Pro Solus conquista a certificação de excelente lugar para trabalhar pelo GPTW

Pro Solus conquista a certificação de excelente lugar para trabalhar pelo GPTW

Pro Solus conquista a certificação de excelente lugar para trabalhar pelo GPTW

Empresa de Campo Mourão se destaca em ações na gestão de pessoas

Conhece aquela máxima - Quer tornar o seu cliente feliz, deixe o seu colaborador feliz? A Pro Solus, empresa de tecnologia para o agronegócio, com sede em Campo Mourão, centro-oeste do Paraná, levou-a ao pé da letra e recebeu o selo Great Place To Work, um reconhecimento como uma excelente empresa para trabalhar.

A certificação foi concedida pela consultoria global GPTW - Great Place To Work® e o processo para receber o selo ocorreu a partir da aplicação de uma pesquisa anônima com todos os colaboradores da empresa, que responderam as afirmativas baseadas em cinco pilares: Camaradagem, Orgulho, Credibilidade, Respeito e Imparcialidade.

“Nossa equipe é o nosso bem maior. Acreditamos nos mesmos sonhos e somos apaixonados pelo que fazemos. Valorizando e desenvolvendo o nosso time, impactamos positivamente a sociedade, com ética e responsabilidade”, comemora o CEO da Pro Solus, Alcides Daleffe Aires.

A conquista foi um case bem-sucedido através do trabalho estratégico do RH da empresa. Geralmente, a preparação de uma empresa para o processo de certificação GPTW leva mais tempo, porém na Pro Solus, aconteceu em apenas seis meses.

“Esse é um reconhecimento pelo trabalho da área de Gente e Gestão e de toda a liderança da Pro Solus, que se entregaram profundamente no aprendizado sobre gestão de pessoas e na organização de processos internos, sob um olhar mais humanizado. Com a autonomia que nos foi dada pela direção, utilizamos o coração e as competências necessárias para apoiar na transformação da Pro Solus em uma empresa ainda melhor para se trabalhar. Esse foi o primeiro passo, mas o trabalho não termina, muito pelo contrário, o selo nos dá subsídio para seguirmos firmes nesse ritmo contínuo de transformação”, explica Marcelo Curbete, diretor de Recursos Humanos da Pro Solus.

Os resultados da pesquisa servem de apoio para o mapeamento de novas ações em busca de melhorias, como a criação do Pro Solus Education, a Universidade Corporativa Digital; Benefícios Flexíveis que respeitam as necessidades individuais dos colaboradores; o Papo & Churrasco, um evento mensal de integração entre colaboradores para compartilhamento de histórias, cultura e projetos; além de comitês de cultura e diversidade.

Existem ainda os programas socioambientais e de lazer para que os colaboradores não apenas se capacitem para o trabalho, mas também para a vida. “Fazer parte da equipe da Pro Solus é uma oportunidade incrível e gratificante. A empresa nos dá oportunidade de crescer profissionalmente”, considera a auxiliar de produção, Gislaine Morandi.

Sobre o selo GPTW

Great Place To Work® (GPTW) é uma empresa de consultoria, com atuação global, que ajuda organizações a melhorarem seus resultados através do investimento em uma cultura de inovação, confiança e alto desempenho para seus colaboradores. Há mais de duas décadas, a GPTW reconhece empresas ao redor do mundo com seu programa de certificação anual de mesmo nome. O selo de certificação do GPTW é um dos mais importantes reconhecimentos na área de gestão de pessoas e o primeiro degrau para concorrer aos rankings das melhores empresas para se trabalhar, dependendo das regiões e áreas de atuação das empresas.

Sobre a Pro Solus

Criada em Campo Mourão em 2003, A Pro Solus fabrica equipamentos de precisão oferecendo soluções para que os agricultores diminuam seus custos de produção e aumentem sua lucratividade no plantio e na pulverização. Para isso, conta com uma linha de monitores de plantio, guias GPS, pulverizadores de sulco e pulverizadores de barras, que otimizam o uso de insumos e auxiliam na operação das máquinas, prevenindo acidentes e desperdícios. Presente em todo o território brasileiro, além do Paraguai, Argentina, Bolívia, através de uma ampla rede de distribuição.

Pro Solus www.prosolus.com 

Matriz: Avenida Perimetral Tancredo de Almeida Neves, 1881 – Área Urbanizada II – Campo Mourão – PR

Filial 1: Rua Juriti, 729 – Parque Industrial II – Campo Mourão – PR

Filial 2: Rua Morretes, 285 – Portão – Curitiba – PR

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Fórmula Animal inova e lança marca de higiene e bem-estar vegana e terapêutica para pets  

Fórmula Animal inova e lança marca de higiene e bem-estar vegana e terapêutica para pets

O portfólio da Ser Natural tem como propósito unir os cuidados com a saúde dos animais com o respeito à natureza e ao planeta. Os produtos da marca são elaborados com óleos essenciais e são livres de substâncias que causam alergia nos pets e agridem o meio ambiente 

Seguindo o seu propósito de promover o bem-estar para os pets e suas famílias, a Fórmula Animal ― rede de franquias de farmácia de manipulação veterinária, que produz medicamentos voltados à saúde animal de forma personalizada ― apresenta a Ser Natural, marca de produtos veganos que cuidam da saúde dos bichinhos e da natureza.

A formulação de todo o portfólio é livre de substâncias que são prejudiciais ao meio ambiente e que podem causar alergia nos pets, como sulfato, sal, silicone, parabeno e corantes. Além disso, todas as embalagens são recicláveis.

“A Ser Natural foi criada para ser a personificação de tudo aquilo que faz parte do DNA da Fórmula Animal: a conexão entre a saúde e o bem-estar dos pets e seus tutores com a natureza. Não tem como falarmos em qualidade de vida sem nos preocuparmos com o meio ambiente. E com essa nova marca, conseguimos demonstrar na prática que é possível desenvolver produtos de excelência, com ativos tecnológicos, que agregam funções terapêuticas, e que são benéficos para todos”, diz Renata Faria, farmacêutica e CEO da Fórmula Animal.

Cuidados terapêuticos

A marca conta com 12 produtos divididos em três categorias: banho; cuidados; e passeio. Todos os itens contam com óleos essenciais em sua composição, o que garante não só fragrâncias marcantes e duradouras, como agrega benefícios terapêutico aos pets

Extraídos de plantas, flores e frutos, os óleos essenciais possuem diversos benefícios e sua absorção se dá pelo olfato e através da pele. “Seu mecanismo de ação é simples: após a aplicação do óleo essencial ou de produtos que contenham esses ativos, acontece o estímulo e liberação de substâncias químicas no cérebro, o que, consequentemente, permite a regulação de várias funções do organismo. Por este motivo, pode se afirmar que, a utilização de óleos essenciais auxilia na manutenção da saúde e qualidade de vida dos animais”, explica Renata.

Boa parte do portfólio da Ser Natural é formulado com os óleos essenciais de laranja doce e de lavanda, que possuem propriedades calmantes e relaxantes, ideais para acalmar a mente, aliviar sentimentos de irritação e minimizar a ansiedade e o estresse. Já a espuma de higiene bucal é elaborada com óleo essencial de capim-limão, que produz sensação de bem-estar, limpeza, estimula a concentração e tem ação bactericida. Assim, além da higienização da boca do animal, é possível garantir um hálito agradável e com cheirinho cítrico.

Outro óleo essencial presente nos produtos da marca é o óleo essencial de citronela, que se destaca por seu aroma ser eficaz para afastar insetos, além de possuir propriedades calmantes e antibacterianas. “Com aroma levemente doce e cítrico, o óleo essencial de citronela é ideal para proteger os pets antes dos passeios. Isso porque, além de ser um poderoso repelente natural, serve para acalmar os bichinhos”, comenta a CEO da Fórmula Animal.

Conheça os produtos da Ser Natural

Os produtos da Ser Natural são vendidos em lojas do varejo pet de todo o país, além das unidades da Fórmula animal e do e-commerce da marca. Confira os benefícios de cada um dos itens! 

Shampoo Hidratante Ser Natural

Com óleo essencial de laranja doce, garante limpeza profunda e hidratação intensa para os pelos. Tem efeito relaxante.

Preço sugerido: R$ 65,90

Condicionador Nutritivo Ser Natural

Completa o banho e deixa a pelagem macia. O óleo essencial de laranja doce proporciona relaxamento.

Preço sugerido: R$ 55,90

Hidratante Desembaraçador Ser Natural

Garante pelos macios e sem nós. Acabamento perfeito sem enxágue, sensação relaxante por conta do óleo de laranja doce.

Preço sugerido: R$ 57,90

Espuma de Banho a Seco Ser Natural

Tem ação relaxante por conta do óleo de lavanda. Garante um banho sem enxágue e sem stress.

Preço sugerido: R$ 66,90

Talco Desodorante Ser Natural

É neutralizador de odores. Diminui a oleosidade dos pelos, além de deixar o pet cheiroso e tranquilo por conta da ação do óleo essencial de lavanda.

Preço sugerido: R$ 37,90

Perfume Sólido Ser Natural

Perfuma de forma suave e delicada, sem provocar irritação no pet. Tem ação relaxante pois seu óleo essencial é o de lavanda.

Preço sugerido: R$ 61,90

Hidratante em Barra Ser Natural

Hidrata, relaxa e protege. Com óleo de lavanda, é recomendado para prevenir ressecamentos.

Preço sugerido: R$ 66,90

Espuma de Higiene Bucal Ser Natural

Limpeza completa da boca e ainda deixa um hálito cheiroso sem precisar enxaguar. Seu óleo essencial é o de capim-limão.

Preço sugerido: R$ 51,90

Limpeza Relax Ser Natural

Permite uma higienização prática para o tutor e confortável para o pet. Óleo de laranja doce proporciona sensação de relaxamento.

Preço sugerido: R$ 30,90

Blend Relax Ser Natural

Estimula a calma e a tranquilidade. Com óleos de lavanda e de laranja doce, proporciona bem-estar físico e mental.

Preço sugerido: R$ 46,90

Protetor Solar Ser Natural

Com óleo essencial de capim-limão, é recomendado para brincadeiras em praias, piscinas ou parques.

Preço sugerido: R$ 69,90

Spray Repelente Pré-passeio Ser Natural

Com óleo essencial de citronela e óleo de nem, mantém o pet protegido dos insetos e previne a aproximação de pulgas e carrapatos, garantindo um passeio mais tranquilo.

Preço sugerido: R$ 89,90 

Sobre a Fórmula Animal

A Fórmula Animal é uma rede de franquias de farmácia de manipulação veterinária que produz medicamentos voltados à saúde animal de forma personalizada. Na Fórmula Animal as formulações são feitas no formato e sabor que o animal mais, gosta facilitando a vida dos tutores que escolhem como desejam oferecer a medicação ao seu animal ― que pode ser em biscoitos, pastas, sachês saborizados, cápsulas, torrões de açúcar, entre outras. A marca conta com mais de 90 franqueados distribuídos pelo Brasil e continua expandindo seguindo a premissa de proporcionar bem-estar aos animais e às famílias, desde 2010. Em 2022, a Fórmula Animal recebeu o Selo de Excelência em Franchising da ABF.

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TPM, endometriose e menopausa: o quê o intestino e a saúde feminina têm em comum

TPM, endometriose e menopausa: o quê o intestino e a saúde feminina têm em comum

Invariavelmente cíclica, a natureza das mulheres é feita de fases ditadas pelos hormônios. Com efeito ora delicado, ora intenso, são essas moléculas que determinam o ritmo feminino ao longo do mês.

A cada oscilação, cabelo, unhas, pele, sono, humor e intestino se unem em resposta. Só que, embora o comportamento do sistema digestório seja visto como indicador das alterações hormonais, é no intestino que pode estar a causa de eventuais desequilíbrios.

De forma mais específica, a conexão entre o intestino e a saúde feminina está na microbiota intestinal. Criar um ambiente harmônico para os trilhões de micro-organismos – em especial, as bactérias – que habitam o órgão é ponto fundamental para o funcionamento do organismo como um todo, em especial das mulheres.

Estrogênio e intestino

O recorte científico do estudo sobre as especificidades da microbiota nas mulheres tem nome: estroboloma. O termo se refere à coleção total de genes do intestino que é responsável por metabolizar o estrogênio – hormônio que controla a ovulação durante o período reprodutivo.
Alterações nesse metabolismo levam à instabilidade da produção da enzima glicoquinase. O resultado, na prática, é o aumento dos sintomas da endometriose e do risco de câncer.

A queda nessa produção também impacta a saúde feminina, conduzindo a quadros de síndrome metabólica, declínio cognitivo, aumento de risco de doença cardiovascular, entre outras.

A nutricionista especializada em nutrição funcional e professora do Puravida PRIME, Débora Valadão, é categórica ao explicar a conexão entre a microbiota intestinal e a saúde da mulher: “as doenças que têm relação com os hormônios sexuais passam, necessariamente, pela saúde do intestino”.

Garfo e faca a postos

Segundo a especialista do Puravida PRIME, a nutrição é aliada para amenizar o desconforto causado tanto pela tensão pré-menstrual e menopausa, quanto pela endometriose. Isso porque um ambiente desequilibrado tem a capacidade de ativar a doença.

Débora destaca que a modulação está diretamente ligada ao consumo de fibras prebióticas e fitoquímicos que favorecem o crescimento das boas bactérias.

“É preciso que o intestino funcione frequentemente nessa mulher. Se ela fica com esse intestino mais constipado, ela tem uma reabsorção maior de estrogênio e isso é ruim para ela quando ela tem endometriose. Ela precisa do funcionamento adequado e as substâncias, especialmente fibras, vão assegurar isso, mandando embora com as fezes esse estrogênio que está sendo excretado pela bile do fígado”, detalha.

Mais saúde

Estudos sugerem que a adoção de uma dieta que inclua o consumo indicado de fibras prebióticas, probióticos e fitoquímicos diminui o risco de câncer de mama – que é o mais diagnosticado em mulheres ao redor do mundo.

Segundo os cientistas, apostar na alimentação adequada otimiza, inclusive, o tratamento, diminuindo os efeitos colaterais negativos das terapias.

Alimentos universais para mulheres

Para driblar o desconforto gástrico associado à TPM, menopausa e endometriose, vale lançar mão de alguns artifícios como o gel de chia, gel de linhaça e a água de ameixa e investir, sobretudo, nas frutas. Com destaque para:

• kiwi;

• mamão;

• ameixa;

• abacate;

• laranja com bagaço.

Na manga

Manter a alimentação saudável fica mais fácil com a “Regra do Dois”, indicada por Débora.

“Duas vezes ao dia, fruta; duas vezes ao dia, vegetal; duas vezes ao dia, uma proteína boa – e alimentos fontes de cálcio, para mitigar efeitos da TPM”, recomenda.

Bom lembrar

O intestino está intimamente ligado à saúde feminina. Dos desconfortos da tensão pré-menstrual à menopausa, a construção de um ambiente equilibrado para as bactérias boas que compõem a microbiota pode ser a solução.

Alguns alimentos são curingas na escolha do cardápio feminino para atravessar os períodos hormonais turbulentos. A ênfase é para as frutas que diminuem os desconfortos abdominais.

Guarde na memória a “Regra do Dois”, citada pela nutricionista especializada em Nutrição Funcional: frutas, vegetais e proteínas devem ser consumidos duas vezes ao dia. Acrescente também fontes de cálcio para aliviar os sintomas da TPM.

Sobre a Puravida

A Puravida é uma empresa brasileira de produtos naturais, que nasceu com o propósito de facilitar um estilo de vida saudável e a prática do cuidado da saúde como um projeto de longo prazo. O portfólio da Puravida é composto por mais de 200 produtos obtidos de maneira sustentável, entre alimentos naturais, suplementos concentrados e nutrientes fundamentais para que qualquer pessoa, mesmo a mais ocupada, possa introduzir qualidade em sua nutrição, rituais diários e cuidados pessoais.

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Mulher e marketing: da objetificação ao poder de consumo

Mulher e marketing: da objetificação ao poder de consumo

Por Shirlei Camargo*

Nós, mulheres, vivemos, no passado, momentos complicados de exposição pública no universo da propaganda. Contudo, é notável uma caminhada nos últimos anos, especialmente pela emancipação das questões femininas na sociedade e pelo avanço das lutas do próprio feminismo: dados da Fundação Getúlio Vargas apontam que, entre 2014 e 2019, a taxa de participação feminina no mercado de trabalho cresceu continuamente e chegou a 54,34% em 2019, recuando para 51,58% em 2020, com a pandemia, com uma leve melhora em 51,56% em 2021. Embora haja oscilação, há sinais mais fortes de uma maior e necessária participação da mulher na economia que acresce o seu poder de compra. E isso se reflete no marketing das propagandas sobre as próprias mulheres.

Um dos termômetros que também medem essas mudanças está nas propagandas de cerveja, que deixaram de lado a visibilidade a bumbuns sarados de mulheres exuberantes, como objetos sexuais desprovidos de inteligência, e colocaram mulheres como consumidoras da bebida – a mulher mais real tomando cerveja com as amigas, embora ainda haja, sim, um toque sensual.

Mas, afinal, era mais do que na hora desta mudança ocorrer pois as mulheres são consumidoras de cerveja também! Como os números atestam, conforme a Consumer Insights, o terceiro trimestre de 2021 atingiu o maior número de consumidores da bebida desde o terceiro trimestre de 2019, com alta de 27%. E foram justamente as mulheres de 40 a 49 anos pertencentes às classes A e B que mais contribuíram para esse aumento.

No entanto, no rastro das cinzas do Carnaval, no ano de 2015, indo na contramão dessa tendência, uma grande indústria cervejeira espalhou banners pela cidade de São Paulo no Carnaval com frases sexistas como, por exemplo, “esqueci o não em casa” dando a entender que as mulheres nesse período seriam presas fáceis para os assediadores. Obviamente, essa ação foi rejeitada e criticada por várias pessoas, levando a empresa a tirar a propaganda das ruas gerando muita repercussão negativa para a empresa. Já faz alguns anos que o fato aconteceu, mas nos lembra que esses problemas ainda acontecem na sociedade.

Porém quanto mais “viajamos” no passado das propagandas, mais bizarrices encontramos. Na década de 1940, era comum as mulheres serem retratadas ajoelhadas servindo seus maridos. Inclusive, em 1949, havia uma marca de camisa alemã que fez uma campanha mostrando uma mulher sendo agredida: ela estava deitada no colo do marido enquanto levava uns tapas. Ou seja, a mulher era retratada como se fosse um ser submisso, com o marido dono dela podendo fazer o que bem entendesse com a esposa. Depois, a mulher foi paulatinamente se transformando em um objeto de sensualidade, como podemos acompanhar com evidência nos anos 1990 e início dos anos 2000, principalmente no setor cervejeiro, como já comentado.

Outro setor que se transformou e está mais atualizado é o automobilístico, que enfim parece ter percebido que as mulheres também dirigem e compram carro. Até pouco tempo atrás, era raro ver mulheres pilotando carro em propagandas de automóveis. Contudo, recentemente, as empresas estão se posicionando de forma diferente. Em 2021, a Chevrolet fez uma propaganda retratando várias mulheres bem-sucedidas, como chefs de cozinha e pilotos de avião, mostrando que “elas pilotam o que bem quiserem” rebatendo aquela antiga frase machista dirigida às mulheres no trânsito para largarem o carro e irem “pilotar um fogão”.

O que percebemos com esse movimento é que a mulher passou, finalmente, da mera objetificação pelas propagandas e o marketing, para uma posição protagonista, muito em função do seu poder de consumo e opinião. Nessa caminhada, as próprias mulheres passaram a fazer marketing para outras mulheres, o que também explica em parte essas mudanças, considerando um novo olhar no mercado.

Por sua vez, as gerações atuais não toleram mais serem retratadas num enquadramento de subalternidade ao homem. Se a mulher do passado não tinha tanta voz, a atual vai para as redes sociais reclamar, se incomoda, viraliza posicionamentos e cancela marcas que julga não estarem de acordo com seus valores.

Outra questão importante em relação a mulher na propaganda é que comumente ela é retratada com um padrão inatingível de beleza: muito magra, sem imperfeições, extremamente produzida e com imagens tratadas por photoshop para ficar ainda mais bonita. Mesmo sendo uma pessoa irreal, suas imagens venderam durante muito tempo, influenciando todo mundo.

Contudo, as empresas passaram a se preocupar com essa representação, porque as mulheres em geral não se viam nessas modelos perfeitas. Assim, diferentes formatos de corpo, cor de pele e tipo de cabelo surgiram e agora povoam a nossa mente, nos aproximando de um mundo mais palpável. Nessa linha, percebemos movimentos contra o ageísmo (que expressa preconceito com pessoas em razão da idade), por exemplo, em propagandas de cosméticos, que forçaram as empresas a colocar modelos mais reais e mudar um status quo poderoso, no qual por muitos anos apenas modelos jovens anunciavam produtos antiage. Isso é uma vitória: proporcionar de fato uma representação mais justa e fidedigna das mulheres

Assim, não só a indústria cervejeira ou automobilística, mas outros segmentos tiveram que se adaptar aos novos tempos, e o marketing, claro, vem junto, sendo mais responsivo e realista, porque tudo está interconectado. O que é ótimo, inclusive, para a saúde mental de nós, mulheres reais.

Sobre a Professora Shirlei Camargo

Reconhecida pela excelência acadêmica e atuação no mercado profissional, a Professora Shirlei Camargo conta com habilidades que a diferenciam ao aliar conhecimentos da ciência do marketing e empreendedorismo. É mestre e doutora em Marketing pela UFPR, com formação em Design e especialização na FAE Business School. Também atua como palestrante e consultora, estabelecendo pontes entre as mais diversas abordagens para o mercado consumidor. Atualmente, ministra aulas junto aos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UFPR, faz mestrado em Neuromarketing na Escuela Superior de Comunicación y Marketing (ESCO), da Espanha, e foi professora do Centro Universitário Internacional (Uninter). Publica artigos científicos e para imprensa e, entre seus trabalhos acadêmicos, foi premiado pela Emerald Literati Awards de 2019. É coautora dos livros “Introdução ao Neuromarketing: desvendando o cérebro do consumidor”, “O cidadão é rei!: marketing e atendimento em serviços públicos” e “Varejo Digital 5.0”, ambos de 2022. Já passou por empresas como grupo Boticário (previsão de vendas) e Record Internacional (ministrando treinamentos).

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Dia da Mulher: Como romper com o ciclo de violência

Dia da Mulher: Como romper com o ciclo de violência

Professora de Direito do UniCuritiba fala sobre o aumento de casos de feminicídio no país; Paraná teve alta de 30% nos registros em 2022

O Brasil não tem muito o que comemorar neste 8 de março, Dia Internacional das Mulheres. Em 2022 o país bateu recorde em casos de feminicídio. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública indicam que, no primeiro semestre do ano passado, 699 mulheres foram mortas por essa condição: ser do sexo feminino.

O Paraná seguiu a tendência de alta. No ano passado os casos de feminicídio tentados ou realizados cresceram 30% no estado. De acordo com o Ministério Público do Paraná foram 274 registros contra 212 em 2021. As denúncias de violência doméstica também aumentaram em território paranaense: 44.493 em 2022 contra 42.539 no ano anterior.

A professora do curso de Direito do UniCuritiba, Adriana Martins Silva, analisa os números e explica como identificar relações abusivas e que colocam em risco a vida das mulheres. “A desigualdade de gênero é estrutural e para que esse cenário seja alterado ou reduzido é necessária a adoção de práticas sociais transformadoras, que impactem na prevenção de violência contra as mulheres.”

De acordo com a doutoranda em Direito e advogada na área da família, a situação se agravou durante a pandemia. “No decorrer do isolamento social, os casos de agressões físicas, violência psicológica e violências patrimoniais aumentaram, principalmente, por causa do convívio e do estresse familiar, da maior dificuldade econômica das famílias e da dependência financeira de inúmeras mulheres”, comenta.

Outro problema, continua a coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão “Temas Contemporâneos de Direito de Família” do UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, um dos maiores ecossistemas de educação superior do país – foi a redução significativa de acesso aos canais de comunicação das mulheres com os órgãos públicos de defesa e com os meios de contato com a rede de proteção.

Lei do Feminicídio

Criada há 8 anos, em 9 de março, a Lei 13.104, conhecida como Lei do Feminicídio, alterou o Código Penal e trouxe avanços. O principal deles é a diferenciação entre os crimes comuns e os crimes motivados pela questão de gênero. Além de prever o feminicídio como circunstância qualificadora de homicídio, o crime contra as mulheres entrou no rol de crimes hediondos.

Na prática, ensina a professora do UniCuritiba, a lei permitiu que a polícia civil investigasse os crimes contra a mulher de forma mais específica. “As autoridades policiais passaram a identificar de forma mais apurada os crimes de homicídio que foram motivados pelo menosprezo à mulher, ou seja, ficou mais fácil fazer a observação das estatísticas, a prevenção e a contenção dos crimes de feminicídio.”

Violência dentro de casa

Um estudo realizado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) mostra que a maioria das vítimas de feminicídio (59%) é morta pelo companheiro ou ex-companheiro. Os crimes cometidos dentro de casa também chegam a 59%. O Dossiê Mulher traz dados do Rio de Janeiro, mas a situação é semelhante em todo o país.

A advogada Adriana Martins lembra que o feminicídio não é a única forma de violência contra as mulheres. “De acordo com a Lei Maria da Penha estão previstas a violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Normalmente, a violência contra a mulher inicia seu ciclo em ‘imperceptíveis’ comportamentos, como ciúme excessivo, comentários depreciativos, cerceamento dos vínculos familiares e de amigos, monitoramento de redes sociais e telefonemas, controle das vestimentas e gostos.”

Segundo a professora, essas micro violências repercutem nas tipificações criminais como, por exemplo, a prática de injúrias, difamação, ameaça, práticas de vias de fato e lesão corporal, culminando na destruição de objetos, furtos, estelionato ou ainda violência sexual e, por fim, a concretização do feminicídio.

Relacionamentos abusivos

Identificar e quebrar o ciclo de violência nem sempre é fácil. Adriana Martins diz que a demora no rompimento dos relacionamentos abusivos se deve a três fases da violência doméstica.

1. Fase de tensão: o agressor apresenta pequenos sinais de violência e a vítima passa a ter medo de deixá-lo desestabilizado, tem sentimento de culpa e a sensação de que a situação poderá melhorar.

2. Fase de Ato de Violência: é o ápice da violência propriamente dita, ou seja, o agressor concretiza os diversos tipos de violência. Nesta fase, as mulheres altamente fragilizadas sentem a necessidade de buscar ajuda.

3. Fase do Arrependimento: o agressor pede desculpas e faz promessas na tentativa de continuar no controle da situação. Esta fase é conhecida como “lua de mel”, em que a mulher acredita que houve uma mudança verdadeira e que a situação ficará melhor.

Enfrentar e romper esse ciclo é essencial, alerta a professora. “As situações de violência devem ser estancadas logo na primeira fase, para que não ocorra a intensificação até a última fase, culminando com a morte.”

Como denunciar a violência

Mulheres em situação de violência devem procurar a Delegacia da Mulher em seu município ou qualquer outra unidade policial. Existe ainda a possibilidade de fazer o Boletim de Ocorrência de forma on-line.

Outra orientação da advogada Adriana Martins é alertar os parentes e amigos, formando uma rede de apoio e proteção. “As medidas protetivas podem ser solicitadas no ato do registro da ocorrência na Delegacia Especializada, Defensoria Pública ou no Ministério Público.”

Em casos de situação em flagrante, a mulher em situação de violência ou qualquer outra pessoa que presenciar o ato pode acionar a Polícia Militar pelo 190. As mulheres também encontram orientações na Central de Atendimento à Mulher, no 180.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

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