Dia Mundial da Obesidade: 20% de todos os cânceres possuem relação direta com a condição

Dia Mundial da Obesidade: 20% de todos os cânceres possuem relação direta com a condição

Dados apontam que 13 tipos de câncer são ligados ao excesso de gordura corporal; Especialista comenta como evitar os fatores de risco para uma vida mais saudável

Ter uma dieta rica em alimentos que contribuam com o sistema imunológico é fundamental em todos os pilares da vida, sem distinção de faixa etária. A partir dela, é possível evitar a obesidade, prevenir doenças - incluindo o câncer -, ter uma melhor qualidade de vida e diversos outros benefícios.

Considerando a relação entre alimentação e aumento no risco de incidência de câncer, para aqueles que desejam investir em mudanças de hábitos que efetivamente favoreçam seu bem estar, é importante ter bom senso. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% dos casos de câncer poderiam ser evitados se os fatores de risco não fossem aplicados pelos pacientes no dia a dia. Dentre eles, é possível citar: má alimentação, sedentarismo, ingestão de bebidas alcóolicas, alimentos ultraprocessados, entre outros.

Riscos

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os números da doença tendem a crescer nos próximos anos. E esse fator vem ainda acompanhado de uma perspectiva ligada ao ganho de peso da população. Ao todo, cerca de 13 tipos de câncer já possuem alguma relação com a obesidade, sendo os mais comuns, os de fígado, mama, tireóide, ovário, rim, pâncreas e estômago.

E essa é uma realidade que tende a evoluir de forma negativa: até 2025 serão 29 mil novos casos de câncer causados pelo excesso de peso (4,6% do total) segundo o estudo epidemiológico, feito em colaboração com a Harvard University (Estados Unidos) e publicado em 2018.

“A obesidade é a segunda maior causa evitável da doença, perdendo apenas para o tabagismo. No entanto, devido a diminuição do número de fumantes, é esperado que nos próximos anos ela seja a condição prevenível mais comum. E além do câncer, vale lembrar que problemas como diabetes, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e doenças cardiovasculares podem ser evitadas a partir de medidas simples para controle do excesso de peso”, comenta Daniel Gimenes, oncologista do Grupo Oncoclínicas.

Prevenção

Segundo o especialista, é imperativo o desenvolvimento de políticas públicas focadas em orientar a sociedade sobre hábitos alimentares pouco saudáveis, como ingestão de gorduras, açúcares e produtos industrializados em excesso. “Fast Food, salgadinhos de pacote, embutidos, sucos de caixinha, refrigerantes e ultraprocessados em geral são os responsáveis pelo aumento da incidência de sobrepeso e obesidade entre a população nos mais diversos países, inclusive o nosso. Estes fatores elevam os riscos de incidência de câncer e devem ser diretamente evitados em todas as fases da vida”, explica.

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer analisou em 2016, através de diversos estudos, evidências comprovando que a ausência de gordura corporal excessiva reduz o risco de câncer. Contudo, a OMS estima que 20% de todos os cânceres possuem alguma relação com a obesidade.

O médico reforça ainda que manter uma alimentação equilibrada é a chave para a diminuição da progressão dos casos de câncer. “A dieta saudável é aquela que o indivíduo tem a orientação de um nutricionista ou nutrólogo e que tenha um cardápio composto de alimentos integrais, frutas, verduras, proteínas de carne branca, além de limitar o consumo de carne vermelha, carnes defumadas e processadas e a ingestão de bebidas açucaradas e alcoólicas em geral”, finaliza o Dr. Daniel Gimenes.

Sobre o Grupo Oncoclínicas

O Grupo Oncoclínicas - maior grupo exclusivamente dedicado ao tratamento do câncer no Brasil - tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, alinhando eficiência operacional, atendimento humanizado e experiência de 12 anos de mercado. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a câncer centers de alta complexidade. São 132 unidades em 35 cidades brasileiras, que permitem acesso a atendimento com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com tecnologia de última geração, medicina de precisão, inteligência artificial, genoma e DNA, o grupo traz resultados efetivos na democratização do acesso ao tratamento oncológico e realiza 450 mil tratamentos por ano. É parceiro exclusivo na América Latina do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard. Conta com a parceria da MedSir (Medica Scientia Innovation Research) no desenvolvimento de projetos para o câncer de mama, do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, na validação de ampliação de painel NGS (Next Generation Sequencing), que investiga predisposição genética e fatores de risco hereditários, e do Weizmann Institute of Science.

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Vick apresenta ação em shoppings para redobrar a atenção dos brasileiros com a saúde em época de grandes aglomerações

Vick apresenta ação em shoppings para redobrar a atenção dos brasileiros com a saúde em época de grandes aglomerações

Localizados na região de São Paulo, estandes ficarão disponíveis entre fevereiro e março

Com a volta das aglomerações em situações festivas, a gripe e o resfriado voltam a se tornar uma forte preocupação para as pessoas. Pensando nisso, Vick - a escolha número 1 para alívio de gripes e resfriados das famílias brasileiras¹ - de P&G Health, divisão de saúde da P&G, reforça uma das suas maiores inovações do mercado brasileiro: o Vick Primeira Proteção, perfeito para quando se começa a sentir os primeiros sintomas do resfriado.

Com a ação, Vick quer reforçar a importância de redobrar a atenção com a saúde nesse momento de grandes aglomerações. Por meio de estandes construídos com ar futurista e tecnológico, com ajuda de luzes e chão de LED, a ativação consiste em comunicar os benefícios de Primeira Proteção, demonstrando como o produto ajuda a resolver o “problema do resfriado” com os seus diferenciais.

“Queremos incentivar os cuidados com a saúde nesse momento em que as aglomerações se intensificam e ficamos com a saúde mais vulnerável, além de alertar os nossos consumidores brasileiros sobre o que fazer caso os primeiros sintomas de resfriado apareçam”, explica Sérgio Guerra, diretor de Vick no Brasil.

Nos estandes, será possível jogar um game gratuito criado pela marca, chamado “Elimine o Vírus”, que demonstrará o benefício relevante e diferenciado no mercado e, de acordo com a pontuação feita na partida, o público visitante terá a chance de ganhar brindes e descontos exclusivos.

Causado por infecção respiratória e sendo altamente contagioso, o resfriado pode ser transmitido por meio da aspiração de gotículas liberadas pela boca ou ao encostar em superfícies contaminadas e levar as mãos aos olhos, boca e nariz. Entre os sintomas mais comuns estão, coceira e irritação nasal - comumente os primeiros sintomas, seguidos de irritação e/ou dor de garganta, congestão e/ou corrimento nasal e espirros, além de tosse leve, febre baixa, dores de cabeça e mal-estar. 

Vick Primeira Proteção é um dispositivo em microgel, com tecnologia mucoadesiva, que ajuda a combater o avanço do vírus resfriado comum (o rhinovírus). Atuando de três maneiras, o produto envolve, inativa e elimina parcialmente o vírus do resfriado antes que ele esteja totalmente desenvolvido no organismo.

De acordo com a Drª. Glaucia Duarte, gerente médica da P&G Health, relata que Vick Primeira Proteção pode atuar auxiliando na redução da gravidade dos sintomas.

“A fórmula com microgel envolve o vírus do resfriado que começa a se desenvolver na parte posterior do nariz e ajuda a evitar sua propagação, além disso, pela composição do microgel, há diminuição do pH da cavidade nasal, reduzindo a sua capacidade de multiplicação e infecção. Posteriormente, limpa o nariz e estimula a secreção natural (uma das defesas naturais do corpo) para ajudar a remover parcialmente de forma natural o vírus inativado (em direcao ao estômago ou pela ação de assoar o nariz)”.

O lançamento da ativação será no Shopping Pátio Paulista no Piso Térreo, em São Paulo, no dia 15 de fevereiro e acontece até dia 28 do mesmo mês. Posteriormente, estará presente durante um mês no Shopping Eldorado, São Paulo, ocorrendo do dia 01 a 31 de março.

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A fábula “A Bela e a Fera” estreia no palco do Teatro Regina Vogue

A fábula “A Bela e a Fera” estreia no palco do Teatro Regina Vogue

O espetáculo acontece nos dias 04 e 05 de março

A clássica fábula “A Bela e a Fera” será encenada no Teatro Regina Vogue. O espetáculo indicado para todas as idades está em cartaz nos dias 04 e 05 de março, sábado e domingo.

No início desta história, uma feiticeira transforma um príncipe cruel em uma fera horrenda. Para quebrar o feitiço, antes que caia a última pétala de uma rosa encantada, a Fera precisa conquistar o amor da linda e inteligente Bela que foge através dos livros, dos incansáveis galanteios do belo e brutal pretendente, Gaston. Durante uma viagem noturna, o pai de Bela, um inventor, se perde na floresta e para escapar dos lobos refugia-se no palácio da Fera, sendo por este aprisionado. Para salvar o pai, Bela se oferece para ficar prisioneira em seu lugar. Com a ajuda dos empregados encantados do castelo (um bule de chá, um castiçal, um relógio e um espanador) ela logo passa a enxergar que, por trás da aparência assustadora da Fera se esconde o coração e a alma de um príncipe humano.

O teatro está localizado dentro do Shopping Estação, no piso L2. Os ingressos custam a partir de R$34,50 (meia entrada). Mais informações no site http://teatroebanxreginavogue.com.br/

Serviço:

“A Bela e a Fera”

Duração: 50 minutos

Classificação indicativa: livre

Ficha técnica

Adaptação e direção: Patricia Toneti e Helô Marques

Cenografia: José Roveratto e Junel Prunes

Figurinista: Hugo Marinelli e Creonice Gonzales

Trilha Sonora: Tiago Vianna/Stúdio Sigma

Elenco por escala de revezamento: a definir

Iluminação: Antônio de Souza

Operador de luz: Jean Fox

Sonoplastia: Junel Prunes

Produção: Junel Prunes, Patrícia Toneti, Gabriel Correa e Nara Cavalli.

Realização: Culturamix Produções Artísticas - Projeto Formando Plateias/São Paulo

Sobre o Shopping Estação

O Shopping Estação é ponto de encontro e referência em entretenimento e gastronomia na cidade, com um mix de lojas e serviços completo, além de reunir parte da história de Curitiba no Museu Ferroviário, único museu dentro de um shopping no Brasil. Inaugurado em 14 de novembro de 1997, há 25 anos o Shopping Estação tem participação ativa na vida dos curitibanos e de milhares de turistas que passam pela capital paranaense.

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças

Curitiba (PR)

(41) 3094-5300

https://www.instagram.com/shopping_estacao/

www.shoppingestacao.com.br 

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Três recursos que são o segredo do sucesso de um empreendedor

Três recursos que são o segredo do sucesso de um empreendedor

Consultora de gestão e finanças Beatriz Machnick explica a relação entre uso do tempo e a gestão das emoções e dos relacionamentos

Artigo por Beatriz Machnick*

Minha orientação nas consultorias empresariais que realizo é para que os profissionais percebam a riqueza que já têm nas mãos. Estou me referindo, em primeiro lugar, às 24 horas de cada dia, um recurso muito precioso, mas que precisamos aprender a utilizar melhor. Sim, é possível fazer uso do tempo sem desperdícios e com otimização máxima!

Além da competência técnica, o sucesso de uma empresa depende também do bom uso das soft skills, aquelas habilidades que envolvem relacionamento e resiliência. E esse aprendizado depende de outros dois fatores: a gestão das emoções e dos relacionamentos. Faço aqui uma reflexão para auxiliar quem deseja prosperar nessas áreas:

• Gestão das emoções

Nesse quesito reside o coração de toda empresa e define como são tomadas as decisões. Todo empreendedor precisa se conhecer. Para isso, sugiro começar pela leitura de “Inteligência Emocional”, de Daniel Goleman. Para o autor, a verdadeira inteligência não tem a ver com Q.I., e sim com persistência, controle de impulsos, empatia e habilidades sociais. De posse do conhecimento técnico, recomendo colocar em prática com afinco. Um exemplo que trago aqui é não dizer “sim” quando deveria dizer “não” – por exemplo, no caso de um desconto solicitado pelo cliente, mas que você sabe que torna a venda economicamente inviável. Se você erra no preço, compromete a receita da empresa. Isso significa que a gestão das suas emoções pode estar ligada ao lucro! Coloque tudo na ponta do lápis para saber onde está gastando e visualizar despesas e datas de vencimento.

• Bom uso do tempo

Os empresários já sabem que “tempo é dinheiro” – e para gerir melhor essa preciosidade é necessário dedicar a atenção necessária a um cliente por vez. Procure encerrar tarefas ou delegá-las adequadamente antes de passar para a próxima. Para alcançar suas metas, sugiro colocá-las no papel, e indicar o “como” você pretende chegar a cada uma dela, com a devida estratégia. E para isso a disciplina é fundamental, estabelecendo regras e limites que você mesmo precisa seguir. O próprio Albert Einstein ensinou que, para alcançar resultados diferentes, é preciso mudar a forma como fazemos as coisas.

• Valorize os relacionamentos

Nossos colegas, chefes e clientes nada mais são do que pessoas com quem temos um relacionamento profissional! Se você os encarar assim e se dispuser a fazer seu melhor sempre, verá que sua postura tem o poder de mudar seu comportamento. Pensando no cliente que você já tem, posso dizer que é um dos seus maiores tesouros, e o que ele espera de você não é um produto ou serviço, e sim uma experiência. E ela é formada pelo impacto que sua empresa causa; pela lembrança que ele levará daquilo que experimentou, e pela transformação provocada em sua vida.

A tríade acima funciona como um círculo virtuoso. Cuidar bem do nosso uso do tempo, das emoções e dos relacionamentos que já temos é a chave para crescer e prosperar. Que tal começar 2023 com uma visão otimista de si mesmo?

*Beatriz Machnick é professora, contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. CEO e fundadora da BM Finance Group com sede em Curitiba e filiais no Rio de Janeiro e Nova York. Com atuação em todo o Brasil desde 2012, a executiva é pioneira na metodologia de Formação de Preços na Advocacia, sendo autora da tríade dos livros de gestão na advocacia: Gestão Financeira na Advocacia – Teoria e Prática (2020), Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão (2016) e Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para Consultivo e Contencioso (2014). Beatriz Machnick é também professora na Escola Superior da Advocacia e na Ordem dos Advogados do Brasil

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Personalidades curitibanas vão desenvolver receitas exclusivas de carne de onça em bar da cidade

Personalidades curitibanas vão desenvolver receitas exclusivas de carne de onça em bar da cidade

A novidade será a grande atração do Festival da Carne de Onça, promovido pelo Bar Quermesse a partir da noite de hoje (28)

É impossível falar da gastronomia curitibana sem pensar na Carne de Onça. Patrimônio cultural da cidade, o preparo é indispensável no cardápio de centenas de bares da capital paranaense. Para celebrar esta iguaria tão especial, o Bar Quermesse, um dos endereços gastronômicos mais tradicionais de Curitiba, famoso por seu trabalho com culinária regional e comida de boteco, vai promover, entre os dias 28 de fevereiro e 05 de março, a 7ª edição do seu tradicional Festival da Carne de Onça.

A grande novidade desta edição fica por conta da participação de convidados que, a cada dia, vão trazer uma receita exclusiva para o cardápio. Na terça-feira, dia 28, a casa recebe a criadora de conteúdo e colunista de gastronomia Dani Machado. A Carne de Onça da Dani será feita com pão australiano, patinho, cebola branca, sal, pimenta, cheiro verde, crocante de cebola e aioli. Na quarta-feira (01), é dia de conhecer a Carne de Onça Caiçara, criação da chef Karla Manfredini, que leva cachaça de banana de Morretes e raiz forte e é servida com um tartar de banana da terra.

O menu de convidados segue no dia 02 de março com André Henning, arquiteto e fundador da rede Go Coffee. Na sexta-feira, dia 03, quem toma a frente da produção especial é o empresário Zé Araújo Netto, fundador do Bar Quermesse e responsável por diversos empreendimentos gastronômicos de sucesso, entre eles as redes Porks e Bar do Açougueiro. No dia 04, o chef Lucas Martins, da equipe do Curitiba Cult, chega com sua receita exclusiva. Para encerrar, no domingo, dia 05, será a vez do chef e semifinalista do Masterchef 2019, Eduardo Richard, proprietário do Lemí Bar.

Além das releituras especiais preparadas por personalidades de Curitiba, o festival ainda vai oferecer, todos os dias, a receita clássica servida na broa preta; o delicioso e criativo canudinho de carne de onça, que une o conhecido canudinho de maionese, servido em festas de aniversário, com a saborosa iguaria curitibana; a carne de onça japonesa; e a carne de onça na massa crocante de pastel. Todas as opções serão comercializadas pelo preço fixo de R$ 20.

O Bar Quermesse fica na Rua Carlos Pioli, (nº 513), no bairro Bom Retiro, e funciona de terça a sexta, das 17h às 01h, e aos sábados e domingos, das 11h30 às 01h. Mais informações no site www.quermesse.com.br ou pelo telefone (41) 3026-6676.

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