Casos confirmados de leptospirose sobem no Rio Grande do Sul: confira quais são os sintomas, como tratar e se prevenir da doença  

Casos confirmados de leptospirose sobem no Rio Grande do Sul: confira quais são os sintomas, como tratar e se prevenir da doença

Enchentes no estado foram as grandes responsáveis por colocar a população com o vetor de transmissão da doença, presente na urina de ratos

Por conta das enchentes durante o mês de maio, o Rio Grande do Sul acumulou a notificação de mais de 6,5 mil casos notificados (sendo 546 confirmados), mais de 3,8 mil ainda sob investigação e 25 mortes por leptospirose, segundo a Secretaria de Saúde do estado. A doença é transmitida pelo contato direto ou indireto com a urina de animais, especialmente ratos, contaminados pela bactéria Leptospira. O excesso de água contaminada foi o principal fator para o crescimento do número de casos.

“Em geral, a entrada da bactéria no organismo ocorre através da pele que tenha lesões ou machucados, pele saudável e íntegra que ficar imersa em água contaminada por longo tempo ou pelas mucosas (olhos, boca e narinas) ”, explica a infectologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Lilian Avilla. 

Os principais sintomas dos primeiros estágios da doença são a febre, dores no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos e mal-estar generalizado, além de uma dor característica nas panturrilhas conhecida como “meralgia”. Algumas pessoas podem evoluir para um quadro mais grave, o que pode levar a sintomas como alteração da cor da pele e da cor da esclera (parte branca) do olho, alterações na urina, como redução de vezes e mudança na coloração e surgimento de sangramentos que podem chegar até os pulmões.

Lilian relata que o tratamento da doença para casos mais leves pode ser feito com o uso via oral de antibióticos e com medicações sintomáticas, como remédios para náuseas se ela estiver com enjoos, ou remédio para dor se estiver com dor de cabeça. Porém, para casos mais graves poderá ser necessária uma internação e o acompanhamento em uma unidade de terapia intensiva (UTI). “Isso acontece quando o paciente precisa de transfusões de sangue ou outros derivados do sangue, de hemodiálise, quando apresenta alterações da pressão que requerem a infusão de medicamentos vasopressores para controlá-la e estabilizá-la, e até mesmo quando precisa de intubação para um manejo adequado das complicações pulmonares. Além do uso de antibiótico por via endovenosa, existe todo um suporte multiprofissional necessário para atender às necessidades de pessoas em situação crítica”, detalha a médica.

Ela, porém, afirma, que com a suspeita de leptospirose já é necessário buscar atendimento médico. “Como esta é uma doença que exige um tratamento com antibiótico e pode evoluir de maneira potencialmente fatal, após o atendimento inicial para identificar se realmente se trata de uma infecção por Leptospira, deve-se traçar um plano de cuidados e acompanhamento, seja para seguimento ambulatorial ou em regime de internação hospitalar”, explica.

Os sintomas da leptospirose também podem ser confundidos com os de outras doenças, como a dengue. Por isso, destaca a profissional, é fundamental destrinchar a evolução dos sintomas, a história clínica e os achados do exame físico. “Em algumas situações, dependendo da região do país ou da época do ano, pode haver dúvida acerca de outros diagnósticos infecciosos possíveis. Quando este for o caso, é necessário complementar a investigação com a solicitação de exames gerais e específicos. Os exames gerais abrangem hemograma, provas para avaliar a função dos rins e presença de lesão do fígado, por exemplo. Os específicos são os testes para detectar o próprio microrganismo causador da doença ou a presença de anticorpos contra ele”, analisa. Segundo ela, os manuais de vigilância epidemiológica do Ministério da Saúde oferecem todas as orientações e métodos técnicos para determinar se a doença é leptospirose, dengue, febre-amarela ou alguma outra patologia. “Por isso, é fundamental o acompanhamento médico: para os exames adequados serem solicitados em momento oportuno, e para que os resultados sejam interpretados de maneira correta”, enaltece.

Para evitar que a doença continue se espalhando, é essencial, com a descida do nível das águas, que sejam realizados os cuidados necessários para o controle de roedores, principais vetores da doença, o que inclui evitar proporcionar lugares para que eles tenham alimento ou abrigo. Por isso, é preciso ter atenção ao destino do lixo, armazenar alimentos apropriadamente, vedar paredes, frestas, caixas d’água, além de outros cuidados envolvendo a água, como o manejo adequado de alimentos no preparo para consumo, medidas de saneamento urbano, cuidados na limpeza de locais com acúmulo de água e lama da enchente, dentre outros.

Sobre o Hospital Edmundo Vasconcelos

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.000 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), a presença entre os principais hospitais da América Latina pelo ranking da Revista América Economia e o primeiro lugar no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar na categoria Saúde - Hospitais, conquistado por três anos consecutivos.

Site: www.hpev.com.br

Add a comment

Uso de IA no autoatendimento e sua relação com o ROI  

Uso de IA no autoatendimento e sua relação com o ROI 

Por Vanessa Thompson*

As empresas, hoje em dia, têm clientes que buscam, cada vez mais, soluções rápidas, fáceis e confiáveis. Porém, muitos canais de autoatendimento fornecidos pelas organizações não atendem a essas expectativas. Uma pesquisa realizada pela Gartner apontou que, embora 70% dos clientes utilizem canais de autoatendimento em algum momento de sua jornada de atendimento, apenas 9% conseguem resolver totalmente seus problemas por meio dessas opções. Isso, muitas vezes, os leva a entrar em contato com um agente, anulando assim o propósito da experiência de autoatendimento.

Esta lacuna entre as expectativas do cliente e a experiência real com canais de autoatendimento pode prejudicar significativamente a reputação de uma organização e as taxas de retenção de clientes. Modelos eficazes de autoatendimento não apenas melhoram a experiência e a satisfação do cliente, mas também levam a economias significativas de custos e eficiências operacionais, ao reduzir drasticamente o volume de chamadas para centros de atendimento ao cliente, aumentar as taxas de desvio e melhorar a contenção do autoatendimento, e aumentar os tempos de resolução no primeiro contato, ajudando as organizações a resolverem problemas rapidamente. Além disso, fornecem aos clientes a autonomia, velocidade e personalização que desejam para soluções rápidas e eficazes, adaptadas às suas necessidades.

Não importa o quão bem-sucedida uma empresa possa ser, ela deve continuar a inovar, adaptar-se e ouvir os seus clientes, a fim de melhorar e personalizar a experiência do cliente. Enquanto 81% das marcas acreditam que compreendem profundamente os seus clientes, apenas 46% dos clientes globais concordam com isso, destacando a necessidade de melhorar as experiências dos clientes. Além disso, 64% dos consumidores dizem que abandonariam uma marca se a sua experiência não fosse personalizada (Relatório de Engajamento do Cliente 2024).

Em um cenário competitivo, reduzir a distância entre as expectativas dos clientes e a realidade quando se trata de canais de autoatendimento é importante para o sucesso das empresas. O fracasso em atender às expectativas dos clientes pode ter consequências terríveis. Por isso, inúmeras empresas estão dando alta prioridade à eliminação de pontos de atrito e à abordagem proativa das preocupações dos clientes – e a inteligência artificial (IA), combinada com dados de clientes em tempo real, pode ser a chave para o seu sucesso.

De acordo com uma pesquisa recente da BBC, os líderes empresariais de todo o mundo reconhecem os benefícios da IA, mas admitem que suas organizações não estão preparadas para adotá-la porque ainda não definiram uma estratégia com a qual se sintam confortáveis ou que compreendam bem.

Incorporar ferramentas de IA nas estratégias de atendimento ao cliente tornou-se essencial para empresas que buscam melhorar a experiência do cliente. A IA pode analisar grandes volumes de dados de clientes em tempo real, o que ajuda os agentes de atendimento a personalizarem as interações sem ficarem sobrecarregados com informações. Recursos de autoatendimento alimentados por IA, como chatbots e assistentes virtuais, podem lidar com consultas de rotina, dando aos agentes humanos mais tempo para resolver problemas complexos.

Além disso, a IA pode fornecer aos agentes resumos de interações anteriores com os clientes, permitindo-lhes compreender e resolver rapidamente o problema em questão, reduzindo a necessidade de repetição e melhorando a experiência do cliente. Isto não só melhora a velocidade e a precisão do serviço, mas também garante que o envolvimento seja relevante e individualizado.

Ao desenvolver uma estratégia de software de unidade de resposta audível (URA) acelerada por IA, as empresas também podem melhorar a eficiência do contact center, automatizando consultas e tarefas comuns, além de encaminhar conversas mais complexas para o conjunto de habilidades de agente apropriado. Na verdade, melhorar as taxas de contenção de URA em 5 a 20 por cento e melhorar as taxas de autenticação em 15 a 25 por cento pode reduzir os custos totais do call center em 10 a 30 por cento em apenas três a seis meses, de acordo com a McKinsey.

Também pode levar a um aumento na eficiência operacional. Com uma melhor compreensão do cliente usando IA conversacional e compreensão de linguagem natural (NLU), os clientes podem desfrutar de conversas semelhantes às humanas com agentes virtuais, reduzindo o tempo de resolução ao compreender a intenção do cliente.

O autoatendimento baseado em IA também pode ajudar a melhorar a largura de banda dos agentes, automatizando perguntas frequentes comuns de clientes que frequentemente obstruem as filas do contact center. Também pode levar à melhoria contínua dos agentes, reunindo dados proprietários de chamadas, usando ações históricas para prever as necessidades do cliente e aprimorando a jornada da URA de forma iterativa.

É de suma importância transformar as estratégias modernas de atendimento ao cliente, fornecendo um conjunto integrado de soluções que orquestram interações perfeitas em todos os canais. As empresas podem melhorar a experiência do cliente projetando jornadas do cliente que começam com um autoatendimento intuitivo e escalam até a resolução de problemas complexos com agentes ativos. Os agentes obtêm acesso a dados e contexto em tempo real, permitindo-lhes oferecer um serviço que não é apenas eficiente, mas também centrado no cliente.

Assim, é possível otimizar a IA para as empresas, aproveitando suas vantagens. Isso ajuda as empresas a se tornarem não apenas conscientes do cliente, mas também focadas neles, levando a um melhor envolvimento e ROI.

*Vanessa Thompson é vice-presidente de marketing e lidera uma equipe global de marketing integrada para os produtos de comunicações da Twilio.

Sobre a Twilio

As empresas líderes da atualidade confiam na Plataforma de Engajamento do Cliente (CEP) da Twilio para construir relacionamentos diretos e personalizados com seus clientes em todo o mundo. As principais APIs de comunicação da Twilio permitem que as empresas se envolvam com seus clientes por meio de voz, conversas, mensagens, vídeo e e-mail. O Twilio Segment, a principal plataforma de dados do cliente, permite que as empresas criem interações altamente personalizadas e perfis automatizados de clientes com base em dados primários de vários canais. A Twilio permite que as empresas usem comunicações e dados para adicionar inteligência a cada etapa da jornada do cliente, de vendas a marketing, crescimento, atendimento ao cliente e muitos outros casos de uso de engajamento, de maneira flexível e programática. Em 180 países, milhões de desenvolvedores e centenas de milhares de empresas usam a Twilio para criar experiências mágicas para seus clientes.

Para saber mais, acesse https://www.twilio.com/pt-br/

Redes Sociais:

https://www.linkedin.com/company/twilio-inc-/

https://www.instagram.com/twilio

https://www.facebook.com/TeamTwilio

Add a comment
Conselho Regional de Biomedicina do Paraná realiza Workshop de Estética   

Conselho Regional de Biomedicina do Paraná realiza Workshop de Estética  

Conselho Regional de Biomedicina do Paraná realiza Workshop de Estética

Evento vai debater áreas de atuação profissional, o papel dos biomédicos, segurança jurídica, gestão de clínicas, fiscalização e outros temas

O Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6) vai realizar o primeiro Workshop de Estética para atualizar conhecimentos e debater vários temas relacionados à profissão. O evento será no dia 27 de julho (sábado), das 8h às 17h30, no auditório do UniCuritiba (Rua Chile, 1678, Rebouças, Curitiba-PR).

As inscrições já estão abertas, são gratuitas, podem ser feitas pelo https://forms.gle/2jmdvKP5ZM5A7WRi8 e o espaço tem capacidade para 450 pessoas. Entre os assuntos que serão abordados no evento estão o rejuvenescimento facial com naturalidade, as intercorrências em procedimentos estéticos e os primeiros socorros, aspectos legais, gestão de clínicas, harmonização glútea e outros temas.

“A estética tem crescido muito no Brasil. Esse trabalho cuida da saúde, previne e trata disfunções corporais e faciais. Mas para atuar neste segmento, existe um criterioso processo de inclusão, de habilitação e de fiscalização”, explica o presidente do CRBM6, Thiago Massuda.

Critérios para atuar em estética

O profissional biomédico está apto a realizar procedimentos estéticos somente se estiver inscrito em seu respectivo Conselho Regional, se estiver em dia com todas as condições regulares exigidas por lei e se for devidamente habilitado em biomedicina estética.

A habilitação em biomedicina pode ser obtida durante a graduação, mediante comprovação de estágio obrigatório supervisionado de no mínimo 500 horas ou por meio da realização de curso de pós-graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e que contenha as disciplinas exigidas em sua grade curricular.

O biomédico deve atuar dentro dos limites das resoluções e normativas do Conselho Federal de Biomedicina e de acordo com o Código de ética Profissional (Res. 330/2020).

Conforme a Resolução CFBM nº 241/2014 e a Normativa CFBM nº 01/2012, o profissional biomédico - devidamente habilitado em biomedicina estética - está apto a realizar procedimentos estéticos, sendo que os procedimentos devem ser baseados em rigor técnico, científico e nas práticas de biossegurança.

“É importante destacar também que as resoluções vigentes - que autorizam a atuação do biomédico na saúde estética - não infringem a Lei do Ato Médico (Lei nº 12.842/2013)”, destaca a vice-presidente do CRBM6, Daiane Pereira Camacho.

Rol de atividades em estética

O rol de atividades dos profissionais biomédicos em estética é composto por aplicação de técnicas para as disfunções estéticas corporais, faciais e envelhecimento fisiológico relacionados à derme e tecido adiposo, como por exemplo aplicação de toxina botulínica tipo A; preenchedores dérmicos (absorvíveis e semi permanentes); fios de sustentação (Polidioxanona – PDO); mesoterapia/intradermoterapia; peelings químicos; PEIM (procedimento estético injetável para microvasos); eletroterapia; carboxiterapia; laser fracionado; luz intensa pulsada, dentre outras inúmeras técnicas utilizadas no rejuvenescimento cutâneo e de alterações nas conformações corporais (celulite, estrias, flacidez, gordura localizada, estrias).

“A atuação do biomédico em estética deve estar em consonância com sua capacitação profissional e legislação vigente do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)”, reforça a presidente da Comissão de Biomedicina Estética do CRBM6, Valéria Miranda Avanzi.

Fiscalizações

O CRBM6 atua no combate às falsas notícias ou informações que vinculam erroneamente o nome da biomedicina e solicita a retificação e retratação por parte dos envolvidos.

Nos últimos anos, a entidade obteve diversas conquistas para a categoria – como a norma que inclui o biomédico nos quadros públicos do Paraná – e realizou 673 ações de fiscalizações em 53 municípios de diferentes regiões do Estado.

Em abril de 2024, após o recebimento de denúncia, o CRBM6 e a Vigilância Sanitária interditaram uma clínica de estética que funcionava de maneira irregular em Castro (PR).

Procura

A graduação de biomedicina é uma das mais procuradas atualmente em todo Brasil. No Paraná, os cursos são ofertados em mais de 50 instituições de ensino superior espalhadas por Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Campo Mourão, Apucarana, Foz do Iguaçu, Araucária, Guarapuava, Ivaiporã e Assis Chateaubriand.

Sobre o CRBM6

O Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6) é uma Autarquia Federal com jurisdição no Estado do Paraná.

A entidade é formada por mais de 5 mil profissionais. A sede fica em Curitiba e as delegacias regionais estão em Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, União da Vitória, Guarapuava, Umuarama, Guaíra e Ponta Grossa.

Os biomédicos atuam em mais de 30 atividades ligadas à saúde tais como acupuntura, análises clínica e ambiental, bromatológicas [avalia a qualidade dos alimentos], auditoria, banco de sangue, biofísica, biologia molecular, bioquímica, citologia oncótica, embriologia, estética, farmacologia, fisiologia, genética, hematologia, histologia, imunologia, imagenologia, informática da saúde, microbiologia, microbiologia de alimentos, monitoramento neurofisiológico transoperatório, parasitologia, patologia, perfusão, psicobiologia, radiologia, reprodução humana, sanitarista, saúde pública, toxicologia, virologia e outras áreas.

Add a comment

Curitiba no Inverno - duas atrações centrais e gratuitas para visitar durante as férias  

Curitiba no Inverno - duas atrações centrais e gratuitas para visitar durante as férias

Com a chegada das férias e das baixas temperaturas, Curitiba se torna muito atrativa para turistas que procuram viajar no inverno, já que é considerada a capital mais fria do Brasil. Quem gosta de história e do universo da ferrovia, vai se encantar com as atrações do Shopping Estação, que abriga um Museu Ferroviário e também o Expresso Estação.

O Museu Ferroviário fica na antiga Estação Ferroviária que ligava Curitiba a Paranaguá, considerada a porta de entrada da capital paranaense. O Shopping Estação é o único do país a sediar um museu, espaço com um acervo de mais de 600 peças originais e réplicas das ferrovias, como mobiliários e objetos como telefones, telégrafos, apitos, chapéus, sinos e até obras de artistas paranaenses como Poty Lazzarotto, Alfredo Andersen e João Turin.

Depois de mergulhar na história do Paraná, é hora de fazer um passeio de trem divertido. O shopping preserva uma locomotiva a vapor que proporciona uma aventura tecnológica e faz os passageiros viajarem “sem sair do lugar”. O Expresso Estação é uma experiência interativa e imersiva, faz com que crianças e adultos voltem a décadas passadas e conheçam os segredos da ferrovia estadual. O vagão, ambientado como um trem de época, faz a viagem de Curitiba a Paranaguá pela Serra da Graciosa. Os participantes se transportam para cem anos atrás, com narrativas sobre a região, riquezas da época, paisagens naturais, animais, trajeto e referências da Serra, como a ponte São João e o Pico Marumbi. A visitação é totalmente gratuita, tanto no museu quanto no Expresso.

Serviço:

Museu Ferroviário - funciona de segunda a quinta, das 10h às 22h, sexta e sábado, das 10h às 23h, e domingos das 11h às 22h.

Expresso Estação - funciona de segunda a sábado, das 10h às 18h, e domingo, das 11h às 19h.

Entrada gratuita

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças

Curitiba (PR)

(41) 3094-5300

https://www.instagram.com/shopping_estacao

www.shoppingestacao.com.br 

Add a comment

Coreia do Sul nomeia novo Cônsul Honorário no Paraná

Coreia do Sul nomeia novo Cônsul Honorário no Paraná

Empresário Cristian Kim assume mandato com foco em novos negócios

No último dia 19 de junho de 2024, o Consulado-Geral da República da Coreia em São Paulo nomeou o empresário Cristian Kim como Cônsul Honorário da Coreia do Sul no Paraná. Sua missão é a promoção e manutenção das relações bilaterais entre os países, contribuindo para o aprofundamento da cooperação nas esferas científica, cultural e econômica.

O trabalho à frente do consulado é de fomentar a cultura coreana no Paraná apresentando sua história, tradições e também a contemporaneidade de um país de elevada inovação e desenvolvimento. Assim, uma série de reuniões e encontros estão sendo promovidos entre cidades coreanas a Câmara Municipal de Curitiba, bem como o Governo do Estado.

Com uma sólida trajetória executiva, Cristian Kim é também empreendedor e professor acadêmico. Sua paixão pela construção de pontes entre diferentes culturas e nações conferem habilidades diplomáticas na gestão de negócios internacionais.

“É uma honraria receber esta missão, pois sendo descendente direto de coreanos, sinto profundo reconhecimento da minha trajetória pessoal e profissional”, afirma Kim.

Cristian Kim é filho de imigrantes coreanos que vieram da Alemanha, na década de 70, para atuar em Curitiba. Kim construiu sua carreira na área de Executive Search e Human Resources Consulting. Atualmente é sócio da Nabi Capital Humano e professor da Pós-Graduação em Gestão de Negócios (FAE Business School). Como Gerente Regional da AMCHAM Curitiba contribuiu para a expansão internacional de diversas companhias, além de liderar equipes em empresas como Gympass, Manpower Group e Michael Page International.

Coreia do Sul

É o 12º parceiro comercial do Brasil no mundo, além de importante investidor na economia nacional. Em 2023, o comércio bilateral movimentou U$10,45 bilhões. Somente este ano já aconteceram três aberturas de mercado para produtos agrícolas brasileiros. Portanto, o país asiático é um grande parceiro comercial para o Paraná.

Datas comemorativas

6 de junho: Memorial Day Coreano

17 de julho: Dia da Constituição

15 de agosto: Independência da Coreia

16 a 18 de setembro: Dia de Ação de Graças na Coreia (Chuseok)

3 de outubro: Dia da Fundação Nacional

9 de outubro: Dia do Alfabeto Coreano (Hangeul)

Agenda

27 e 28 de agosto: IV Seminário de Negócios Internacionais do Paraná (Curitiba-PR)

Serviço:

Consulado da Coreia do Sul no Paraná

Telefone: (41) 2106-6998 e (41) 99238-7674

Horário de funcionamento: 9h às 18h

Local: Rua Comendador Araújo, 499 - 10º andar I Centro I 80420-000 I Curitiba-PR

Instagram: https://www.instagram.com/consuladocoreiapr/

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos