Digitalizar ou Digitizar: como a escolha errada pode custar caro para a construtora

Digitalizar ou Digitizar: como a escolha errada pode custar caro para a construtora

Por Diego Mendes

Desde o boom das construtechs em 2018 até hoje, a procura por digitalizar processos só cresce. Com a pandemia, o mercado se viu obrigado a abrir mão de métodos tradicionais e buscar novas formas de construir que dependessem menos do convívio presencial e de processos analógicos. Foi aí que a palavra "digitalização" explodiu nas buscas no Google.

Mas será que é isso mesmo que a construtora precisa?

Digitalização e digitização são termos parecidos, mas, na verdade, digitalizar é a conversão de um objeto físico para digital, como ao tirar uma foto do passaporte ou escanear a página de um livro. O que fazemos com esse arquivo? Nada ou muito pouco! Geralmente, ele vai parar em uma pasta no computador na qual logo o esquecemos dentre os milhões de outros arquivos acumulados ao longo dos anos. Sempre que for preciso encontrar a informação ela estará encapsulada, sem indexadores que facilitem o uso dos dados contidos no arquivo.

A digitização é um fenômeno tecnológico contemporâneo. Diz respeito à transformação do negócio em um modelo digital, pautado pelas novas demandas e comportamentos dos consumidores. Fica então claro que a resposta para quem precisa de dados para tomar melhores decisões ou mesmo para desenvolver com mais clareza seus processos não é digitalizar mas sim DIGITIZAR.

Em um mundo digitizado um arquivo nasce, é modificado e consumido sempre em ambientes digitais, além de ter seus metadados disponíveis para serem explorados de várias maneiras, inclusive gerando novos dados não detalhados no arquivo original.

Como funciona a digitização de uma construtora?

Ao optar pela digitização, a construtora ou incorporadora passará por mudanças profundas e precisará se adequar ao meio digital - o que deve implicar em significativas transformações na forma de pensar seus processos e adaptações na infraestrutura. A boa notícia é que já é possível criar empresas totalmente digitais. Afinal, existem plataformas que permitem o funcionamento inteligente e virtual, desde a criação e organização de documentos, contato com o cliente e até recebimentos.

Esse modelo de negócio mostrou resultados bastante interessantes em outros mercados. Empresas de locação de espaços em que os hóspedes fazem seu check-in sem a necessidade de um humano para recebê-los, ou locadoras de carros que espalham seus carros na cidade e o sistema faz toda a gestão de veículos - isso quando possuem veículos - esses são apenas alguns dos exemplos mais conhecidos, o fato é que o grande valor está na experiência.

Na construção, estamos em um momento mais embrionário, mas muito está sendo feito e as construtoras que entenderam isso saíram na frente. Scaleups, como a ConstructIn, tornam possível acompanhar obras sem sair de casa com imagens 360°. Já com a ConstruCode, projetistas e coordenadores de projetos erguem um prédio sem a dependência da interação física para lidar com projetos, aliás, os projetos nem precisam ser impressos já que podem ser consumidos através do QR CODE locado em cada pavimento. São exemplos que mostram que as coisas estão mudando rapidamente.

Antes de mergulhar em digitização de processos, alguns passos são fundamentais:

Planejamento: entender qual o status atual da empresa, objetivos e ações necessárias para atingir essas metas.

Equipe: preparar a equipe para a transformação digital, com treinamentos sobre novos processos e tecnologias.

Engajamento da alta gerência: a alta gerência deve se inteirar sobre plataformas digitais e como elas podem facilitar as atividades do dia a dia, pois é dela que deve partir o comando para inovar.

Segurança: escolher parceiros de negócios confiáveis, com plataformas seguras e validadas. Se uma plataforma ainda não tem uma quantidade mínima de clientes, a atenção deve ser redobrada, pois as obras podem se tornar um laboratório de testes.

O que posso esperar ao investir em digitização?

E não dá para falar em digitização sem abordar a transformação digital - o processo de aproveitar as inovações tecnológicas para acelerar os negócios. O principal retorno da transformação digital é o uso prático de inovação tecnológica como diferencial para a evolução da empresa. Os resultados são: eficiência com a melhoria de processos internos; retorno financeiro, com o fim das tarefas repetitivas e falhas operacionais; posicionamento de marca, com um upgrade da imagem da empresa perante clientes e parceiros; valor agregado, com vantagem competitiva aos produtos e serviços.

Pela minha experiência, afirmo que, apesar de ser inicialmente complexa, a transformação digital é uma jornada sem volta por agregar na redução de infraestrutura física, agilidade nos processos e redução de custos. Além disso, a comunicação em diversos pontos da cadeia de relações se torna muito mais simples, palavra-chave para qualquer construtora.

* Diego Mendes é CEO e co-founder da ConstruCode. Analista de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e Engenheiro Civil pela UniJorge, com MBA em Economia e Gestão Empresarial pela mesma Universidade, possui mais de dez anos de experiência na área, com passagens pela Larco Petróleo, Prodenge Engenharia. Diego foi eleito Personalidade da Tecnologia em 2019 pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP-SP) e recebeu o Prêmio Tecnologia e Inovação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA)

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Fortalecimento de marca é fundamental para empresas se destacarem da concorrência

Fortalecimento de marca é fundamental para empresas se destacarem da concorrência

Especialista dá cinco dicas para um posicionamento de marca impactante e memorável

O mercado de serviços vem crescendo no Brasil, atingindo uma alta de 8,4% em 2022, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Já o PIB do país teve um aumento de 3% no segundo trimestre do ano passado, segundo o IBGE. Em um mercado competitivo como o que tem se mostrado nos últimos meses, os donos de pequenos e médios negócios precisam estar atentos ao fortalecimento de suas marcas e às formas de exposição e divulgação de seus negócios.

O fortalecimento da marca e todo o processo de comunicação criado para atingir o público-alvo de um determinado negócio, de forma a criar uma identificação com ele por meio de ferramentas específicas como marketing digital, posicionamento de marca (branding), estudo de público-alvo, conteúdo, design, etc., é o que aponta o consultor e head de marketing na Nexcore, Gabriel Pianaro. “É fundamental que as empresas entendam que hoje é necessário mais do que apenas se expor, é gerar uma conexão com uma marca forte e memorável. Neste processo é importante pensar além do produto ofertado, mirando na percepção do consumidor. Para isso, é importante que o primeiro passo seja ter um posicionamento de marca bem estruturado”.

Posicionamento de marca

Gabriel explica que o posicionamento de marca ideal precisa levar em consideração algumas estratégias de branding, como: ter um diferencial, identificação do público-alvo, criação de tom de voz e personalidade da marca. “Gerar identificação com a marca é fundamental no processo de fortalecimento, para isso é necessário identificar bem o público-alvo, fazendo um recorte demográfico, socioeconômico e comportamental dele de forma mais específica possível, mapeando gostos, hábitos, preferências, localidades, idade, classe social, etc. Com isso fica mais fácil saber quais elementos podem ser agregados à sua marca de forma a torná-la memorável na mente dessas pessoas, chamadas aqui de personas”, explica o consultor.

Além das ações de branding, que visam o cuidado com a marca, investir em estratégias de marketing digital é fundamental para quem quer se destacar. “Fortalecer a marca sem entrar no ambiente digital é algo impossível nos dias de hoje se não está no google não existe,, mesmo nos casos de lojas físicas, pois além de todos estarem conectados, esta é uma aposta com alto potencial de retorno e que conta com ferramentas que possibilitam ações que colocam a marca no radar dos consumidores certos, no momento certo. Entre estas ações podemos citar a presença nas redes sociais, o uso de email marketing e estratégias de inbound marketing, criação de anúncios e de conteúdo que gere valor ao seu público, lembrando que, mesmo os clientes que só compram de forma presencial, pesquisam na internet antes para ir às compras", conta Gabriel.

Cinco estratégias para o fortalecimento de marca

1 - Tenha um diferencial competitivo

Ter um diferencial competitivo faz toda a diferença, pois é uma forma de se destacar na concorrência, podendo ser um tipo de serviço prestado, um atendimento diferenciado, um extra no produto, entre outras opções que tenham relação com os valores do negócio e que não seja mais do mesmo..

2 - Conheça o seu público-alvo e defina as personas

Gerar identificação com a marca é fundamental para o seu fortalecimento. Para isso invista em conhecer o seu público-alvo por meio da definição das personas de seu negócio: faça pesquisas com o seu público de forma a mapear gostos, preferências, hábitos de consumo, idade, sexo, localidade onde vive, formação, classe social, poder aquisitivo, entre outros dados que ajudem a entender os desejos e vontades de seus clientes. Uma vez mapeado, é possível criar as personas e desenvolver ações para atingir especificamente cada uma delas.

3 - Estabeleça o tom de voz e a personalidade da sua marca

Essas são questões-chave para criar uma padronização de termos, design, valores e melhores práticas usadas dentro e fora da empresa de forma que ela seja lembrada facilmente para todos. O tom de voz e a personalidade da sua marca irão direcionar a forma como a sua empresa se expressa interna e externamente, orientando a criação de campanhas, posts, impressos, mídias e a forma de se relacionar com os clientes. Para empresas que estão em processo de alterações no tom de voz, é importante que essa mudança seja feita de forma gradativa e que o cliente perceba as mudanças e continue engajado com a marca. Se perceber qualquer desvio volte de forma cuidadosa ao ponto inicial.

4 - Desenvolva a identidade visual da sua marca

A identidade visual é ponto fundamental para reforçar a sua marca na mente do cliente, para isso invista na criação de uma boa logomarca, que transmita os valores da sua empresa e expresse as cores e o segmento de negócio no qual está inserido. A identidade visual deve ser condizente com a imagem que a empresa quer passar e com o público-alvo que quer atingir. Ela pode ser criada por meio de uma pesquisa com o público-alvo para entender a percepção dele com relação ao seu negócio. Não é um momento para se economizar, busque os melhores profissionais ou agências para o mesmo

5 - Invista na presença digital e em marketing digital

Estar no ambiente digital é fundamental para o desenvolvimento das ações da sua marca, uma vez que a grande maioria das pessoas faz uso da internet para encontrar o que deseja. Nesse ponto é importante ter um site, presença nas redes sociais, investir em estratégias de inbound marketing e na criação de conteúdos que gerem valor para o seu público.

Gabriel Pianaro (@gabrielpianaro) é palestrante, consultor, mentor e gestor de marketing com mais de 24 anos de atuação em estratégias de marketing e vendas. É hoje Head de Marketing na NExcore Conversas Conectadas e conselheiro do Núcleo Futuro e Tendências da ADVB/PR.

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Abertas as inscrições para 4ª edição do Ninho Solidário; casais homoafetivos femininos podem se inscrever para ganhar uma FIV gratuita

Abertas as inscrições para 4ª edição do Ninho Solidário; casais homoafetivos femininos podem se inscrever para ganhar uma FIV gratuita

"Nós Tentantes, Projeto de Vida", maior rede de apoio do Brasil, apoiada pela Igenomix Brasil, realizou em 2020 a primeira edição do Ninho Solidário. A novidade para 2023 é que três perfis de pacientes serão contemplados

Atualmente, a infertilidade é um problema que afeta aproximadamente 20% dos casais, mas há solução na grande maioria dos casos graças à Reprodução Assistida. Porém, esse não é um caminho simples, podendo ser igualmente cheio de curvas, subidas e descidas, reviravoltas inesperadas... um caminho que ainda assim vale a pena, mas com uma barreira para quem tem esse sonho: o financeiro. É por isso que o “Nós Tentantes, Projeto de Vida” está com as inscrições abertas para o projeto social Ninho Solidário.

O “Nós Tentantes, Projeto de Vida” é a única rede de apoio que oferece gratuitamente tratamento de Fertilização in Vitro (FIV) para famílias tentantes que não tem condições de financiar este sonho no Brasil. Os casais homoafetivos femininos podem se inscrever no projeto a partir do dia 8 de março. A dupla escolhida será contemplada com um tratamento de fertilização completo, realizada em parceria com as clínicas filiadas da plataforma. Para a 4ª edição, os parceiros são o laboratório de biotecnologia, referência em medicina reprodutiva, Igenomix Brasil, a Clínica Pró Nascer do Rio de Janeiro e o banco de sêmen Pro-Seed.

Para participar, a família pode se inscrever no site www.nostentantesprojetodevida.com.br, onde constam o regulamento e o formulário. Karina Steiger, idealizadora do Nós Tentantes, comenta a ação: “O financeiro acaba sendo uma barreira para muitos casais que sonham em ter um filho. Por isso pensamos em todas as configurações de famílias, dando voz à diversidade”.

Em 2022, a terceira edição contemplou um casal homoafetivo masculino. Wallace e Renato atualmente estão no processo de transferência embrionária na clínica Evangelista Torquato, de Fortaleza e não escondem a felicidade de em breve estarem com seu filho nos braços: “Somos eternamente gratos ao Ninho Solidário e a todos os envolvidos. Somente assim temos a possibilidade de realizar o sonho de sermos pais, um sonho muito antigo”, afirma Wallace.

2023: 3 diferentes formas de GERAR AMOR

Karina compartilha uma novidade com exclusividade. Desde o seu surgimento, em 2020, o projeto ocorria anualmente, apenas com uma edição, mas neste ano serão três Ninhos Solidários. As inscrições para o próximo abrem em julho: “Destinado para outro perfil de paciente, para quem precisa de gameta feminino, a ovodoação”, explica Karina. A parceria será feita com a Clínica Feliccità de Curitiba, Igenomix e a WeBank da Argentina, que é um banco internacional de óvulos. Também foi fechada uma colaboração com a nutricionista Jociane Catafesta, para a selecionada ter acompanhamento nutricional para se preparar para a gravidez.

Já a 6ª edição ocorre em novembro pensado para mulheres que precisam de uma amostra de sêmen para a realização da maternidade independente. “Isso é inédito: contar com nossos filiados da plataforma e juntos darmos vida aos sonhos das famílias que apresentam barreira financeira para gerar amor, nos enche de gratidão”, compartilha Karina.

Afinal, embarcar nesse sonho requer paciência, amor, muita bravura, coragem e um pouco mais de ajuda dos outros. E como finaliza Karina, o propósito é ajudar famílias a serem construídas: “gerar as várias formas de amor que são os tratamentos. Queremos transformar centenas de vidas.”

Sobre o Nós Tentantes, Projeto de Vida

Idealizado por Karina Steiger e o marido Pedro Corbetta, casal pioneiro no Brasil ao dizer SIM à Ovorecepção em rede nacional. Após 4 anos de jornada contra a infertilidade, aos 44 anos, Karina conseguiu gerar o Enrico, de 4 anos. Com a ajuda de 200 “titios de alma”, que financeiramente ajudaram o casal para a viagem da vida deles: Espanha.

O Ninho Solidário é o braço social do “Nós Tentantes, Projeto de Vida”. Nasceu no ano de 2020, quando o casal idealizador recebeu uma mensagem via rede social de uma tentante chamada Eliete e de seu esposo Júnior. Por terem histórias semelhantes, Karina e Pedro criaram o projeto e Eliete e Júnior foram escolhidos para realizarem de forma gratuita um tratamento de FIV, com óvulos doados.

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Barbieri apresenta a CB6, máquina mais rápida do Brasil para corte de perfis de aço galvanizado customizados

Barbieri apresenta a CB6, máquina mais rápida do Brasil para corte de perfis de aço galvanizado customizados

Equipamento levou dois anos para ser criado e tem capacidade para recortar mais de 600 toneladas de perfis por mês

A Barbieri do Brasil, indústria dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall e light steel framing, anuncia sua mais nova aquisição para aumentar sua capacidade produtiva e atender projetos de maior porte em Steel Frame, a máquina de corte CB6.

Com 23 metros de comprimento e um investimento de um milhão de dólares, o equipamento levou em torno de dois anos para ser desenvolvido conforme as especificações técnicas para atender as necessidades da Barbieri.

“A CB6 foi concebida para atender a projetos customizados com uma velocidade de corte de 60 metros por minuto, o que a torna a mais rápida em operação no mercado brasileiro. Podemos adaptá-la aos tamanhos de perfis em Steel Frame específicos de cada projeto e cortá-los de forma personalizada em espessuras de até 2,5mm. O tamanho do caminhão para transporte será o fator limitador”, explica Nicolás Hugo Paoloni, gerente industrial da Barbieri do Brasil.

O primeiro projeto recebido para a CB6 é da ONG TETO Brasil para a construção da primeira casa em Steel Frame em uma comunidade brasileira, que está em desenvolvimento e será realizado próximo da planta fabril da Barbieri do Brasil, em Almirante Tamandaré (PR) no mês de março de 2023.

“Com esse equipamento, a companhia poderá atender tanto o mercado nacional como internacional. Já temos pedidos de exportação para a Bolívia, Cuba e o Uruguai”, comenta Paoloni.

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Reebok inaugura sua primeira loja física no Brasil

Reebok inaugura sua primeira loja física no Brasil

Uma das marcas de artigos esportivos mais tradicionais do mundo terá sua primeira operação nas instalações do City Center Outlet

A norte-americana Reebok, uma das marcas mais tradicionais de artigos esportivos do mundo, abre seu primeiro ponto de venda físico no Brasil, em formato Outlet, localizado no City Center Outlet Premium – Grupo Tacla, em Campo Largo (RMC).

A primeira loja em território brasileiro conta com uma área de mais de 500m² e um sortimento de produtos que vai do lifestyle – com modelos clássicos das linhas Club C e Classic Leather, famosas na década de 90/2000 – ao training, running e basquete, com os calçados icônicos de atletas e ex-atletas como Allen Iverson.

Além disso, a loja traz uma grande variedade em confecção para diversas modalidades esportivas e muitas novidades e lançamentos em todas as suas categorias com collabs exclusivas.

Para celebrar sua inauguração será realizada nesta quinta-feira (02) um treino de crosstraining no local em parceria com o box Brolex, que contará com a presença de influenciadores como Jessica Liu (@ajessicaliu) e Marina Luzzi (@marinaluzzi_), além de outras personalidades da região.

Loja Reebok Campo Largo

Endereço - Rua João Bertoja, 1995 – Itaqui de Cima – Campo Largo

BR 277 – Acesso pelo KM 122 em ambos os sentidos.

Horário de funcionamento: Segunda a domingo, das 10h às 22h

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