Soft skills são cada vez mais importantes para sucesso profissional  

Soft skills são cada vez mais importantes para sucesso profissional

De acordo com a psicóloga e mentora de carreiras e empreendedorismo, Fernanda Tochetto, habilidades comportamentais são essenciais para o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais, liderança eficaz, solução de problemas e comunicação assertiva

As habilidades comportamentais e socioemocionais, as chamadas soft skills, são cada vez mais valorizadas pelas empresas, como mostra dados recentes do Linkedin, divulgados no final de 2022. Segundo o levantamento da rede social focada em negócio e emprego, 45% de todos os empregos postados no Linkedin Premium em três meses mencionaram a importância de habilidades de comunicação. A pesquisa mostrou também como os profissionais já perceberam a necessidade das soft skills: 61% dos entrevistados disseram que esse tipo de habilidade é tão importante quanto as hard skills no local de trabalho.

A psicóloga, treinadora comportamental, mentora de carreiras e empreendedorismo e autora do livro “Destrave sua vida e saia do rascunho”, Fernanda Tochetto, destaca que as soft skills são essenciais para o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais, liderança eficaz, solução de problemas, comunicação assertiva, adaptabilidade, entre outras competências. Nesse sentido, segundo ela, são de suma importância para que os profissionais se destaquem e prosperem no ambiente de trabalho. “Ter habilidades como empatia, inteligência emocional, resiliência e capacidade de comunicação eficaz pode abrir portas e proporcionar oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional”, afirma.

Profissionais com habilidades comportamentais e socioemocionais desenvolvidas também contribuem para o crescimento da empresa onde atuam, pois fortalecem a cultura organizacional, ao criarem um ambiente de trabalho saudável, colaborativo e produtivo. “Isto porque soft skills ajudam a construir relacionamentos de confiança, promovem diversidade e inclusão, facilitam a resolução de conflitos e estimulam a criatividade e a inovação dentro da empresa”, diz a psicóloga.

Segundo Fernanda, entre as soft skills mais valorizadas pelas empresas e que devem ser buscadas e aprimoradas por profissionais que desejam se destacar em processos seletivos e avaliações de desempenho estão: comunicação eficaz; inteligência emocional; trabalho em equipe e colaboração; pensamento crítico voltado à resolução de problemas; flexibilidade e adaptabilidade; liderança; e resiliência.

Por meio da comunicação eficaz, afirma a treinadora comportamental, o profissional consegue transmitir as informações de forma clara, concisa e assertiva, seja na escrita ou na fala. “Habilidade de reconhecimento e gestão das emoções, a inteligência emocional, por sua vez, permite lidar com o estresse e resolver conflitos de forma construtiva”, diz. Já o trabalho em equipe e colaboração, explica a psicóloga, consiste na capacidade de trabalhar bem em equipe, compartilhar conhecimentos, contribuir com ideias e resolver problemas coletivamente.

Com pensamento crítico voltado à resolução de problemas, comenta Fernanda, o profissional consegue com mais facilidade analisar informações, identificar problemas, formular soluções criativas e tomar decisões mais embasadas. Conforme a mentora de carreiras, a soft skill flexibilidade e adaptabilidade é fundamental para um mundo que muda constantemente, pois por meio dela a pessoa se torna mais apta a lidar com incertezas, abraçar tecnologias e processos, e ajustar-se às demandas do mercado.

A capacidade de liderança, por sua vez, permite ao profissional aumentar seu poder de influenciar, inspirar e motivar outras pessoas. Por fim, destaca a psicóloga, a resiliência é importante no mundo profissional, pois diz respeito à capacidade de lidar com adversidades, superar desafios e se recuperar de fracassos. “A resiliência permite que o indivíduo mantenha o foco, aprenda com as experiências e siga em frente, mesmo diante de obstáculos”, afirma. 

Fernanda Tochetto, psicóloga e mentora de carreiras e empreendedorismo

Se diante das opções de soft skills anteriormente citadas o profissional identificar possuir pouca ou nenhuma delas, ele não deve esmorecer, de acordo com a mentora de carreiras. Isto porque, trata-se de habilidades que podem ser desenvolvidas durante a vida, bastando para isso dar alguns passos, entre os quais: fortalecer autoconhecimento; praticar o aprendizado contínuo; e investir na prática e vivência.

“O primeiro passo para desenvolver soft skills é conhecer a si mesmo”, declara Fernanda. Assim, segundo a psicóloga, o profissional deve investir tempo em autoavaliação e reflexão, para identificar forças, fraquezas e habilidades que precisa aprimorar, estabelecendo metas claras de crescimento pessoal.

Conforme a treinadora comportamental, a importância do aprendizado contínuo vem do fato de que as soft skills não são desenvolvidas instantaneamente. Muito pelo contrário, decorrem de um processo longo, no qual o indivíduo deve estar sempre disposto a aprender. “Desse modo, busque oportunidades de aprendizado, como cursos, workshops, palestras e programas de treinamento e esteja aberto a feedbacks”, recomenda.

Por fim, ressalta Fernanda, sem investir em prática e vivência não se vai muito longe no fortalecimento de habilidades comportamentais e socioemocionais, porque quanto mais a pessoa se expuser a situações que exigem o uso de soft skills, mas ela terá chance de aprimorá-las. “Por isso, busque oportunidades de fazer isso, seja por meio de trabalhos em equipe, participação em grupos de estudos, envolvimento em projetos voluntários ou até mesmo via networking”, conclui.

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Shopping AguaVerde sorteia ceias completas em sua campanha de Natal  

Shopping AguaVerde sorteia ceias completas em sua campanha de Natal

Confira quem são os 10 clientes que ganharam a ceia da Ragu Rotisseria

Os dez ganhadores das ceias natalinas, sorteados na campanha “Que Delícia de Natal” do Shopping AguaVerde, já podem comemorar. Eles vão receber ceias completas, com pratos sofisticados criados pela Ragu Rotisseria e duas garrafas de espumante chileno para celebrar o Natal com muito sabor. O sorteio foi realizado no último dia 14, no shopping. E tem mais: a campanha ainda não acabou: vai distribuir em janeiro vinte mil reais em vales-compras (R$ 1.000 cada).

Os felizardos ganhadores da ceia de Natal são: Juliana Oliveira Moraes Coelho; Joyce Tatiane Rodrigues da Silva, Marjorie Wilt Pereira, Kiellen Santos Zimmermann da Silva, Manoel Silva Barata, Leila Semes, Gisele Vanzelli, Ely Pinto Arantes, Marilda Maranhão Zanlorenzi e Regina Fabiane Heil Kinas.

Tradicionalmente conhecido por proporcionar experiências afetivas em suas promoções, mais uma vez o shopping AguaVerde inova e realiza a campanha ‘Compre seus presentes e leve o sabor do Natal para sua família’. “Natal é confraternização, é uma memória afetiva que fica guardada em nosso coração. E nós já estabelecemos este vínculo com o nosso cliente de proporcionar momentos únicos em nossas campanhas. Este ano, a ceia será nosso presente”, afirma a administradora do empreendimento, Emilia Grossman.

A campanha dos Vales-Compras, com 20 cupons de R$ 1.000,00 cada, continua até dia 31 de dezembro e o sorteio está previsto para dia 10 de janeiro de 2024.

O Papai Noel está atendendo as crianças das 14 às 19 horas, até dia 23 de dezembro, e no dia 24 de dezembro, das 11h às 16h.

Serviço:

Shopping AguaVerde

Av. República Argentina, 1927 - Água Verde

Curitiba - PR

 

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O futuro do marketing e as tendências emergentes para 2024  

O futuro do marketing e as tendências emergentes para 2024

Pesquisas da Kantar e Warc mostram um aumento no orçamento em marketing e oferecem orientações importantes para os profissionais otimizarem suas estratégias de crescimento

O mais recente relatório da Kantar, empresa especialista em dados, insights e consultoria, apresenta as principais tendências de marketing para o próximo ano. Denominado "Marketing Trends 2024", o levantamento integra dados atitudinais e de desempenho, proporcionando orientações importantes para os profissionais do setor otimizarem suas estratégias de crescimento. Além disso, o relatório da Warc, intitulado "The Voice of the Marketer 2024", aponta que 61% dos profissionais de marketing esperam que os negócios sejam melhores em 2024 e 41% deles acreditam que os orçamentos de marketing aumentarão. Dentro desse quadro de crescimento, é importante entender quais são as principais tendências do setor para 2024.

Ainda segundo o estudo da Warc, o setor prevê um aumento de 8,2% no investimento global em marketing até 2024, superando a marca de US$ 1 bilhão e indicando que a tendência predominante no mercado será o contínuo investimento em canais digitais, o que leva os profissionais de marketing a manter os planos de ampliar os investimentos em redes sociais, vídeo online e dispositivos móveis. “É verdade que há uma grande preocupação dos profissionais de marketing com o impacto de uma recessão econômica, porém também existe um sentimento otimista em relação ao ambiente de negócios e aos orçamentos de marketing para 2024, já que essa é uma área que cada vez mais ganha visibilidade nas estratégias de empresas de todos os portes e atuações", conta o palestrante e especialista em marketing, Gabriel Pianaro.

Principais tendências de marketing para 2024

Utilização da Inteligência Artificial no processo criativo

Segundo a pesquisa da Kantar, mais de dois terços (67%) dos profissionais de marketing expressam otimismo em relação às perspectivas da IA generativa. “A automação e a Inteligência Artificial (IA) despontam como grandes apostas. Além disso, os dados tornaram-se verdadeiros tesouros, sendo componentes valiosos e indispensáveis para que as equipes de marketing e vendas atuem de maneira precisa e eficiente. À medida que a indústria explora essa tecnologia para o desenvolvimento criativo, torna-se importante compreender profundamente a eficácia desse recurso, uma necessidade que se intensificará no próximo ano e nos anos futuros”, conta Gabriel.

Enfoque nos valores culturais

Os consumidores apresentam crescente exigência em relação às marcas, sendo assim, iniciativas que abordam e exploram os valores culturais ganharão ainda mais destaque em 2024. Isso se deve ao fato de que 80% dos consumidores globais expressam disposição para fazer um esforço adicional ao comprar de empresas que apoiam causas relevantes para eles. “Nesse contexto, torna-se fundamental considerar a gestão de riscos no planejamento de marketing e garantir que as marcas estejam plenamente informadas sobre as questões mais amplas da sociedade”, afirma o especialista.

Gestão de mensagens diante da cultura do cancelamento

O ano seguinte será propício para as empresas que assumem posições claras em relação a questões sociais e ambientais, mantendo consistência com sua identidade de marca, mesmo que isso possa gerar controvérsias. “Ser autêntico e tomar posição em temas relevantes para a sociedade abrirá caminho para estabelecer uma conexão emocional sólida com os consumidores”, conta Gabriel.

Maior competição pela atenção e engajamento

A relevância da métrica de atenção para avaliar a eficácia de mídia e criatividade consolidou-se como uma prática permanente, sendo que, conforme evidenciado no relatório da Kantar, 62% dos profissionais de marketing ainda dão preferência a métricas comportamentais, como o tempo de visualização. “A adoção de métricas preditivas de atenção, fundamentadas em IA, está em ascensão e tende a desempenhar um papel mais proeminente em 2024. Isso possibilitará que os profissionais da área meçam a atenção em larga escala para anúncios digitais”, afirma o especialista.

Inovação disruptiva para negócios lucrativos e sustentáveis

Marcas identificadas como inovadoras pelos consumidores experimentam um crescimento três vezes maior do que aquelas que não são percebidas dessa maneira. No entanto, os níveis de inovação após a pandemia encontram-se em patamares mais baixos. “Atuar em inovação, especialmente de forma disruptiva, torna-se uma agenda indispensável para todas as empresas que buscam trilhar um caminho de crescimento em 2024”, conta Gabriel.

Marcas que desafiam a conjuntura atual

O Fast Moving Consumer Goods, constituído por produtos que têm uma vida útil curta, têm impulsionado um crescimento desproporcional ao confrontar conceitos, ideias, necessidades e ocasiões do consumidor. Segundo a pesquisa da Kantar, essa tendência deve se consolidar, uma vez que a pesquisa aponta que metade dos compradores globais preferem optar por marcas menores sempre que possível. “Para acompanhar esse movimento, grandes marcas precisam adotar agilidade, velocidade de lançamento no mercado, centralização no consumidor e tomada de decisões embasadas em dados”, explica o especialista.

A vida além da barra de pesquisa

Os motores de busca online se consolidaram como o quinto ponto de contato mais significativo em termos de construção de impacto de marca – em 2018, eles ocupavam a 11ª posição no ranking. “A pesquisa está atravessando uma fase de disrupção com a popularização da inteligência artificial e dos grandes modelos de linguagem, sendo assim, agora, mais do que nunca, é o momento de revisar estratégias e conteúdos digitais para garantir visibilidade onde os consumidores estão”, conta Gabriel.

Varejo e publicidade

De acordo com dados da Kantar, 60% dos profissionais de marketing na América Latina afirmaram que aumentarão seus investimentos em mídia de varejo no próximo ano. “Diante das transformações nos comportamentos dos consumidores, a mídia de varejo se destaca como um canal fundamental para envolver audiências. Olhando para 2024, tanto compradores quanto vendedores necessitarão de medições independentes para validar o desempenho desse canal e aprimorar as experiências publicitárias”, finaliza Gabriel.

Gabriel Pianaro (@gabrielpianaro) palestrante, mentor e conselheiro de marketing com mais de 25 anos de atuação em estratégias de marketing e vendas. Colunista, conselheiro do Núcleo Futuro e Tendências da ADVB/PR, onde também é Co-coordenador do Business Connect, atua também como Membro da CPA da Gran Faculdade.

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Verão no Parque Estadual de Vila Velha: Atrações Imperdíveis e Horário Especial de Funcionamento  

Verão no Parque Estadual de Vila Velha: Atrações Imperdíveis e Horário Especial de Funcionamento

O Parque Estadual de Vila Velha, um dos tesouros naturais do estado do Paraná e um verdadeiro cartão-postal localizado a aproximadamente uma hora da capital, Curitiba, anuncia seu funcionamento especial para a estação mais aguardada do ano: o verão

De 19 de dezembro de 2023 a 29 de janeiro de 2024, o Parque receberá visitantes diariamente, das 9h às 17h. Mesmo durante os feriados de 25 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro de 2024, o Parque permanecerá aberto, convidando todos a celebrarem a natureza mesmo em datas festivas.

Com atrações diversificadas para todas as idades, o Parque oferece uma gama de atividades em meio à exuberante natureza. Entre elas, destaca-se a tirolesa, considerada uma das mais deslumbrantes do Brasil, acompanhada do emocionante arvorismo. Além disso, os visitantes podem desfrutar do cicloturismo em um trajeto de 22km, caminhadas noturnas e, em dias com condições climáticas favoráveis, a experiência de voar em um balão estacionário.

"Oferecemos diversas opções de lazer para nossos visitantes, desde as trilhas entre os arenitos até a deslumbrante tirolesa, o arvorismo, entre outras. A gastronomia também é um ponto alto, proporcionando energia antes, durante e depois das atividades pelo Parque", destaca Leandro Ribas, gestor do Parque Vila Velha.

Os ingressos garantem acesso durante todo o dia ao Parque, permitindo aos visitantes explorarem os renomados Arenitos, Furnas e a fascinante Lagoa Dourada. O transporte interno, realizado pelas encantadoras Jardineiras, não possui custo adicional, proporcionando uma jornada completa que geralmente leva em média quatro horas para ser concluída.

Compra parcelada, diversão garantida!

A novidade é que todas as compras realizadas no Parque, incluindo ingressos, pacotes de aventura e produtos disponíveis na loja do parque, podem ser parceladas em até cinco vezes no cartão de crédito. Essa comodidade visa proporcionar aos visitantes mais opções de acesso e aproveitamento das experiências oferecidas.

A entrada pode ser adquirida antecipadamente pelo site www.parquevilavelha.com.br ou diretamente no local.

Sobre o Parque Estadual de Vila Velha

Localizado a apenas uma hora de Curitiba, o Parque Estadual de Vila Velha é o primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953, e atualmente é uma concessão do Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra, à Soul Vila Velha, uma empresa do Grupo Soul Parques.

As bilheterias funcionam até as 15 horas. O parque indica, a chegada ainda pela manhã, para que os visitantes possam conhecer os três atrativos naturais – Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada – se deliciar com as diversas opções gastronômicas e ainda aproveitar as atrações de aventura – Tirolesa, Arvorismo e Cicloturismo.

Mais informações podem ser obtidas em https://parquevilavelha.com.br/

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Como se proteger contra os golpes nas compras pelo Instagram  

Como se proteger contra os golpes nas compras pelo Instagram

70% dos brasileiros já foram vítimas de pelo menos um golpe online 

O estudo Nord Security, realizado em março de 2023, revela que mais de 70% dos brasileiros já foram vítimas de pelo menos um golpe online. Entre os locais com maior incidência de golpes, as redes sociais, como o Instagram, se destacam, já que segundo um estudo da Opinion Box, 86% dos entrevistados indicaram ter o Instagram instalado em seus smartphones, sendo que 67% dos participantes da pesquisa relatam acessá-lo diariamente. 

Para o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, à medida que a popularidade do Instagram aumenta, a incidência de atividades criminosas segue a mesma tendência, sendo importante que o usuário saiba manusear o aplicativo de forma a prevenir golpes, principalmente quando vão fazer compras pelo aplicativo. “Cada vez mais o Instagram se torna um espaço usado por empreendedores para venda de produtos e, com esse crescimento, crescem também os golpes, que são geralmente direcionados a vítimas menos atentas às medidas de segurança e que se encantam com promessas vantajosas, que usam inúmeros gatilhos emocionais para obter informações de maneira fraudulenta e fazer vendas falsas”, afirma. 

Frederico explica que um dos crimes cibernéticos que mais tem crescido nos últimos tempos é a de anúncios falsos através do Instagram, sendo importante estar atento às medidas de seguranças e a propostas com excesso de benefícios. “Com o aumento dos golpes, é fundamental que os consumidores estejam cada vez mais atentos a promoções excessivamente vantajosas ou a perfis suspeitos nas redes sociais. É como diz o ditado “quando a esmola é demais, o santo desconfia”, então fique atento se uma proposta for apresentada com extrema facilidade, como empréstimos ou a quitação de dívidas. Lembre-se que no mundo do consumo, ninguém distribui benefícios gratuitamente, portanto se parecer vantajoso demais, desconfie!”, conta o especialista. 

Golpes mais comuns no Instagram 

Um dos golpes mais incidentes é o golpe da falsa venda, onde o golpista oferece um produto com um preço muito abaixo do mercado e com toda a roupagem de uma empresa séria, mas na verdade o produto nunca é entregue. “Os golpistas têm refinado suas táticas, apropriando-se de nomes e logotipos para criar perfis que são virtualmente idênticos aos das marcas legítimas. Essa abordagem visa enganar o consumidor, levando-o a acreditar que está realizando uma compra na loja oficial. As estratégias empregadas nesses golpes são bastante variadas, incluindo o uso de imagens autênticas dos produtos, redirecionamento do consumidor para sites clonados, criação de links de patrocínio, oferta de cupons de compras, veiculação de anúncios promocionais e até mesmo a utilização da imagem de influenciadores digitais”, explica Frederico. 

Como segundo golpe mais realizado atualmente, Frederico aponta o golpe da qualidade duvidosa, onde é ofertado um produto, como móveis, por exemplo, porém a qualidade é muito abaixo da imagem usada nos anúncios. “Nesse golpe vemos muitas empresas usando imagens atraentes de móveis, porém, geralmente, se trata de imagens da internet ou computação gráfica, uma vez que aquela empresa, ou pessoa, não tem as competências ou a intenção de fabricar aquilo na qualidade divulgada. Aí começam a haver sucessivos atrasos na entrega, ou quando finalmente acontece a entrega, a qualidade é problemática e a troca mais problemática ainda. Nesses casos, também existem problemas com relação à devolução do dinheiro do comprador, uma vez que a empresa/pessoa golpista pode dar baixa no CNPJ e sumir com o dinheiro, deixando o cliente com um produto que não valeu o investimento feito por ele”, explica. 

Dicas para evitar golpes em compras no Instagram 

1 - Certifique-se de que o perfil da loja não é falso

Algumas pessoas com más intenções criam perfis falsos para lojas renomadas ou até mesmo para estabelecimentos fictícios. Portanto, é fundamental verificar a autenticidade do perfil antes de finalizar qualquer compra. Uma maneira eficaz de fazer isso é analisar se a conta do Instagram possui seguidores que interagem regularmente, além de verificar se há uma consistência nas publicações e se as fotos são originais, não retiradas da internet. “Para garantir a confiabilidade da loja, é recomendável verificar se o perfil está vinculado a um site ou se a loja possui endereços físicos. Embora essa não seja uma regra infalível, pode ser um indício positivo de que a loja é legítima. Além disso, lojas reconhecidas geralmente possuem perfis verificados, identificados pelo selo azul com o símbolo de check. Antes de efetuar a compra, certifique-se de que o Instagram do estabelecimento exibe esse selo (lembrando que a ausência do selo não significa automaticamente que o perfil é falso)”, explica Frederico. 

2 - Procure por avaliações de clientes

A maneira mais eficaz de avaliar a confiabilidade de um serviço oferecido por uma loja é buscar feedback de pessoas que já realizaram compras no estabelecimento. Isso pode ser feito diretamente no Instagram, por meio dos comentários nas postagens da loja ou ao buscar hashtags específicas utilizadas pela própria marca. “Plataformas como o Reclame Aqui são uma ferramenta valiosa para encontrar críticas e elogios relacionados a lojas. Esses recursos podem ser fundamentais para prevenir golpes ou evitar situações desfavoráveis ao lidar com comerciantes menos confiáveis”, conta o especialista. 

3 - Opte por compras diretas no Instagram Shop

Ao realizar compras no Instagram Shop, é importante observar que as lojas passam por uma avaliação da plataforma, devendo atender a determinados requisitos, como possuir um site próprio. “No Instagram Shop os estabelecimentos não confiáveis podem ser removidos, dessa forma, optar por comprar diretamente pela ferramenta, em vez de negociar a transação por meio de mensagens diretas, pode proporcionar uma camada adicional de segurança”, explica Frederico. 

4 - Verifique as formas de pagamento e os preços dos produtos

Embora todos apreciem descontos ou preços mais baixos ao fazer compras, é essencial ficar atento quando os valores são excessivamente baixos, especialmente se a loja aceitar apenas pagamento em dinheiro ou transferências. Isso ocorre porque as transações por cartão de crédito são mais rastreáveis e, consequentemente, mais seguras. “Para prevenir golpes online, é recomendável confirmar se a loja escolhida aceita pagamentos por cartão de crédito e se os preços praticados são condizentes com a média de mercado”, conta o especialista.

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