Julho Amarelo: mês é destinado ao reforço de ações de vigilância e prevenção das hepatites virais  

Julho Amarelo: mês é destinado ao reforço de ações de vigilância e prevenção das hepatites virais

Estima-se que o tipo B afete mais de 1 milhão de brasileiros; capital brasileira enfrenta surto da doença em 2024

Estamos no Julho Amarelo, o mês de conscientização e de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A hepatite é uma doença que atinge o fígado e compromete suas funções. Os tipos mais comuns são causados pelos vírus A, B e C e, na maioria das vezes, as infecções são silenciosas ou assintomáticas. Estima-se que 520 mil pessoas tenham hepatite C no Brasil, mas não têm acesso ao diagnóstico e tratamento. Já para a hepatite B, a estimativa feita pelo Ministério da Saúde é de quase 1 milhão de casos, com apenas 300 mil diagnosticados.

Apesar de ser uma infecção que pode ser prevenida, como por exemplo, pela vacina, surtos pontuais da doença, que ocorrem quando há um número acima do comum de casos infecciosos, ainda acontecem. No ano passado, São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC) entraram em alerta após registrarem um crescimento no número de casos. Em 2024, desde o início do ano, outra capital brasileira está passando por um surto de contaminação de hepatite A. Curitiba (PR) já registrou, até o momento, 228 casos e 5 mortes confirmadas.

"As hepatites virais são doenças infecciosas de etiologia viral que acometem o fígado, inflamando-o inicialmente e prejudicando toda a sua função biológica, que é a de eliminar toxinas e metabolizar nutrientes e hormônios. Essas alterações podem ser leves, moderadas ou graves, como a cirrose hepática e o câncer de fígado. Quando se apresentam sintomas, estes são, comumente, cansaço, febre, mal-estar geral, tonturas, enjoos, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras", destaca a infectologista do Hospital Vita, Dra. Marta Fragoso.

Transmissão e prevenção

A transmissão das hepatites pode ocorrer de diversas formas, como por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada, pelo contato com secreções contendo o vírus ou em práticas sexuais sem proteção. Nas hepatites B e C, além dessas formas, elas também podem ser transmitidas da mãe para o filho durante a gestação, em uma transmissão vertical. “Sua forma de transmissão se dá por meio do contato com sangue ou secreções contaminadas, principalmente entre profissionais de saúde, usuários de drogas injetáveis que compartilham agulhas e seringas, e em procedimentos invasivos de saúde com dispositivos ou equipamentos sem esterilização adequada”, explica a infectologista.

Apesar de grande parte dos casos de hepatites não apresentarem sintomas, elas podem trazer complicações. A hepatite A, por exemplo, pode ser fulminante, enquanto as hepatites B e C podem causar cirrose, câncer (principalmente de fígado) e até mesmo a morte. O tipo C costuma se tornar crônico. A principal forma de prevenção é por meio da vacinação, que protege contra os tipos A, B e até o D, que, apesar de não ser comum, só contamina pessoas que já contraíram o tipo B.

A vacina pentavalente, que protege contra a hepatite B, além de proteger contra difteria, tétano, coqueluche e influenza tipo B, é aplicada logo após o nascimento. Para a hepatite A, a vacina deve ser aplicada entre 12 e 23 meses de vida. O saneamento básico adequado, a higiene das mãos e dos alimentos, além de práticas sexuais seguras, também são formas eficazes de prevenção.

Diagnóstico

O diagnóstico das hepatites é feito por meio de exames de sangue, nos quais se pesquisa a presença de anticorpos. É possível detectá-los por até seis meses após a contaminação. Como grande parte dos casos são silenciosos e assintomáticos, o diagnóstico precoce possibilita um tratamento certeiro, diminuindo as chances de complicações ou até mesmo da hepatite C ser descoberta em sua fase crônica.

A taxa de cura das hepatites pode chegar a 95%, principalmente se descoberta no início. A Mobius, empresa que desenvolve e comercializa produtos destinados ao segmento de medicina diagnóstica focada em biologia molecular, oferece testes moleculares para a detecção de hepatite B e C. A tecnologia possibilita um diagnóstico rápido, em poucas horas, além de auxiliar na conduta médica.

A hepatite é tratada com medicamentos antirretrovirais, mas isso pode ser inviável quando o vírus apresenta resistências causadas por mutações específicas. O teste HBV realiza a genotipagem para detecção da resistência a medicamentos, possibilitando um tratamento mais assertivo e personalizado na escolha do melhor medicamento. Na hepatite C, o teste HCV avalia as mutações em NS5B, 5UTR, NS5A, NS5A GT2 e NS3, e também identifica a melhor opção de tratamento, impactando diretamente no prognóstico da infecção.

"Os exames moleculares da Mobius desempenham um papel importante na detecção precoce e precisa das hepatites B e C. As soluções são capazes de identificar o material genético e auxiliar na escolha dos melhores medicamentos disponíveis para o tratamento. A precisão dos exames proporciona resultados confiáveis, permitindo que os profissionais de saúde iniciem o tratamento rapidamente, antes que complicações sérias possam se desenvolver. Isso não só melhora as chances de recuperação do paciente, mas também reduz o risco de transmissão para outras pessoas", destaca Rafaela Carvalho, Business Partner Comercial da Mobius.

O tratamento das hepatites varia de acordo com a condição de cada paciente. De acordo com a Dra. Marta Fragoso, a hepatite A não possui tratamento específico, apenas o alívio dos sintomas, mas em caso de insuficiência hepática grave, o acompanhamento deve ser hospitalar. No caso da hepatite B, ela pode ser aguda ou crônica; na fase aguda, os sinais e sintomas são de curta duração e podem ser tratados com medicações. Já na fase crônica, que é quando a doença dura mais de seis meses, costuma-se utilizar medicamentos antivirais para reduzir os riscos de progressão para casos mais graves. A hepatite C também é tratada com antivirais de ação direta, buscando evitar remédios que sobrecarregam as funções do fígado.

Sobre a Mobius

A Mobius faz parte de um grupo sólido de empresas com mais de 25 anos de atuação e grande expertise no mercado. Desenvolve, produz e comercializa produtos destinados ao segmento de medicina diagnóstica, fornecendo kits para o Diagnóstico Molecular in vitro de doenças infecciosas, oncologia e genética médica, tornando o diagnóstico cada vez mais rápido e preciso. Para mais informações, acesse https://mobiuslife.com.br/

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PkB tem espaço instagramável dedicado à Disney Magic Run  

PkB tem espaço instagramável dedicado à Disney Magic Run

Corrida tem apoio do Shopping, que criou benefício exclusivo para clientes MultiVocê Gold. Confira!

O ParkShoppingBarigüi já entrou no clima da Disney Magic Run. Durante todo o mês de julho, clientes que passarem pelo piso térreo, no espaço instagramável da corrida, poderão registrar momentos divertidos e publicar nas redes sociais fotos em frente ao painel que simula uma pista de corrida com os personagens Disney.

O ParkShoppingBarigüi, que apoia o evento, também preparou um benefício exclusivo para clientes do programa de relacionamento: quem é MultiVocê Gold poderá trocar seus pontos por inscrições. O cliente pode escolher a modalidade, corrida ou caminhada. Os ingressos são limitados e o cliente MultiVocê poderá consultar o benefício diretamente no App Multi.

Com percurso de 5 km de corrida e 2,5 km para caminhada, a expectativa é reunir 6 mil pessoas, entre atletas e famílias no dia 4 de agosto, pela primeira vez em Curitiba. Durante o evento, os participantes estarão envolvidos em atrações e brincadeiras com personagens icônicos como Mickey e Minnie. O PkB levará ao campus da Universidade Positivo uma ação para os atletas com a tradicional roleta de prêmios das lojas do shopping, além do painel instagramável.

Serviço:

DISNEY MAGIC RUN CURITIBA 2024

Intagramável do PkB no piso térreo próximo ao Coco Bambu

Mais informações: http://DisneyMagicRunCuritiba.com.br/

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Inteligência Artificial coloca o foco no cliente para uma boa experiência de compras  

Inteligência Artificial coloca o foco no cliente para uma boa experiência de compras

Em pesquisa, 87% dos consumidores apontam que bom atendimento é um diferencial competitivo

A abordagem centrada no cliente está mudando a forma como as empresas operam e se relacionam com seus consumidores. Priorizando a experiência em todas as etapas do processo de compra, esse método busca entender as necessidades e expectativas dos compradores. Para isso, a Inteligência Artificial tornou-se uma grande aliada.

Essa estratégia é corroborada por dados do relatório CX Trends 2023. A pesquisa mostrou que 87% dos consumidores valorizam uma boa experiência durante o atendimento. Por outro lado, 65% dos entrevistados afirmaram que já desistiram de comprar de uma loja ou marca após terem tido uma experiência ruim.

Para Alan Nicolas, especialista em IA para negócios e fundador da Academia Lendár.I.A, conhecer o cliente é o primeiro passo para garantir uma boa experiência. “É fundamental que as empresas compreendam a jornada dos clientes para oferecer um serviço de excelência. A inteligência artificial pode ajudar nesse processo, proporcionando insights valiosos sobre o comportamento do consumidor”, afirma

A jornada do cliente

Mapear todas as interações entre o consumidor e a empresa, desde a descoberta do produto até o pós-venda, permite identificar pontos críticos que podem ser aprimorados para garantir a satisfação e fidelização do cliente. “Empresas que adotam essa prática conseguem antecipar as necessidades da sua clientela, oferecendo soluções personalizadas que aumentam a lealdade e impulsionam as vendas”, declara.

Alan afirma que, com a tecnologia atual, é possível analisar grandes volumes de dados para entender os padrões de comportamento dos clientes. “Esse movimento permite que as empresas atendam às demandas atuais e prevejam tendências futuras, ajustando suas estratégias de marketing e atendimento de forma proativa”, pontua.

Aplicações práticas

Empresas de diversos setores têm implementado a abordagem centrada no cliente com sucesso. No setor de e-commerce, por exemplo, muitas plataformas utilizam algoritmos de recomendação que analisam o histórico de compras e navegação dos usuários para sugerir produtos relevantes, melhorando a experiência de compra e aumentando as chances de conversão.

Além disso, o atendimento tem avançado com a ajuda de ferramentas de Inteligência Artificial, como chatbots, que oferecem suporte imediato. “Os chatbots são capazes de resolver problemas comuns rapidamente, permitindo que os atendentes humanos se concentrem em questões mais complexas. Esse equilíbrio entre tecnologia e atendimento humano é fundamental para manter um alto nível de satisfação dos clientes”, comenta Nicolas.

Desafios e oportunidades

Apesar dos benefícios, implementar uma abordagem centrada no cliente não é simples. Requer investimentos em tecnologia, treinamento de funcionários e uma cultura organizacional focada.

Para o especialista, empresas que conseguem superar esses desafios têm a oportunidade de se diferenciar no mercado. “Aqueles que realmente entendem seus consumidores e adaptam suas estratégias estão um passo à frente da concorrência. Isso se traduz em maior retenção de clientes, aumento das vendas e, consequentemente, melhores resultados financeiros”, observa.

Alan Nicolas destaca que as empresas que ainda não priorizaram o cliente precisam se adaptar rapidamente, sob o risco de se tornarem obsoletas. "O foco no consumidor não é uma escolha, mas uma necessidade. Empresas que ignoram essa tendência correm o risco de ficar para trás”, finaliza.

Sobre Alan Nicolas

Empresário, referência no mercado digital e especialista em IA para negócios, Alan Nicolas está redefinindo como pessoas e empresas interagem e se beneficiam da inteligência artificial na vida cotidiana. Sua habilidade em construir e liderar empresas rumo ao sucesso reflete sua visão de que a tecnologia, quando usada corretamente, pode ser uma poderosa alavanca para crescimento pessoal, profissional e financeiro.

Fundador da Academia Lendár.I.A, Alan se destaca por sua abordagem focada em fundamentos. Ele acredita firmemente que a compreensão profunda dos princípios básicos é essencial para maximizar o potencial da inteligência artificial. Para ele, não se trata apenas de dominar as ferramentas tecnológicas, hacks ou atalhos, mas de entender os alicerces sobre os quais essas ferramentas são construídas e principalmente como aplicá-las de forma inteligente no nosso dia a dia.

Sobre a Academia Lendár.I.A

A Academia Lendár[IA], é uma startup de educação e inovação que está redefinindo a maneira como interagimos, aprendemos e criamos com a IA. Um ecossistema de inovação que democratiza o conhecimento avançado em IA. Com uma metodologia disruptiva, capacitamos nossos alunos a se tornarem especialistas IA em poucos meses, criando soluções revolucionárias e empresas altamente lucrativas em tempo recorde. Mais do que uma comunidade de aprendizado, somos um movimento comprometido em moldar o futuro pós-AGI. O futuro da IA é agora, e ele começa na Academia Lendár[IA].

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O futuro do trabalho já está acontecendo e traz a IA como principal pilar  

O futuro do trabalho já está acontecendo e traz a IA como principal pilar

Especialista explica os maiores desafios atuais e as previsões até 2027, que devem incluir ainda novas habilidades e funções de sustentabilidade

Mais de 90% dos CEOs globalmente relatam escassez de talentos e falta de habilidades relevantes para o futuro do trabalho como um dos maiores desafios que já afetam seus negócios, segundo um estudo da Accenture. O futuro do trabalho chegou, e, com ele, a necessidade de buscar novas competências para se manter atualizado dentro da sua indústria ou surfar na alta demanda por profissionais ainda pouco presentes no mercado – como especialistas em dados, realidade virtual e inteligência artificial.

De acordo com Rica Mello, especialista em gestão de empresas e fundador do grupo BCBF, o que é chamado de futuro do trabalho já está aqui. “Estamos vivendo uma era em que a flexibilidade, as inovações e a tecnologia transformaram radicalmente como e onde trabalhamos. Chegamos à quarta Revolução Industrial. Embora a conectividade sem limitantes e o trabalho remoto tenham se tornado comuns, o desafio é equilibrar produtividade com bem-estar e interação humana", explica.

A inteligência artificial (IA) é hoje a habilidade mais buscada, considerada pelo dicionário Collins a palavra mais importante do ano passado e deve continuar relevante em 2024. A IA está automatizando tarefas rotineiras e impactando a criação de novos empregos com alguns dos maiores salários. Habilidades digitais, as chamadas "tech skills", são altamente valorizadas no mercado. No entanto, para se destacar, especialmente como líder, é ideal equilibrá-las com soft skills – competências socioemocionais como comunicação eficaz, empatia e inteligência emocional. “Em tempos de inteligência artificial generativa, ser humano na rotina e nas relações é o grande diferencial”, completa o especialista.

Além disso, outras habilidades exigidas dos profissionais, como as green skills – relacionadas à sustentabilidade – estão em alta. Um relatório do LinkedIn indica um aumento nas contratações relacionadas ao tema, ultrapassando significativamente as médias de recrutamento nos principais mercados. No entanto, existe uma notável escassez de profissionais com essas habilidades verdes.

O número de vagas relacionadas à IA tem crescido exponencialmente. De acordo com dados do LinkedIn, o número de vagas mencionando GPT ou ChatGPT aumentou 21 vezes desde novembro de 2022. “Machine learning” e “Internet das coisas” também estão entre as habilidades mais buscadas. Em cinco anos, 44% das habilidades dos profissionais serão alteradas, segundo o estudo Futuro do Trabalho 2023 do Fórum Econômico Mundial.

“As novidades tecnológicas e a 4ª revolução industrial estão criando e eliminando milhões de empregos. Espera-se que 23% das ocupações se modifiquem até 2027. A adoção das novas tecnologias, o aumento do custo de vida, a desaceleração do crescimento econômico e tensões geopolíticas estão acarretando tanto a criação quanto a perda de espaços de trabalho”, conta.

Para realizar previsões mais assertivas, é fundamental não focar apenas em uma única tendência, como a Inteligência Artificial, mas considerar diversos fatores que possam influenciar o futuro. Adotar uma abordagem que abranja tanto questões micro quanto macro permite criar previsões mais precisas e detalhadas. “É essencial estar preparado para eventos imprevisíveis e adaptar-se conforme necessário, já que o inesperado faz parte do processo. Consultar especialistas de diferentes áreas também é muito importante para obter uma visão mais completa e bem fundamentada”, conclui.

Sobre Rica Mello

Rica Mello é apaixonado por gestão, números, estratégia e pessoas. Dedicou uma década auxiliando grandes empresas como consultor estratégico da McKinsey e Bain & Company antes de criar seus próprios negócios. É empreendedor serial e está à frente de negócios em diversos segmentos como indústria, distribuição, importação, varejo, e-commerce e educação. Auxilia empresários a navegar no desafiante mercado brasileiro e é uma das lideranças da indústria que se preocupam com iniciativas de coleta e reciclagem de materiais. Possui MBA pela Kellogg School e especialização pela Singularity University. Ele aprendeu a gerenciar empresas de qualquer lugar do mundo, para alimentar sua outra grande paixão, que é viajar. Conhece 136 países e almeja visitar todos os países do mundo até 2025.

Para mais informações, acesse https://ricamello.com.br/ ou pelo Instagram @ricamelloficial.

 

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Marca curitibana aposta em óculos de sol com bom preço e design moderno  

Marca curitibana aposta em óculos de sol com bom preço e design moderno

Mirari inaugurou primeira loja no Shopping Curitiba; modelos custam em média R$ 179

Será que é possível encontrar óculos de sol de qualidade, com um design bonito e por um valor acessível? Esse foi o questionamento que marcou o início da Mirari. A marca curitibana acaba de entrar no mercado, com a inauguração de um quiosque no Shopping Curitiba.

Na Mirari, o público irá encontrar óculos de sol, com design, qualidade, proteção e preços acessíveis. Os valores, em média, ficam em R$ 179,00. São mais de cem modelos disponíveis, com foco no público adulto, seguindo as principais tendências da moda.

“Houve um longo processo de pesquisas e estudos para entender o mercado. Mais do que isso, compreender as pessoas, nossos consumidores. A nossa missão é mostrar que o cliente pode ter alta qualidade, estilo e proteção em um óculos de sol, sem pagar caro”, explica o fundador da marca, Gustavo Wilson Hobmeir.

A Mirari está localizada no Piso L3 do Shopping Curitiba. A marca tem planos de expansão para outros pontos da cidade , além do e-commerce.

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