Cerca de 300 gestores e pedagogos de escolas públicas participam de capacitação em liderança e gestão da aprendizagem

Cerca de 300 gestores e pedagogos de escolas públicas participam de capacitação em liderança e gestão da aprendizagem

Evento terá participação do filósofo Clovis de Barros e do especialista em gestão escolar Vilmar Brito

Cerca de 300 diretores e pedagogos de escolas públicas da Região Metropolitana de Curitiba estarão reunidos para ouvir alguns dos nomes mais relevantes da educação brasileira, nos dias 6 e 7 de agosto, em São José dos Pinhais (PR). Eles terão oportunidade de acompanhar renomado filósofo e professor Clovis de Barros Filho, que vai falar sobre ‘Gestão e liderança: em busca da verdadeira essência do líder”. Com mais de um milhão de seguidores no Instagram, onde aborda filosofia de forma simples e didática, o professor Clovis é livre-docente de Ética da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e sua contribuição para a filosofia e ética no Brasil é reconhecida amplamente. Outro palestrante do evento é o professor Vilmar Britto, que vai falar sobre “Gestão do Ensino e da Aprendizagem”. O evento “Escola de Gestores e Pedagogos”, organizado pelo Instituto Conhecer, acontece no espaço de eventos Calu.

Especialista em planejamento educacional, tecnologias em educação e psicopedagogia institucional, o professor Vilmar Britto é atualmente presidente da UNDIME- União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino - Região Sudeste e da UNDIME-ES, reside no Espírito Santo, onde é secretário de Educação do município de Jerônimo Monteiro. Ele vai palestrar no dia 6 de agosto, das 8 às 12h e das 13h às 17h. Com ampla experiência em gestão escolar, o professor vai abordar várias questões relacionadas ao fazer pedagógico da escola, com destaque para a atuação do coordenador pedagógico. “A gestão educacional precisa ser entendida como potência, capaz de contribuir para a garantia do direito à educação e desenvolvimento integral de cada estudante, reduzindo desigualdades e promovendo a equidade”, diz ele.

Já o professor Clovis de Barros fará sua conferência no dia 7 de agosto, das 13h às 15h. Além da atuação como professor universitário, ele é proprietário do Espaço Ética, em São Paulo, no qual se dedica a pesquisas e palestras sobre ética e valores em educação corporativa. Neste mês ele está lançando um novo livro, “Projeto de Vida: Caminhos Para Uma Vida Que Valha a Pena” (editora Citadel), com reflexões para pensar melhor a vida. Além desse, é autor de vários livros, entre eles “A Vida que vale à pena ser Vivida”; “A felicidade é Inútil”; “Ética e Vergonha na Cara”; “Em Busca de Nós Mesmos”; “Moral da História” e “Despertar Inspirado”. Durante o evento do Instituto Conhecer, vai abordar a liderança para gestores escolares.

A Escola de Gestores e Pedagogos do Instituto Conhecer tem programação em São José dos Pinhais (PR) durante todo o ano e a participação é aberta a professores e pedagogos tanto da rede pública quanto da rede privada. Interessados podem se inscrever através do whatsapp (27) 99901-0145.

Sobre o Instituto Conhecer

O Instituto Conhecer desenvolve e oferece cursos de formação continuada para gestores e professores em todo o Brasil. Fundado em 2013 pelo professor e empresário Vicente Falcão, o Instituto Conhecer tem sede em Vila Velha, Espírito Santo, sendo atualmente uma das empresas mais conceituadas do país na formação de professores, gestores e demais profissionais da educação. O instituto atua em formato multiplataforma, em diversas frentes. Oferece cursos, seminários e congressos presenciais em todo o país e mantém a plataforma Saeb Digital, com cursos on-line e híbridos. Organiza o congresso Brincar, voltado à educação infantil, e o seminário Incluir, com foco na inclusão no ambiente educacional. Também possui uma linha de material didático destinada a alunos da educação infantil até o 9º ano, contemplando os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Para mais informações, basta acessar www.institutoconhecer.org.br

Serviço:

Escola de Gestores e Pedagogos – Instituto Conhecer

Dias 6 e 7 de agosto , das 8h às 12 e das 13h às 17h

Espaço Calu Recepções

Av. Rui Barbosa, 10101 - Centro, São José dos Pinhais - PR

Informações: (27) 99901-0145.

Add a comment

Maternidade Santa Brígida promove ação para o Dia dos Avós  

Maternidade Santa Brígida promove ação para o Dia dos Avós 

Iniciativa colocou avós e seus netos internados na UTI Neonatal em contato pele a pele, trazendo benefícios físicos e emocionais aos bebês e familiares 

Ter o primeiro contato físico com um familiar é uma etapa marcante e muito importante na vida de um recém-nascido. Além dos aspectos emocionais, o momento traz inúmeros benefícios físicos e contribui para o desenvolvimento do bebê. Pensando em incentivar essa experiência, no Dia dos Avós, (26/07), a Maternidade Santa Brígida, da Hapvida NotreDame Intermédica, realizou um momento especial para os avós de recém-nascidos na UTI Neonatal. 

Utilizando o Método Canguru, que consiste no contato pele a pele do bebê com pais ou familiares, a ação aproximou vovôs e vovós de seus netinhos. O momento traz importantes benefícios, pode ajudar a minimizar o estresse, dor e choro do recém-nascido, é um estímulo para estabilizar a temperatura do corpo e batimento cardíaco do bebê, pode contribuir para a redução do risco de infecção hospitalar, diminui a ansiedade dos familiares em relação ao cuidado de um bebê prematuro, entre outras vantagens. 

"O contato pele a pele do Método Canguru traz inúmeros benefícios para os recém-nascidos, que vai da melhoria do desenvolvimento do bebê até o fortalecimento do vínculo afetivo familiar. A extensão desta metodologia aos avós tem como objetivo ampliar a conexão parental com os netos e, até mesmo, com os pais da criança, pelo fortalecimento da rede de apoio e troca de experiências", afirma Franciane Gonçalves, diretora-executiva de Acolhimento e Bem-Estar do Cliente. 

Essa iniciativa faz parte do "Apaixonados pela Vida", programa de acolhimento da Hapvida NotreDame Intermédica, que tem como objetivo a promoção de ações que acolham e cuidem com excelência os clientes durante toda a experiência hospitalar. 

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica 

Com 78 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. A companhia, que possui mais de 68 mil colaboradores, atende cerca de 15,8 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país. 

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 86 hospitais, 76 prontos atendimentos, 345 clínicas médicas e 294 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Add a comment

Chá é opção saudável, saborosa e prática para se aquecer no inverno

Chá é opção saudável, saborosa e prática para se aquecer no inverno

Bebida de tradição milenar, o chá propicia conforto térmico e contribui para o bem-estar geral nos dias frios

Com as baixas temperaturas durante o inverno, aumenta a busca por alimentos e bebidas que aqueçam, como as infusões. Com tradição milenar, o chá é a segunda bebida mais consumida no mundo, atrás somente da água. No Brasil, o setor de bebidas por infusão segue conquistando novos adeptos. Com faturamento anual acima de R$ 1 bilhão, segundo dados Nielsen, a maior parte desse montante é movimentada nos dias frios.

Inverno e chá, aliás, são a combinação perfeita entre bem-estar e saúde. As infusões aliam o conforto térmico às propriedades digestivas, como as presentes no chá verde, camomila, erva-cidreira e boldo, por exemplo. Além disso, são fontes de compostos bioativos que, associados a hábitos de vida saudáveis, oferecem benefícios à saúde de forma geral.

Algumas das opções mais lembradas de chás para o inverno são os calmantes, como camomila, erva doce, hortelã e capim cidreira, e os estimulantes, como chá mate, chá preto e chá verde. Para diversificar, há também os sabores frutados e florais, como amora, mirtilo e baunilha; hibisco, rosa silvestre e amora; entre outros.

Os chás também são aliados na hidratação. As opções calmantes são as melhores para a hidratação da pele. Já os chás diuréticos – como o chá-verde – e os que trazem mais energia – como o chá preto, chá verde e o chá mate – são indicados para serem consumidos três xícaras por dia, no máximo.

Em geral, o consumo regular e adequado de chás propicia benefícios à saúde, como melhora na qualidade do sono; alívio de dores musculares e de cabeça, ao promover o relaxamento do corpo; e aumento de energia, no caso de chás com estimulantes naturais, como a cafeína.

Segundo pesquisa recente da MindMiners, 88% dos consumidores brasileiros de chá consideram a Leão na hora de escolher sua infusão, a marca mais lembrada. “Como líder de mercado, trabalhamos para informar o consumidor a respeito dos benefícios e versatilidade do chá. Anualmente, lançamos novos produtos para incentivar o consumo de infusões em diferentes ocasiões da rotina diária”, afirma Flavio Andrade, gerente de Trade & Marketing da Leão.

Sobre a Leão

A Leão é uma empresa do Sistema Coca-Cola no Brasil com mais de 120 anos de experiência no mercado brasileiro, responsável pela produção de bebidas saudáveis representadas pelas marcas Leão e Matte Leão, líderes da categoria de chás seco para infusão, referências de mercado e sinônimo de qualidade, tradição e inovação.

Add a comment

Pátio Batel terá Dia dos Pais com sorteio de Harley-Davidson e exposição de veículos de luxo  

Pátio Batel terá Dia dos Pais com sorteio de Harley-Davidson e exposição de veículos de luxo

O futurista Tesla Cybertruck faz parte de exposição que acontece no mall; já a partir desta sexta (26), cada R$ 600 em compras dão direito a cupom para concorrer à motocicleta

O Pátio Batel apresenta sua campanha especial para o Dia dos Pais, celebrando a conexão única entre pais e filhos e destacando o vínculo emocional profundo e momentos compartilhados que tornam essa relação tão especial.

Parte dessa celebração contará com o sorteio de uma motocicleta Harley-Davidson Fat Boy 114, modelo 2024; a cada R$ 600 em compras, os clientes ganham um cupom para concorrer. O posto de trocas fica localizado no piso L1, em frente a Le Creuset, mesmo piso onde a moto sorteada estará exposta. A promoção é válida de 26 de julho a 11 de agosto, e o vencedor será anunciado no dia 12 de agosto. 

Exposição de carros de luxo com exclusivo Tesla CyberTruck

Além do sorteio, o shopping também receberá uma exposição de carros de luxo da Sigma Motors, trazendo marcas renomadas como Porsche e Mercedes, que estarão em exibição de 03 a 17 de agosto. O grande destaque da exposição será o Tesla CyberTruck, que integrará a exibição por alguns dias proporcionando aos visitantes a oportunidade de conhecer de perto essa inovação automotiva.

Considerado um dos veículos mais especiais do mundo, devido ao seu design futurista e tecnologia inovadora, o CyberTruck tem pouquíssimas unidades importadas para o Brasil, até o momento. Repleto de exclusividade, o modelo promete ser uma atração imperdível para os amantes de carros.

Para completar a experiência, um simulador interativo estará disponível para o público durante a semana que antecede o Dia dos Pais e também no dia da celebração. Para mais informações sobre a campanha, sorteio, exposição e outras atividades especiais, acesse o site patiobatel.com.br/diadospais  

Sobre o Pátio Batel

Entretenimento, cultura, lazer e compras em um local singular de Curitiba. O Pátio Batel é o único shopping do segmento luxo do Sul do Brasil, contando com aproximadamente 190 estabelecimentos, sendo 71 lojas exclusivas, como Prada, Burberry, Gucci, Hugo Boss, Louis Vuitton e Tiffany & Co. Em seus 10 anos de história, a marca Pátio Batel se posiciona como “única em todos os sentidos”: um espaço para ser acolhido em uma experiência de bem-estar, moda e luxo.

Add a comment

Aliança pela Inclusão Produtiva seleciona projetos paranaenses de turismo sustentável para receber apoio financeiro  

Aliança pela Inclusão Produtiva seleciona projetos paranaenses de turismo sustentável para receber apoio financeiro

Serão selecionados projetos urbanos ou rurais de organizações sem fins lucrativos dedicados a atividades relacionadas à conservação ambiental e cultural

Segundo dados de 2023 do Mapa do Turismo, dos 5.570 municípios brasileiros, 2.477 possuem vocação turística, ou seja, quase 45% dos municípios do país. Nesse sentido, importante pensar sobre os impactos sociais, econômicos e ambientais do turismo. Como é possível incentivar a sustentabilidade desse setor? Pensando neste cenário, a Aliança pela Inclusão Produtiva (AIPÊ) lança a chamada pública Turismo Sustentável, voltada para projetos que desenvolvem atividades de turismo aliados à conservação ambiental, histórica ou cultural dos territórios onde estão localizados. A ação também vai analisar propostas paranaenses, que fomentem as cadeias produtivas locais, promovam a melhoria da educação e a conscientização dos visitantes.

Iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Fundação Arymax, da Fundação Tide Setubal, do Instituto HEINEKEN, do Instituto humanize, Instituto Votorantim e Santander, a AIPÊ selecionará projetos que receberão até 500 mil reais cada, totalizando um investimento de 5 milhões de reais. O BNDES contribuirá com metade dos recursos ao passo que os demais parceiros se responsabilizarão pelo restante. Além dos recursos, os projetos serão acompanhados ao longo de dois anos e receberão aporte técnico por meio de mentorias e oficinas temáticas com especialistas.

Mobilizados pela relevância da economia verde, a chamada Turismo Sustentávelfoi desenvolvida com o objetivo de promover a inclusão produtiva por meio do apoio a iniciativas com potencial de fortalecer as redes locais, melhorar os produtos turísticos e promover a preservação do ambiente e respeito às comunidades locais. “As práticas de turismo sustentável podem incluir ações de redução do impacto do turismo no ambiente, facilitação do turismo para públicos prioritários, promoção de educação e conscientização dos visitantes e garantia de engajamento e benefícios comunitários”, detalha Ana Bonimani, gerente de Programas do Instituto Votorantim, integrante do comitê gestor da AIPÊ.

As organizações proponentes podem ser atuantes tanto no contexto urbano quanto rural e devem realizar investimentos com foco em fortalecimento de coletivos, redes e organizações locais; criação ou melhoria de produto turístico; implementação de práticas sustentáveis em empreendimentos turísticos e monitoramento da sustentabilidade das práticas turísticas existentes. As inscrições estão abertas no site da Aipê (www.aipe.org.br) até o dia 21 de agosto de 2024. Para se inscrever, é preciso que sejam organizações sem fins lucrativos com CNPJ ativo há, no mínimo, quatro anos e com capacidade de articular diferentes práticas pelo turismo sustentável. Serão priorizadas iniciativas dos segmentos de turismo de base comunitária e turismo étnico e organizações lideradas ou majoritariamente formadas por mulheres, pessoas negras, indígenas, comunidades tradicionais e juventude rural.

Chamadas AIPÊ

No mesmo período, a AIPÊ lança outra chamada pública, Práticas de Agricultura Sustentável, que soma R$ 9 milhões destinados para até dez projetos. O chamamento é direcionado a iniciativas voltadas para produtores rurais de baixa renda atuantes nos biomas Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa. A chamada foi desenhada para apoiar e fortalecer cooperativas e associações que já iniciaram a transição para a adoção de práticas de agricultura sustentável, como por exemplo recuperação da área de pasto ou plantio degradada, produção orgânica, sistemas agroflorestais, integração lavoura-pecuária-floresta, manejo de resíduos para geração de energia e compostagem, produção de bioinsumos e manejo do solo.

Serviço:

Chamada Pública AIPÊ – Turismo Sustentável

Inscrições: De 27 de junho a 21 de agosto de 2024

Resultados: Até 17 de dezembro

Onde se inscrever: www.aipe.org.br 

Sobre a AIPÊ (Aliança pela Inclusão Produtiva)

A AIPÊ (Aliança pela Inclusão Produtiva) é resultado da união de instituições com conhecimento e experiência reconhecidos na atuação pela redução da desigualdade por meio da inclusão produtiva. Juntos, BNDES, Instituto Votorantim, Fundação Arymax, Fundação Tide Setubal, Instituto HEINEKEN, Instituto humanize, e Santander reuniram recursos não reembolsáveis que serão aportados em chamadas públicas com recortes específicos, sempre direcionadas a projetos conduzidos por associações, cooperativas, microempresas e empreendedores individuais com o objetivo de tirar pessoas da vulnerabilidade através da promoção do trabalho e renda. A Aliança foi criada com um fundo de 40 milhões de reais que serão destinados a projetos de promoção de trabalho e renda para populações mais expostas a vulnerabilidades através de chamadas públicas realizadas ao longo de cinco anos. Suas duas primeiras chamadas públicas foram lançadas em 2023, voltadas para Negócios Rurais Inclusivos e Empreendedorismo Urbano Periférico, que, juntas, somaram 8 milhões de reais. Foram selecionados 18 projetos, que já começaram a ser atendidos com os recursos financeiros, apoio técnico e mentoria oferecidos pela iniciativa.

 

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos