Dia do Consumidor 2023: especialista dá dicas para vender mais no varejo e engajar clientes

Dia do Consumidor 2023: especialista dá dicas para vender mais no varejo e engajar clientes

Consultora de negócios Luciana Locchi, especialista em varejo e no setor de Casa & Decoração, destaca a importância de colocar o cliente como protagonista da data e considerar suas preferências e desejos para ter sucesso nas vendas

Marcado para o dia 15 de março, o Dia do Consumidor é, cada vez mais, essencial para o varejo brasileiro. Considerada essa uma oportunidade para as empresas movimentarem as vendas, os números falam por si só: no ano passado, o faturamento total na data foi de R$722 milhões, quantia 22% maior que a de 2021, segundo relatório da Allin/Social Miner.

Sendo assim, é comum que varejistas e lojistas de todo o país se movimentem para conseguir tirar o melhor proveito da data. Mas, seguindo as tendências de mercado, não se trata apenas de oferecer produtos para garantir as vendas. Também é preciso pensar na experiência total do consumidor, considerando inclusive sentimentos, emoções e sensações. “O consumidor de hoje busca mais do que apenas promoções, descontos ou frete grátis. Ele espera que as marcas entendam suas necessidades e atendam suas demandas de forma eficaz e eficiente”, alerta a consultora de negócios Luciana Locchi.

Segundo ela, para isso é preciso oferecer produtos e serviços de alta qualidade, preços competitivos e atendimento personalizado. “A personalização tem sido uma tendência crescente entre os consumidores, que esperam soluções sob medida para suas necessidades e preferências. Isso pode ser na forma de produtos personalizados, atendimento ou recomendações”, explica Luciana.

Aliás, focar nesse tipo de estratégia não só atrai novos clientes, mas também os coloca como protagonistas e fideliza os que já conhecem a marca. Em outras palavras, mostra que o lojista conhece o seu consumidor, se importa com ele e busca ajudá-lo a solucionar um problema. Além disso, seguindo esse raciocínio, é mais fácil que o cliente se veja no produto, o que desperta desejo de compra.

E, de acordo com Luciana, “para tornar o Dia do Consumidor ainda mais especial, as empresas podem criar experiências exclusivas para os clientes. Isso pode incluir eventos presenciais, sessões de degustação, demonstrações de produtos e outras atividades que ofereçam uma experiência única e memorável.”

Para atender a essas demandas, é essencial que o lojista entenda o seu consumidor, antes de tudo. “As marcas precisam investir em pesquisas de mercado, análise de dados e monitoramento de tendências”, sugere a especialista. É por meio dessas ferramentas que as empresas costumam identificar o comportamento dos clientes, hábitos e preferências.

Por fim, para que a experiência seja completa e positiva, também é preciso pensar no atendimento ao cliente, tanto antes de uma possível venda, como depois. E, neste cenário, as redes sociais devem fazer parte da estratégia dos lojistas. Não só porque são uma fonte direta de contato, mas porque também funcionam como canal de consumo.

Conforme os dados da pesquisa sobre Tendências do Varejo 2023, feita pelo Opinion Box e pela Dito, 58% das pessoas realizaram compras diretamente pelo Whatsapp nos últimos 12 meses; no Instagram, o número chegou a 47%; no Facebook, 36%. E o resultado foi bom: especificamente no Whatsapp e Instagram, 87% e 85% das pessoas consideraram a experiência positiva, respectivamente.

Segundo a especialista e consultora de negócios Luciana Locchi, para terem sucesso, “as marcas precisam estar disponíveis, seja por meio de canais de comunicação tradicionais, como telefone e e-mail, ou plataformas digitais, como redes sociais e chatbots. Isso permite que os clientes entrem em contato sempre que tiverem dúvidas, sugestões ou reclamações, e recebam um atendimento rápido e eficiente”, finaliza.

Add a comment

Ana Laura Motta assume diretoria de LinkedIn PR na MOTIM para colocar executivos no centro das estratégias de marca

Ana Laura Motta assume diretoria de LinkedIn PR na MOTIM para colocar executivos no centro das estratégias de marca

A comunicadora será responsável pela conexão das estratégias de PR com as ações de personal branding e construção de comunidades de marcas de inovação; Ana Laura passa também a integrar o board societário da aceleradora

Com o objetivo de acelerar a conexão das estratégias de marca com ações de personal branding de executivos por meio da construção de comunidades e proximidade de figuras de liderança de empresas de inovação via LinkedIn, a MOTIM, primeira aceleradora de reputação e gestora de posicionamento do mundo, anuncia Ana Laura Motta como diretora da área de Conteúdo e LinkedIn PR. Formada em Relações Públicas pela UNESP Bauru e pós-graduanda de Master em Marketing pela ESPM-SP, a executiva também passou a integrar o board societário da empresa.

Em 2023, a executiva que antes era responsável pela área de Conteúdo de Alta Performance da aceleradora, foi promovida a Content Manager, e, agora, é responsável por criar e estruturar uma nova área, com um novo serviço, de LinkedIn PR. Por meio da rede social, especialistas colaboram na construção do posicionamento de mercado dos porta-vozes das marcas, com estratégias baseadas em dados, a fim de promover uma comunicação mais intimista e espontânea, dando suporte às ações institucionais da marca.

Ao longo de sua trajetória de mais de seis anos em Marketing Digital e Conteúdo, Ana Laura foi responsável pela produção de estratégias de conteúdos digitais em agências boutique de comunicação, tendo passado por diversas áreas desse núcleo, com especialização em planejamento. Ao todo, a executiva já atuou no atendimento de mais de 40 empresas e mais de 30 executivos, gestores e empreendedores, em sua maioria de negócios locais, startups e scale ups, além de empresas de inovação e tecnologia.

Add a comment

Dia da Mulher: Liliane Rocha, executiva negra, recebe prêmio internacional por seu trabalho em prol da Diversidade e Inclusão no Brasil

Dia da Mulher: Liliane Rocha, executiva negra, recebe prêmio internacional por seu trabalho em prol da Diversidade e Inclusão no Brasil

A premiação reconhece a atuação da executiva para tornar as empresas e a sociedade brasileira mais justas e inclusivas

Pela quarta vez, Liliane Rocha, CEO e Fundadora da Gestão Kairós e Conselheira de Diversidade, é a única brasileira a figurar na lista de indicações ao agora chamado Prêmio Top Most Diversity & Inclusion Leaders (Global), premiação internacional realizada durante o World HRD Congress, evento que é uma referência mundial para os profissionais da área de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Inovação.

Com temáticas inovadoras e que estimulam a reflexão, este ano o congresso teve como tema “De volta para o futuro, de volta de onde paramos – em tradução livre”, reunindo, em 3 dias de programação, 208 palestrantes e painelistas, 1.780 líderes de RH, de 133 países. A cerimônia de premiação aconteceu durante a 31ª edição do evento, realizado entre os dias 15 e 17 de fevereiro, no tradicional Taj Lands End, em Mumbai, na Índia.

Liliane Rocha foi indicada ao Prêmio por Dr. R. L Bhatia, que é fundador do World CSR & World Sustainability, que analisou o perfil de profissionais de diversas partes do mundo, indicados por serem destaque em temas relevantes para o futuro do mercado de trabalho, entre eles a valorização da diversidade. A banca examinadora é formada por renomados profissionais da área que atuam em grandes empresas na Índia, como a Presidente e Fundadora da Flame University, Dra. Indira Parikh.

Liliane é empreendedora, especialista e influenciadora, lidera há 8 anos a Gestão Kairós – uma das principais consultorias de impacto da América Latina em Sustentabilidade e Diversidade, e vem sendo reconhecida pelo trabalho que tem realizado junto a Conselhos de Administração, CEOs e Executivos de grandes empresas brasileiras e multinacionais, apoiando os clientes em suas jornadas, com foco em gestão e valorização da diversidade, tornando-as, efetivamente, mais inclusivas.

A Gestão Kairós tem um portfólio variado, trabalhando atualmente com cerca de 20 grandes empresas, entre elas a Ambev, AB InBev, Instituto Unibanco, Aditya Birla Novelis, Vivo (Grupo Telefónica), Movile, Oracle, Grupo Cosan, Moove, Observatório da Diversidade na Propaganda, Grupo SBF (Centauro e Nike), Tenda Atacado, Editora Globo, Grupo CCR, Symrise, Medral, entre outras. “Como uma das principais vozes pela valorização da diversidade e inclusão da América Latina, tenho trabalhado para mover a alavanca do cenário de desigualdades e de sub-representatividade de mulheres, negros, mulheres negras, LGBTQPIAN+, pessoas com deficiência, pessoas com 50 anos ou mais, refugiados, e assim por diante, dentro das estruturas da nossa sociedade e em variados setores das grandes empresas, no ecossistema de fornecedores, inclusive expandindo os diálogos e reflexões para os Conselhos de Administração”, diz a especialista.

Ser reconhecida pela quarta vez como uma das principais lideranças globais em Diversidade e Inclusão tem um peso muito importante na trajetória de Liliane Rocha, já que confirma que toda a dedicação, comprometimento e melhores práticas, para transformar as empresas brasileiras em locais mais justos e igualitários, estão ecoando e sendo visibilizados também no exterior.

“Historicamente, desde que estive presencialmente na Índia em 2019, participando dessa iniciativa pioneira, sempre nutri uma grande admiração e apreço pelo fomento às melhores práticas de diversidade e inclusão em escala global, considerando diversos países, em uma área que tem tudo a ver com o nosso trabalho, recursos humanos, pessoas. Ver que uma estrutura complexa como essa que reconhece práticas em diversos lugares do planeta, reconhece o vanguardismo do que temos realizado no Brasil é incrível e nos mostra que estamos no caminho certo”, afirma Liliane.

Sobre a premiada - Liliane Rocha – Gestão Kairós

Liliane Rocha é Fundadora e CEO da Gestão Kairós – Consultoria de Sustentabilidade e Diversidade. Especialista Influenciadora com 18 anos de carreira executiva LATAM e Global em grandes empresas como Votorantim Metais, Walmart Brasil, Banco Real-Santander e Philips.

Mestre em Políticas Públicas e MBA Executivo em Gestão da Sustentabilidade pela FGV, Especialização em Gestão Responsável para Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral, e Relações Públicas pela Cásper Líbero. Docente na Pós-Graduação da FIA /USP, e Professora-Influenciadora na Pós-PUCPR.

Conselheira Consultiva de Diversidade da AmBev, Vivo, Conselho do Futuro do IBGC, Impacto - CEO’s Legacy - Iniciativa da Fundação Dom Cabral (2018-2022), Novelis do Brasil (2021-2022) e Moove (2022). Colunista da Época Negócios, da VOGUE Negócios e do InvestNews, na coluna ESG News com Liliane Rocha.

Reconhecida como uma das 50 Mulheres de Impacto América Latina 2022 pela Bloomberg Línea, e por 4 anos consecutivos como uma das Principais Lideranças Globais de Diversidade e Inclusão pelo World HRD Congress.

Autora do livro “Como ser um líder inclusivo”, e detentora oficial no Brasil do termo e conceito Diversitywashing – Lavagem da Diversidade – desde 2016, devidamente registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Add a comment

Restaurante Carnívoros Steak & Burger promove Happy Hour de segunda a domingo

Restaurante Carnívoros Steak & Burger promove Happy Hour de segunda a domingo

Promoção oferece descontos especiais nos drinks, chopes, cervejas e também nas entradas

O restaurante Carnívoros Steak & Burger, especializado em oferecer uma experiência única no preparo de carnes, promove o Happy Hour Carnívoros. Realizado de segunda a domingo, das 17h às 21h, o Happy Hour é uma ótima pedida para celebrar com os amigos - e conta com promoções especiais de drinks, chopes, cervejas e até mesmo no cardápio de entradas.

A casa oferece três opções de bebidas em dobro, que vão desde o chopp tradicional, a cerveja praya (lata) - até as caipirinhas de cachaça com duas opções de sabores. Além disso, todos os drinks do cardápio, como Moscow Mule, Apple Caribbean, Gins, entre outros, contam com 10% de desconto.

Para acompanhar as bebidas, o Carnívoros também disponibiliza o cardápio de entradas, burgers e lanches com 12% de desconto. São diversas opções de petiscos, como bolinhos, dadinho de tapioca e porções variadas.

“Nosso objetivo é garantir uma experiência agradável e descontraída para que os nossos clientes possam desfrutar um Happy Hour divertido entre amigos, com diversas opções de bebidas e petiscos”, destaca Regiane Marucci, head de Operações dos restaurantes do grupo JVMC.

Localizado na região da Santa Cecília, o Carnívoros também dispõe de uma infraestrutura ideal para uma refeição confortável em ambiente familiar, durante o dia ou à noite. A casa conta com cardápio kids, espaço pet friendly, música ao vivo aos fins de semana e estacionamento no subsolo do edifício.

Serviço:

Carnívoros Steak Burger

Onde: R. Conselheiro Brotero, 870 -- Santa Cecília - SP

Funcionamento:

Restaurante: todos os dias, das 11h às 22h30

Boutique de Carnes: todos os dias, das 9h às 22h30

Reservas pelo WhatsApp (11) 97597-1115

Instagram: @carnivorossteakburger

Sobre a Carnívoros Steak Burger

Com unidades na capital paulista e em Juquehy, no Litoral Norte de São Paulo, o Restaurante e Boutique Carnívoros traz experiência única para quem valoriza carne de qualidade, com o corte certeiro e o ponto perfeito. É uma curadoria especializada, que acompanha desde a origem do corte e tempero até o preparo, tudo para proporcionar a mais saborosa experiência para o mais exigente paladar.

Add a comment

Minas in Rock recebe Biquini Cavadão e Os Paralamas do Sucesso

Minas in Rock recebe Biquini Cavadão e Os Paralamas do Sucesso

Apresentado pelo Underground Black Pub e Burn Experience, evento acontece no dia 24 de março, sexta-feira, a partir das 19h, no Só Marcas Auto Shopping, em Contagem

Quem estava com saudades de curtir shows das bandas ícones do rock nacional pode comemorar. É que no dia 24 de março, sexta-feira, a partir das 19h, o Só Marcas Auto Shopping (Av. Babita Camargos, 1295, Cidade Industrial, em Contagem-MG) vai sediar o Minas in Rock, com as apresentações dos grupos Biquini Cavadão e Os Paralamas do Sucesso.

Realizado pela produtora Marques Produções, que está à frente de vários eventos de sucesso no Underground Black Pub, o Minas in Rock disponibiliza dois setores para a escolha do público, sendo o tradicional, com bebidas vendidas à parte, em que é possível adquirir a entrada ao valor de meia entrada social, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, e o Camarote Open Bar (com chopp, gin tônica, refrigerante, suco e água liberados). Os ingressos estão à venda por meio da plataforma Central dos Eventos.

A bandas prometem apresentações animadas para celebrar o genuíno rock nacional. No show do Biquini Cavadão, grandes hits da carreira estão confirmados no setlist, como, Vento Ventania, Tédio, Quando Eu Te Encontrar, Zé Ninguém, Janaína, Timidez e outras canções. Já Os Paralamas do Sucesso trazem os clássicos Óculos, Meu Erro, Lanterna Dos Afogados, Aonde Quer Que Eu Vá, Uma Brasileira e muito mais.

Biquini Cavadão

Desde que surgiu, em 1985, o Biquini Cavadão, formado por Bruno Gouveia (voz), Carlos Coelho (violão), Miguel Flores da Cunha (teclado) e Alvaro Birita (bateria), a moeda mudou de nome três vezes, o país enfrentou planos econômicos diversos, passou por epidemias de cólera, H1N1, febre amarela, dengue, zika, chicungunha, sem contar com as panes elétricas, de petróleo e, claro, muitas crises políticas. O disco de vinil virou CD, mp3 compartilhado em portais como Napster, com a audição por streaming e, novamente, vinil. Os telefones fixos, considerados valorosos patrimônios, foram vencidos pelos celulares que acabaram com os chamados orelhões mas também deixaram de fazer apenas ligações para guardar toda nossa vida, agora digitalizada. O Biquini Cavadão foi a primeira banda presente na Internet e se adaptou bem a toda sorte de transformações, sempre sem perder a sua essência.

Por isso mesmo, o grupo, lançou no ano de 2021 o álbum Através dos Tempos. Em março de 2020, era para o Biquini Cavadão ter celebrado 35 anos com uma imensa turnê pelo país. Eis que a pandemia pega o mundo de surpresa e todos os eventos são adiados ou cancelados. Ainda assim, o Biquini Cavadão não parou. Lançou o disco Ilustre Guerreiro ao Vivo (2019), gravou três videoclipes em casa, dois singles, participou de diversas lives e entrevistas. “O importante era não manter nossa mente em lockdown”, disse o guitarrista Carlos Coelho. Desta maneira, o grupo conseguiu dobrar o número de seus seguidores nas redes sociais e teve a ideia do novo álbum. Para a produção, os integrantes convidaram Paul Ralphes, que produziu Escuta Aqui (2000) e boa parte do disco Biquini.com.br (1998). O novo álbum exala a alegria de novas canções que se juntarão aos grandes sucessos na nova turnê por todo Brasil.

Paralamas do Sucesso

A história de uma grande banda costuma ter o espírito de sua própria época. Ao mesmo tempo em que torna palpável algo que parecia estar no ar, também nos ajuda a ter mais clareza do que estava escondido nas entrelinhas do cotidiano. Se a turma que começou a fazer rock no Brasil na década de 1980 teve o mérito de ser reconhecida como uma geração relevante da música brasileira, os Paralamas do Sucesso de Herbert Vianna (voz e guitarra), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria), têm um crédito nisso aí. Põe na conta deles, por exemplo, a generosidade de apresentar as bandas dos amigos seja em entrevistas, em covers nos shows, ou em qualquer oportunidade que houvesse. Da primeira entrevista na Rádio Fluminense até o palco do Rock In Rio, de anônimos eles passaram a promessa. Vital e Sua Moto se transformou em um dos primeiros hits daquela geração e lhes rendeu o convite para gravar um disco profissional, como faziam as bandas que eles adoravam.

A mudança de conceito não mudou o espírito e a generosidade. Com o tempo o grupo ganhou notoriedade através dos álbuns nos anos de 1980, como, Cinema Mudo (1983), O Passo do Lui (1984) e Selvagem (1986). Já nos anos de 1990, mostraram sua força com os trabalhos, Os Grãos (1991), Severino (1994), o aclamado Vamo Batê Lata (1995) com quase um milhão de discos vendidos até chegar nos aplaudidos, 9 Luas (1996) e Hey Na Na (1998). Dali para frente o grupo se manteve firme com o Acústico MTV (1999), com a presença ilustre do amigo Dado Villa-Lobos (Legião Urbana), passando depois pelo álbum Longo Caminho (2002), após o acidente de Hebert Vianna, mostrando que tinham muita energia e musicalidade para oferecer. Em seguida, mantiveram a veia artística em Hoje (2005), Brasil Afora (2009), “Paralamas e Titãs – Ao Vivo (2008)”, o CD e DVD - Multishow Ao Vivo – Paralamas 30 anos (2014) e o bem recebido Sinais do Sim (2017), mostrando que a receita é única, já que poucos grupos na história da música mundial mantêm-se juntos por tanto tempo, com a mesma formação, lotando shows e fazendo discos.

Serviço:

Underground Black Pub e Burn Experience apresentam:

Minas in Rock com Biquíni Cavadão e Paralamas do Sucesso

Data e horário: 24 de março – às 19h

Local: Só Marcas Auto Shopping – Av. Babita Camargos, 1295 em Contagem

Ingressos: https://centraldoseventos.com.br/minas-in-rock-com-biquini-e-paralamas-do-sucesso

Mais informações: https://www.instagram.com/undergroundblackpub/

Patrocínio: Life Sucos

Realização: Marques Produções

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos