente um texto reside no início da vida escolar, no processo de alfabetização. O Brasil, especificamente, ainda enfrenta muitas dificuldades para alfabetizar seus estudantes na idade correta. Os motivos são muitos, mas é justamente na alfabetização que o problema da falta da capacidade de interpretar textos poderia ser corrigido. Para a coordenadora pedagógica da Aprende Brasil Educação, Angela Biscouto, “interpretação de texto se aprende no Ensino Básico. É nessa fase que temos de ensinar as crianças a ler com um olhar crítico sobre os conteúdos que são apresentados a elas”, afirma. As muitas intercorrências de comunicação enfrentadas pelos adultos são, então, uma falha que poderia ser evitada se houvesse um foco cuidadoso ao ensinar leitura, compreensão e interpretação de texto junto às crianças.

Interpretação também passa pelo encantamento

Aprender a interpretar textos, no entanto, não é uma questão puramente técnica. Lê e interpreta bem qualquer pessoa que se interessa pelo que está lendo, lembra Borges. Esse processo, então, passa também por encantar-se pela leitura. “Precisamos trazer para as crianças coisas que sejam do mundo delas. Textos com temáticas voltadas para a idade de cada uma, o texto de um desenho, um filme, uma série que seja do interesse delas. Assim, elas nem percebem que estão trabalhando o olhar crítico a partir desses elementos”, detalha. Assim, pouco a pouco, os pequenos vão ampliando a própria capacidade de ler e interpretar os conteúdos.

Angela lembra, ainda, que, quanto mais uma pessoa faz leituras com sentido e significado, maior será a habilidade que ela tem para interpretar o que está lendo. “Se apropriar da leitura com sentido é importante porque é ela que vai levar o estudante a buscar por outras leituras. E, quanto mais ele lê, mais repertório terá para estabelecer relações, ampliar e transbordar sobre os textos que lê. Isso não diz respeito apenas ao texto escrito, mas a gráficos, tabelas, infográficos, obras de arte, enfim, toda a variedade de gêneros presentes em nosso cotidiano”, destaca. Essa habilidade também é fundamental para que, no futuro, as crianças de hoje possam ter bons resultados em avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os vestibulares, provas tradicionalmente cheias de questões interpretativas.

O que oferecer para iniciar as crianças no mundo da interpretação de texto?

De acordo com o professor e youtuber Noslem Borges, saber escolher os textos para oferecer às crianças é um bom começo para quem quer contribuir com o processo de ensinar a gostar de ler e, ao mesmo tempo, estimular a interpretação de texto. “Trazer Machado de Assis para uma criança de 11 anos é complicado, mas posso pegar um texto que tenha temáticas parecidas às do Machado para que, lá na frente, ela possa gostar do Machado”, pontua. O mesmo se aplica para outros autores clássicos, como Shakespeare. Uma das obras que ele indica é “A Culpa das Estrelas”, de John Green. O professor aconselha a ler o livro, depois ver o filme e chamar discussões sobre as duas obras, descobrir as diferenças entre o livro e o filme, enfim, falar sobre o que está contido em ambas.

Depois, pode-se trabalhar “Romeu e Julieta”, de Shakespeare, “porque, no fim das contas, A Culpa das Estrelas é uma releitura de Romeu e Julieta, só que nos tempos modernos. Costumo escolher materiais que sejam assim, livros atuais e clássicos, para as pessoas poderem fazer esse paralelo com o outro e ver que a temática, no fim das contas, é a mesma. Muda a linguagem? Muda. Mas você tem o mesmo tema e a mesma discussão ali”, complementa. Assim, mergulhando de verdade em cada obra, a criança vai construindo seu gosto pela leitura e sua capacidade interpretativa. “Somos permeados de texto o tempo todo. Se não soubermos ler e compreender os textos à nossa volta, teremos uma compreensão menor do mundo que vivemos. Quanto mais eu compreendo os textos, mais eu compreendo o mundo que eu vivo”, finaliza o especialista.

Noslem Borges é o convidado do episódio 59 do podcast PodAprender, produzido pela Aprende Brasil Educação, cujo tema é “Como ensinar interpretação e compreensão de texto?”. Todos os episódios do PodAprender estão disponíveis gratuitamente no site do Sistema de Ensino Aprende Brasil (sistemaaprendebrasil.com.br), nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e nos principais agregadores de podcasts do Brasil.

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