Agro é pop e tem tudo para ser hi-tech

Agro é pop e tem tudo para ser hi-tech

Márcio Viana*

O agronegócio brasileiro tem todos os predicados míticos de uma história heroica. Sua trajetória remonta ao próprio descobrimento do país, em 1500, com o início da exploração do pau-brasil e da cana-de-açúcar. De lá para cá, a força braçal deu lugar às máquinas e novos frutos dos avanços do setor surgiram. Com a disrupção tecnológica, foi possível colher em áreas que pareciam impossíveis de produzir e sair da desagradável condição de importadores de alimentos para uma potência agrícola. Seria estranho se um setor com tamanho vigor não fosse a galinha dos ovos de ouro para o crescimento econômico nacional.

O agro passou a ser reconhecido como tech e pop. Mais do que isso, o agro é parte viva do nosso dia a dia. Está presente em todas as camadas de produção e consumo de produtos, desde a roupa que vestimos até a comida que ingerimos. Nem mesmo a crise impede que o segmento continue a gerar impacto na movimentação da economia e no incentivo ao desenvolvimento. Agora, após tempos atípicos, resta saber como aprimorar as atividades e preservar resultados satisfatórios. E, sim, a tecnologia é a resposta.

Mas não basta apenas olhar para a tecnologia, é preciso também estar atento em como agregar valor às cadeias produtivas. Nesse ponto, mesmo que o digital supere as distâncias geográficas, não suprime a importância da troca de experiências com os produtores rurais. Só depois de entender o dia a dia de quem trabalha no campo, é que se pode trazer novas soluções para velhos problemas. O desafio é conectar de maneira a furar a bolha, sensibilizando pequenos e grandes agricultores sobre os benefícios das tecnologias: otimização de processos e redução de custos. O agronegócio depende disso para continuar a avançar.

Passos largos no desenvolvimento fazem a ficção científica e a realidade comportarem a face da mesma moeda. Hoje, já não é mais difícil imaginar uma tecnologia que permita plantar, cuidar e colher uma lavoura sem qualquer intervenção direta de um ser humano. Também, não parece ideia de outro mundo drones que possuam sensores para fazer o monitoramento sistemático, produzindo imagens e coletando amostras para avaliar quando, onde e como aplicar fertilizantes, defensivos e outros insumos. Isso tudo é resultado dos avanços em automação, tecnologia da informação e inteligência artificial.

Robôs, computadores e sistemas digitais estão a serviço do homem do campo. É muito dinamismo que faz o Brasil bater recordes de produção e exportação. Enquanto na plantação a colheita segue a pleno vapor, dentro de centros de tecnologia especialistas monitoram as operações para garantir a disponibilidade de máquinas no campo. No final, o futuro não é só de quem tem os melhores recursos naturais, mas de quem aplica melhor a ciência e tecnologia. Apenas assim é possível dar os próximos passos para competir por sementes, cultivares, know-how e implementos. Agro é vida, emprego, renda, oportunidades, economia, preservação, baixo carbono, pesquisa e inovação. E o agro sabe como reunir tudo isso.

*Márcio Viana, diretor-executivo da TOTVS Curitiba

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Municípios querem replicar ação de Curitiba no combate à violência contra as mulheres   

Municípios querem replicar ação de Curitiba no combate à violência contra as mulheres  

Municípios querem replicar ação de Curitiba no combate à violência contra as mulheres

Placas instaladas em condomínios reforçam a necessidade de denunciar violência doméstica e familiar

Uma atitude aparentemente simples está ajudando a coibir a violência doméstica nos condomínios em Curitiba. Uma placa informativa com os contatos que devem ser acionados em situações de violência foi desenvolvida pela Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres e tem agradado síndicos e moradores. Agora a ação deve ser replicada em outros municípios do Estado.

O assunto entrou na pauta de discussão no Fórum Estadual de Gestoras de Políticas Públicas para Mulheres do Paraná, que aconteceu nesta quinta-feira (2/3) na sede da Assessoria de Direitos Humanos da Prefeitura, no Centro, e reuniu gestoras de diversos municípios.

“Nosso compromisso é reforçar as políticas de não-violência contra as mulheres e ampliar ações de sucesso em todo o estado só vai fortalecer esse trabalho”, comentou Renata Carneiro, representante de Curitiba no Fórum.

Para Terezinha Beraldo Pereira, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Maringá, que presidiu o encontro, os condomínios apresentam um alto indicador de violência e parcerias, como a proposta pela Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Paraná, são oportunidade para avançar na proteção.

“Entre os 399 municípios do nosso estado, muitos não possuem um organismo, uma delegacia especializada ou uma política específica, então através dessas parcerias conseguimos levar conscientização, responsabilidade e chegamos onde os órgãos oficiais não chegam”, salienta Terezinha.

Modelo de sucesso

O presidente da Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Paraná (AACEP), Marcelo Baiak, é também proprietário de uma administradora de condomínios em Curitiba. Segundo ele, apenas a empresa que representa já instalou as placas informativas em mais de 100 condomínios da cidade. Ampliar a medida em todo o estado vai trazer um impacto muito positivo.

“Nosso resultado tem sido muito bom e queremos levar essa experiência para todo o estado. Além de instalar as placas, fazemos um treinamento de orientação junto aos síndicos”, explica Marcelo.

Articulação de políticas públicas

Rosângela Portella Teruel é assessora de Planejamento e Gestão na Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina e salienta que quanto mais municípios estiverem alinhados melhor será o resultado.

“É preciso orientar, sensibilizar e capacitar os síndicos. Institucionalizar atitudes como essa só reforça o nosso trabalho de combate à violência contra as mulheres e incluímos também os mais vulneráveis, como crianças, adolescentes e idosos”, disse Rosângela.

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Muro de colégio de Curitiba vira biblioteca digital a céu aberto   

Muro de colégio de Curitiba vira biblioteca digital a céu aberto  

Muro de colégio de Curitiba vira biblioteca digital a céu aberto

Intitulado "Além dos Muros da Escola", projeto tem como objetivo facilitar aos alunos e à comunidade externa o acesso à leitura. Inauguração acontece dia 14 de fevereiro

Ao idealizar a reforma dos muros de uma de suas unidades na capital paranaense, o Colégio Positivo decidiu aliar literatura com arte, com a criação do projeto “Além dos Muros da Escola”. Por meio de uma pintura especial, o muro da unidade Ângelo Sampaio foi transformado em uma biblioteca digital a céu aberto, que oferece obras literárias via código QR code ilustrado nos muros e pode ser aproveitada também pela comunidade externa.

O espaço conta com títulos de diversos tipos de literatura, desde grandes autores clássicos até nomes contemporâneos e de vários componentes curriculares presentes na vida dos estudantes, além de material extra produzido pelos professores, como podcasts e análises das obras. “Há também espaço para livros infanto-juvenis que foram indicados pelos próprios estudantes por meio de um levantamento realizado pelo colégio”, revela o assessor de Literatura e Arte do Ensino Médio do Colégio Positivo, Rodrigo Wieler.

A responsável pela obra de arte nos muros é a Mucha Tinta Produções Culturais, produtora artística e cultural contemporânea, fundada em 2007, que reúne uma diversificada equipe de talentos e jovens profissionais, designers, desenhistas e ilustradores. O projeto foi conduzido pela designer gráfica e fundadora da produtora, Giusy de Luca, e realizado pelo artista Deagostine Murilo Pereira, conhecido no meio artístico como Seth, que trabalha com grafite desde 2009 e que, além de murais em todo o Brasil, já levou sua arte também para a Itália, Inglaterra e Alemanha.

Para Giusy, produzir obras em grande escala para um centro educacional tem muito a ver com um dos objetivos da Mucha Tinta, que é justamente unir arte e educação. “As imagens do artista Seth também traduzem os objetivos da instituição, pois falam da importância da leitura e do conhecimento não só para os estudantes, mas também para a população de maneira geral. Colocar obras de arte em tamanho gigante, que transmitem uma mensagem positiva para quem passa por elas todos os dias, é satisfatório", conta.

Os muros apresentam livros indicados por professores do Colégio Positivo, com destaque para títulos da literatura brasileira que frequentemente são abordados nos vestibulares, como "Dom Casmurro", "Os Sertões" e "Macunaíma", e também conta com obras indicadas pelos alunos, como "Harry Potter", "O Pequeno Príncipe" e "Percy Jackson".

Além disso, uma parte do muro é dedicada exclusivamente para uma seção com as obras de leitura obrigatória para a realização do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), oferecendo aos vestibulandos alguns títulos recomendados em literatura, bem como outros materiais de apoio, conforme aponta Rodrigo. “O objetivo central do projeto é aliar a educação de qualidade fornecida pelo colégio com o interesse da comunidade externa, transformando os muros em prateleiras de livros que facilitem o acesso à leitura”, finaliza. Confira alguns dos livros indicados por professores e alunos no site do Colégio Positivo.

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Tino Felino volta em temporada no teatro Regina Vogue  

Tino Felino volta em temporada no teatro Regina Vogue

O espetáculo também fará apresentações em São Paulo

Tino Felino está de volta a Curitiba! O musical produzido pela Parabolé Educação e Cultura reestreia no teatro Regina Vogue, em Curitiba, nos dias 11, 12, 18 e 19 de março. A montagem é inspirada nas composições de Claudio e Rogério Teixeira e conta com a direção de Levi Brandão.

A peça mostra uma comunidade formada por animais que fugiram da cidade em busca de uma vida melhor. Tino é um filhote de gato que vive questionando sobre o mundo fora da vila e deseja saber mais sobre a origem da comunidade e de sua família. Suas inquietações desencadeiam uma série de reflexões sobre vida comunitária, sustentabilidade e cidadania.

Máscaras e bonecos instigam a imaginação da plateia, assim como instrumentos como o banjo e o trompete, que provocam o encontro das crianças com resultados sonoros que remetem a uma sonoridade mambembe. Os arranjos trazem também referências do rock dos anos 50, do Boogie Woogie, do bolero, do calango, dos acalantos, o que amplia o universo de referências musicais das crianças.

O projeto inclui a circulação do espetáculo em Curitiba e em São Paulo, totalizando sete apresentações. Tino Felino acontece através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe e conta com o patrocínio de Sideral Linhas Aéreas, Care Plus, Bom Futuro e Metisa. As ações buscam proporcionar ao público infantil momentos de diversão e reflexão por meio da música e do teatro.

Websérie

A websérie “Tino Felino” estreia novos episódios neste mês de fevereiro. Composta por duas temporadas e um total de 16 episódios, ela é dedicada ao público infantil e apresenta situações cotidianas da vida familiar, promovendo reflexões sobre meio ambiente, escola, infância, consumo e família. Os roteiros são divertidos e podem servir como material de apoio pedagógico para pais e educadores abordarem com as crianças temas como organização, estudo, gestão de conflitos, afetividade, sustentabilidade e cidadania.

A primeira temporada, composta por oito episódios de dois minutos, foi lançada em 2019. Tanto a primeira quanto a segunda temporada podem ser assistidas no Canal Parabolé, no YouTube, juntamente com os videoclipes da banda do musical “Tino Felino”. Em cena estão os atores Junior Obata (Tino Felino), Luana Godin (Mina Felina), Cleydson Nascimento (Lino Felino) e Keila Aquino (Tina Felina). Roteiro e direção são assinados por Levi Brandão e a produção audiovisual é da Parabolé e Estúdio LRVisuals.

Serviço:

Espetáculo Tino Felino

Datas: 11, 12, 18 e 19 de março

Horário:

Sextas, Sábados e Domingos às 15h

Local: Teatro Regina Vogue (Avenida Sete de Setembro, 2775)

Ingressos:

https://www.diskingressos.com.br/grupo/1138/19-03-2023/pr/curitiba/tino-felino

Inteira: 40 reais

Meia: 20 reais

Duração: 60 minutos

Classificação: Livre

 

Websérie

Acesse a playlist no YouTube e mergulhe no universo musical e teatral de Tino Felino!

Link:

https://youtube.com/playlist?list=PLRmMFh6t9FQssTcXgLktmIfkuY0CPC_f9

 

Sobre a Parabolé

A Parabolé é uma produtora focada em arte-educação. Foi fundada em 2008 e, desde então, produziu mais de 60 projetos culturais, 11 espetáculos, 12 cds, 13 livros, 3 filmes, 1 série televisiva infantil e diversas oficinas. É composta por arte-educadores e produtores culturais que se dedicam à promoção da arte e à formação artística, por meio da literatura, da música e da cultura popular brasileira. Seus espetáculos, oficinas e projetos culturais reúnem as pesquisas de campo de seus integrantes, utilizam referências estéticas contemporâneas e evocam conteúdos pertencentes às tradições populares. Valendo-se da integração de diversas linguagens artísticas, o grupo idealiza e desenvolve projetos culturais que apresentam interesse educacional e social. Intervindo no cotidiano das instituições de forma criativa e estreitando o laço entre os campos da cultura e da educação, a Parabolé é reconhecida atualmente como uma empresa altamente profissional, cumpridora do seu papel social, respeitada pela originalidade e alcance de suas ações.

Sobre o Hospital Pequeno Príncipe

Com sede em Curitiba (PR), o Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que oferece assistência hospitalar há mais de 100 anos para crianças e adolescentes de todo o país. Disponibiliza desde consultas até tratamentos complexos, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. Atende em 35 especialidades, com equipes multiprofissionais e realiza 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com 378 leitos, 68 de UTI e em 2021, mesmo com as restrições impostas pela pandemia de coronavírus, foram realizados cerca de 200 mil atendimentos e 14,7 mil cirurgias que beneficiaram pacientes do Brasil inteiro.

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Restaurante Bucaneiro promove IV Costelada dos Bravos

Restaurante Bucaneiro promove IV Costelada dos Bravos

Restaurante Bucaneiro promove IV Costelada dos Bravos

O evento contará com o autêntico fogo de chão e muita música boa

O Restaurante Bucaneiro promove, no domingo (19 de março), a quarta edição da Costelada dos Bravos. O evento vai acontecer, a partir das 11h, no Clube 3 Marias (Avenida Três Marias, 274 – São Braz) e vai contar com o autêntico fogo de chão, sob o comando do chef Marcos Oliveira do Restaurante Bucaneiro.

Além da tradicional costela bovina, também será servido costela suína pururuca, linguiça, frango, arroz branco, farofa, mandioca cozida com bacon e provolone, legumes defumados, maionese, salada de tomate com cebola e mix de folhas com frutas.

“Estamos na nossa quarta edição da Costelada dos Bravos. Nosso objetivo é proporcionar um domingo diferente, não um simples almoço, mas sim, um dia para aproveitar com a família e os amigos, curtindo o autêntico fogo de chão e muita música boa”, pontua o chef Marcos Oliveira.
A IV Costelada dos Bravos vai contar com as apresentações musicais do Rafael Medeiros (sertanejo) e Museos DUO (rock clássico). O evento também vai contar com Espaço Kids, estacionamento no local e barracas de cascata de chocolate e de pastéis.

Os ingressos antecipados estão à venda por R$74,90 e são limitados até terça-feira que vem (07). Na compra, o cliente ganha uma caneca de chope acrílica personalizada. Já o segundo lote, será por R$79,90. Crianças de até seis anos não pagam e de sete a 11, pagam meia. As bebidas são cobradas a parte.

A IV Costelada dos Bravos conta com o patrocínio do Mercado do Queijo, Piazinho Brinquedos, FrigoNovak, Copiadora Alto da XV, Verdureiro, Canteiro Fértil, Vidrobox, São Braz Contabilidade e Assessoria, Roda Clínica, Marrara Brandão, Excelência Assistência Técnica, Aline Karin Estética Avançada e Laser, Casa de Repouso Morada Feliz, Novilho de Ouro, SI Soluções, Benckersbieer, Testoter Terraplanagem, Círculo de Idéias e Em Pauta Comunicação.

A programação completa está disponível no https://www.instagram.com/restaurantebucaneiro.

Serviço:

IV Costelada dos Bravos

Data e horário: 19 de março de 2023 (domingo), a partir das 11h

Local: Clube 3 Marias (Avenida Três Marias, 274 – São Braz)

Estacionamento no local

Ingressos antecipados: no Restaurante Bucaneiro ou pelo WhatsApp 41 99661-0123/41 99761-1312. 1º lote até terça-feira (7) por R$74,90 e o segundo por R$79,90. Crianças de até seis anos não pagam e de sete a 11, pagam meia. As bebidas são a parte

Mais informações: https://www.instagram.com/restaurantebucaneiro

 

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