LEGO Foundation e Positivo selecionam escolas públicas para receber materiais de robótica   

LEGO Foundation e Positivo selecionam escolas públicas para receber materiais de robótica  

LEGO Foundation e Positivo selecionam escolas públicas para receber materiais de robótica

Inscrições gratuitas abertas até 10 de novembro para Associações de Pais e Mestres (APM) em todo o Brasil

O Instituto Positivo, em parceria com a LEGO® Foundation, lança o edital para selecionar 75 Associações de Pais e Mestres (APMs) de escolas públicas para receberem materiais do programa FIRST® LEGO® League LEGO® Education. O objetivo dessa iniciativa é proporcionar aprendizado em robótica aos alunos. Os materiais didáticos serão utilizados para preparar crianças para competições de robótica, sendo divididos em três categorias: o FIRST® LEGO® League Discover, destinado a crianças de 3 a 6 anos; o FIRST® LEGO® League Explore, para crianças de 6 a 10 anos; e o FIRST® LEGO® League Challenge, voltado para crianças de 9 a 15 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 10 de novembro.

O propósito deste programa é fomentar o desenvolvimento dos estudantes da rede pública nas áreas STEM, que englobam ciência, tecnologia, engenharia e matemática. A diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak, ressalta a importância de apoiar iniciativas que visam aprimorar a qualidade da educação pública. “Esse projeto proporciona às crianças o acesso a materiais que estimulam a criatividade e o desenvolvimento de novas habilidades, cada vez mais essenciais. Além disso, oferece a oportunidade de participação em um torneio internacional, enriquecendo o conhecimento e as experiências das crianças”, afirma.

O programa prevê a entrega do FIRST® LEGO® League Discover para 20 APMs, o FIRST® LEGO® League Explore para 15 APMs e o FIRST® LEGO® League para 40 APMs. Cada instituição selecionada receberá o material da temporada, um conjunto LEGO® Education e acesso aos materiais digitais. Isso permitirá que cada instituição forme cinco equipes para a categoria Discover, seis equipes para a Explore e até 3 para a Challenge. Além dos materiais gratuitos, as instituições receberão a formação necessária para implementar o programa, envolvendo pelo menos 20 estudantes de escolas públicas.

A FIRST® está presente no Brasil desde 2004 e anualmente propõe um tema para suas competições, nas quais participantes de diversas faixas etárias enfrentam desafios relacionados ao tema escolhido. Os programas desenvolvidos pela ONG são reconhecidos em mais de 100 países e já envolveram mais de 504 mil pessoas em mais de 200 eventos.

Mais informações sobre como as escolas podem participar da seleção estão no edital disponível no site institutopositivo.org.br/lego/

Serviço:

FIRST® LEGO® League Discover, FIRST® LEGO® League Explore e FIRST® LEGO® League Challenge

Inscrições até o dia 10 de novembro de 2023

Divulgação dos resultados: até 8 de dezembro

Mais informações: instituto.positivo.com.br

Add a comment
Tema de redação do Enem não surpreende   

Tema de redação do Enem não surpreende  

Tema de redação do Enem não surpreende

Invisibilidade do trabalho de cuidado e o papel social da mulher estiveram presentes nas salas de aula do Sistema Positivo de Ensino durante todo o ano, refletindo a pertinência da escolha do MEC junto ao Inep

Mais uma vez, o MEC (Ministério da Educação), junto com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), escolheu um tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que reflete as demandas da sociedade contemporânea. Neste ano, os candidatos tiveram que desenvolver uma dissertação-argumentativa a partir da frase temática "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

O assessor de Redação e Língua Portuguesa do Sistema Positivo de Ensino, Fábio Gusmão, observou que os alunos abordaram o assunto com familiaridade. “O candidato foi convidado a escrever sobre as múltiplas jornadas que a mulher enfrenta, seja cuidando de filhos, pessoas com deficiência ou idosos da família. O trabalho de cuidado feito por ela é invisível e subvalorizado em nossa sociedade”, aponta Gusmão. Ele destaca que tanto “desafio” quanto “invisibilidade” são termos recorrentes nos temas das redações do Enem (confira a cronologia no quadro*).

Além da frase-tema, a prova de redação trouxe quatro textos motivadores, com informações sobre o assunto para que os estudantes pudessem refletir melhor sobre o recorte que deveriam abordar no texto. A prova do Enem ainda exige que os candidatos apontem caminhos para a resolução do desafio em questão, no caso, o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. A estrutura do texto consiste em um parágrafo introdutório, seguido de dois parágrafos de desenvolvimento e, por fim, uma conclusão com a proposta de intervenção para o problema discutido ao longo do texto.

O gabarito oficial do Inep será divulgado em 24 de novembro. No entanto, o Sistema Positivo de Ensino disponibiliza um gabarito interativo extra-oficial nesta página no mesmo dia da prova. Os candidatos podem acessar a página, selecionar a cor da prova de interesse e checar as respostas das questões de cada área do conhecimento. Ao conferir as respostas, a ferramenta interativa dá o resultado correto, confirmando se o candidato acertou ou não cada uma das questões. Por fim, ela soma os acertos e mostra a nota aproximada do estudante. Os resultados finais serão divulgados pelo Inep no dia 16 de janeiro de 2024.

Critérios da avaliação do Inep:

1 - domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;

2 - compreensão da proposta de redação;

3 - argumentação;

4 - adequação ao modelo dissertativo-argumentativo;

5- proposta de intervenção.

* Veja quais foram os últimos temas da redação do Enem

2022 - Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil

2021 - Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

2019 - Democratização do acesso ao cinema no Brasil

2018 - Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

2017 – Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

2015 – A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Add a comment
Doce Natal: Cortejo encantado do Papai Noel abre as celebrações no Shopping Boulevard

Doce Natal: Cortejo encantado do Papai Noel abre as celebrações no Shopping Boulevard

Doce Natal: Cortejo encantado do Papai Noel abre as celebrações no Shopping Boulevard

Bom velhinho terá recepção cheia de magia. Atrações natalinas do shopping incluem cantatas, árvore solidária, trenó e xícara giratória

Espalhando magia e eternizando o espírito natalino, o Papai Noel chegará ao Shopping Boulevard no próximo sábado, dia 11 de novembro, às 19h, em um cortejo que vai encantar adultos e crianças, marcando o início de um lindo e Doce Natal, tema escolhido para celebrar essa data tão esperada por todos.

A partir deste dia o Papai Noel estará no shopping recebendo as crianças em seu belo trono vermelho até o dia 24 de dezembro, com entrada gratuita. Para acesso ao brinquedo haverá venda de ingressos no local.

E para tornar o cenário ainda mais especial, o espaço de eventos do shopping terá uma imensa árvore de Natal, o famoso trenó do bom velhinho, uma xícara giratória e a Mamãe Noel compondo o ambiente que promete encantar quem passar pelo Shopping Boulevard durante as festas de fim de ano.

Uma árvore solidária foi montada no shopping para beneficiar crianças da instituição Projeto Nova Terra. Quem tiver interesse em contribuir poderá escolher a carta de uma criança e presenteá-la neste Natal. A árvore solidária estará montada do dia 13 de novembro até o dia 20 de dezembro, na entrada B do estabelecimento. O Projeto Nova Terra auxilia no resgate de crianças e adolescentes em situação de risco e atualmente atende 106 crianças.

Na programação de Natal as noites serão abrilhantadas por duas Cantatas Natalinas, nos dias 15 de dezembro, às 20h e 22 de dezembro, às 19h. Além das Cantatas, o Shopping Boulevard fará apresentações semanais, todos os sábados às 15h.
Campanha Amor Sem Fim
A Campanha de Natal “Amor Sem Fim”, que vai de 13 de novembro a 02 de janeiro, vai sortear 50 vales-compra no valor de R$1.000,00. Cada R$300,00 em compras darão direito a 1 (um) número da sorte, que pode ser cadastrado no balcão de atendimento próximo à entrada B, que funcionará de segunda a segunda, das 12h às 20h. O cadastro também pode ser feito pelo aplicativo Prizor CRMALL.

O Shopping Boulevard também fechou parceria com a ACP, a Associação Comercial do Paraná, para uma campanha que vai sortear um Hyundai Creta 0Km. A cada R$50,00 gastos nas lojas e estabelecimentos participantes os clientes recebem um cupom. A campanha vai de 11 de novembro até 31 de dezembro de 2023.

Serviço:

Papai Noel no Shopping Boulevard

Data: 11 a 23/11
Horário: segunda à sexta-feira das 13h às 21h; sábados das 13h às 22h e domingos e feriados das 12h às 21h.

Data: 01 a 23/12
Horário: segunda à sábado das 13h às 22h, domingos e feriados das 12h às 21h

Data: 24/12 - Véspera de Natal
Horário: das 10h às 16h

Campanha Amor Sem Fim

Data: 13/11/2023 a 02/01/2024

Campanha ACP

Data: 11/11 a 31/12

Local: Shopping Boulevard

Endereço: BR-116, número 16.303 - Xaxim, Curitiba - PR - Praça de Eventos

Add a comment
Black Friday: veja dicas essenciais para consumidores e comerciantes aproveitarem o maior evento de compras do ano   

Black Friday: veja dicas essenciais para consumidores e comerciantes aproveitarem o maior evento de compras do ano  

Black Friday: veja dicas essenciais para consumidores e comerciantes aproveitarem o maior evento de compras do ano

*Por Dra. Maria Isabel Montañés

A Black Friday é um dos eventos mais aguardados do ano para muitos consumidores em todo o mundo. Originada nos Estados Unidos, essa sexta-feira após o Dia de Ação de Graças é marcada por promoções massivas e descontos em uma ampla gama de produtos e serviços. Entender o que é a Black Friday e avaliar suas vantagens e desvantagens é fundamental para tomar decisões informadas durante esse período de compras frenéticas.

O Que É a Black Friday?

A Black Friday é um evento anual de compras que marca o início da temporada de compras de fim de ano. Ela ganhou popularidade devido a promoções significativas oferecidas por varejistas e lojas on-line. Durante a Black Friday, os consumidores podem encontrar descontos em eletrônicos, roupas, produtos domésticos, brinquedos, e uma variedade de outros produtos. A data também é conhecida por sua duração limitada, com ofertas que muitas vezes duram apenas 24 horas.

Vantagens de Comprar na Black Friday:

1 - Economia Substancial: A principal vantagem da Black Friday é a oportunidade de economizar dinheiro. Os descontos podem ser significativos, permitindo que os consumidores adquiram produtos desejados por um preço mais baixo.

2 - Realização de Desejos: A Black Friday é um momento propício para adquirir produtos de alto valor que talvez estivessem fora do orçamento em outras épocas do ano.

3 - Compras de Natal Antecipadas: Muitos consumidores aproveitam a Black Friday para comprar presentes de Natal com antecedência, economizando tempo e dinheiro.

4 - Ampla Variedade de Produtos: A variedade de produtos em promoção é vasta, abrangendo desde eletrônicos até roupas, o que possibilita encontrar descontos em diversas categorias.

Desvantagens de Comprar na Black Friday:

1 - Compras Impulsivas: A empolgação das promoções pode levar a compras impulsivas e à aquisição de produtos não planejados, resultando em gastos excessivos.

2 - Pressão Temporal: A Black Friday muitas vezes cria um senso de urgência, levando os consumidores a tomarem decisões apressadas, sem pesquisar os produtos adequadamente.

3 - Estoques Limitados: Produtos com desconto podem esgotar rapidamente, deixando os consumidores frustrados caso não consigam adquirir o que desejavam.

4 - Qualidade Questionável: Em alguns casos, produtos em promoção podem ser de qualidade inferior ou edições mais antigas, então é importante verificar as especificações.

5 - Aumento do Consumismo: A Black Friday também é criticada por incentivar o consumismo desenfreado e a produção excessiva de resíduos.

Entretanto, vivemos em uma sociedade consumista em que ter cada vez mais faz com que o indivíduo se sinta parte, sinta-se que tenha tido vantagem e sua adrenalina aumenta.

Para o comerciante também pode ser vantajoso participar da Black Friday desde que seja uma estratégia de venda planejada, pois, há o aumento das vendas, eliminação do estoque, publicidade gratuita e a possibilidade de angariar novos clientes.

Mas, nem tudo são vantagens, há também desvantagens, como em todo o jogo, com lucros reduzidos, eliminação total do estoque, risco de prejuízo e a devolução de muitas mercadorias.

Importante darmos aqui as dicas para os consumidores, animados em gastar o seu dinheiro:

1 - Planeje com antecedência quais os itens que quer comprar

2 - Pesquise com antecedência a fim de verificar se há realmente uma oferta que valha a pena

3 - Compre em lojas confiáveis

4 - Compare os preços entre os comerciantes participantes

5 - Leia os comentários de avaliação daquele estabelecimento

6 - Fique atento aos horários das ofertas que podem ser diferentes entre os participantes

7 - Leia a política de devolução do estabelecimento

8 - Cuidado ao passar seus dados pessoais e bancários, na incerteza, não compre.

Mas temos também dicas para os comerciantes:

1 - Elabore uma estratégia de venda que não lhe cause prejuízo no valor do produto

2 - Tenha estoque suficiente para este evento

3 - Prepare equipe de vendas para atender a demanda de compras

4 - Divulgue antecipadamente seus preços

5 - Ofereça um bom atendimento ao cliente, faça a experiência valer a pena

6 - Ofereça ofertas exclusivas para seus clientes

7 - Planeje a logística de entrega dos produtos vendidos

8 - Tenha um departamento de SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente

9 - Ofereça ao comprador facilidade no pagamento

10 - Fique atento à qualidade dos produtos oferecidos no evento

Portanto, podemos concluir que a Black Friday pode ser vantajosa para ambas as partes, desde que sejam tomadas precauções e planejamentos adequados. Os consumidores podem economizar dinheiro e adquirir produtos desejados, enquanto que os comerciantes podem aumentar as vendas e atrair novos clientes. No entanto, é importante agir com responsabilidade, evitando compras impulsivas ou promoções insustentáveis, a fim de garantir que a experiência da Black Friday seja verdadeiramente vantajosa para todos.

Então, BOAS COMPRAS! 

Sobre a Cone Sul Registro de Marcas e Patentes

A Cone Sul Marcas e Patentes tem mais de 25 anos no mercado. Fundada pela Dra. Maria Isabel Montañés tendo hoje como sócia a Dra. Vanessa Albuquerque, que possui também como braço jurídico a Montañés Albuquerque Advogados, ambas criadas para oferecer uma assessoria além do óbvio, protegendo grandes ideias e ajudando a blindar sua marca.

Para mais informações: https://www.conesul.com.br

Sobre a Dra. Maria Isabel Montañés

Advogada, com especialização na área do Direito Eletrônico e Gestão de Marcas, é autora de diversos artigos publicados em revistas renomadas. Criou a Cone Sul Marcas e Patentes em 1995. Membro da ABAPI (Associação Brasileira dos Agente da Propriedade Intelectual) e ASPI (Associação Brasileira de Propriedade Intelectual). Sócia-fundadora da Cone Sul Marcas e Patentes. Mediadora especialista em conflitos de propriedade intelectual e domínios pela Câmara de Mediação da ABPI e Agente de propriedade industrial há mais de 27 anos.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/maria-isabel-monta%C3%B1%C3%A9s-9b4ab82b/

Add a comment
Estudantes usam conhecimento da sala de aula para beneficiar comunidade

Estudantes usam conhecimento da sala de aula para beneficiar comunidade

Estudantes usam conhecimento da sala de aula para beneficiar comunidade

Levantamento mostra que um terço dos matriculados no UniCuritiba está engajado em trabalho voluntário, como o Adote Uma Causa, e 75% são defensores de causas sociais

A responsabilidade social e o protagonismo estudantil estão em alta no UniCuritiba – instituição que integra a Ânima, o maior ecossistema de educação superior privada do país. É isso o que mostra um levantamento feito pelo centro universitário: 74% dos estudantes do UniCuritiba defendem uma causa social e 33% fazem trabalho voluntário.

Os estudantes Giulia Habinoski e Felipe da Silveira Azevedo, do curso de Relações Internacionais, são exemplos. Eles estão entre os 105 voluntários selecionados no Paraná para a edição 2023 do Adote Uma Causa. O projeto beneficiou 22 ONGs de sete cidades: Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranavaí e Ponta Grossa.

Divididos em equipes, os voluntários compartilharam suas habilidades na resolução de problemas e contribuíram com melhorias nas áreas de gestão, comunicação e tecnologia da informação (TI) das ONGs.

“O voluntariado é, de certa forma, uma ironia. A gente imagina que vai ajudar alguém e, no fim, somos nós os maiores beneficiados. A dedicação ao próximo, a resiliência e o amor presentes em projetos voluntários nos ‘contaminam’ e nos transformam”, diz Giulia, acadêmica do 8º período do curso de Relações Internacionais do UniCuritiba.

Segundo a jovem, atuar em projetos voluntários diz muito sobre que tipo de pessoa que se deseja ser. “Usar nosso talento e nosso tempo em prol de algo ou alguém nos torna não apenas pessoas melhores, mas também profissionais preparados para demonstrar às empresas que temos compromisso e responsabilidade.”

Por meio do Adote Uma Causa 2023, Giulia teve a oportunidade de trabalhar para o Serpiá – Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência, uma clínica interdisciplinar que acolhe crianças e adolescentes com dificuldades no desenvolvimento.

Felipe Azevedo, do 3º semestre de Relações Internacionais, atuou junto ao Cemuc – Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido, instituição que oferece cursos gratuitos sobre gestação, parto, pós-parto e cuidados com os bebês. Para o estudante que enfrentou três candidatos por vaga no processo de seleção do Adote Uma Causa, só uma palavra define a experiência: “engrandecedora”.

“O projeto nos possibilitou oportunidades como a participação em palestras e cursos aos quais não teríamos outras formas de acesso, com grandes nomes como Eduardo Boschetti, CEO do Grupo GRPCOM e outros integrantes do instituto”, conta Felipe.

Jovens influenciadores

Ainda que Giulia e Felipe tenham sido oficialmente selecionados para o Adote Uma Causa 2023, eles influenciaram e mobilizaram outros estudantes do UniCuritiba.

“Nossa tarefa era elaborar planos de comunicação, gestão e TI, como organograma e manual de cargos, direcionamento orçamentário, mapa de oportunidades e captação de recursos. Para muitas atividades, contamos com o apoio de estudantes de Marketing”, conta Giulia, reconhecendo o suporte dos colegas Rodrigo Winkelmann, Victor Lampert, João Felipe Barreto, Eduarda Godinho e Milena Wille.

Outra ajuda essencial veio dos professores Patrícia Tendolini, Marcelo Ludvich, Sérgio Czajkowski e Karin Bório. A mobilização do UniCuritiba fez o desempenho e os resultados no projeto aumentarem. “Sempre acreditei que o conhecimento adquirido em sala de aula deve ser compartilhado com a sociedade. Afinal, de que vale o conhecimento se ele fica apenas na academia e não beneficia outras pessoas?”, reflete a estudante.

A experiência “maravilhosa”, diz Giulia, deixou um legado e a vontade de continuar os trabalhos. Mesmo que a edição 2023 do Adote Um Causa já tenha terminado, os estudantes do UniCuritiba pretendem estender as ações. Por meio do estudante Rodrigo Winkelmann, eles conseguiram da Londres Color a doação de tintas para a pintura do muro da ONG Serpiá. Agora, esperam ter a oportunidade de colocar a mão na massa.

Trabalho e aprendizado contínuos

Experiente em atividades voluntárias, Giulia já participou de outros projetos voluntários, como a apresentação de teatro em abrigo para menores, atividades de limpeza e cuidado com animais em feiras de adoção, distribuição de alimentos e doação de roupas à população em situação de rua.

Atualmente, participa da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, programa implementado pela ACNUR - Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados e faz parte do grupo de voluntariado virtual "Tamo Junto UNICEF".
Felipe também tem planos para o futuro.

Além de continuar seu trabalho no Cemuc, ele vai retornar à Cátedra, onde já foi um dos voluntários do curso de língua portuguesa para imigrantes e refugiados. “Os trabalhos do Adote Uma Causa 2023 se encerram, mas o voluntariado não. Em novembro começam os cursos oferecidos pelo GRPCOM para capacitar o terceiro setor e possibilitar a abertura de novos programas”, diz Felipe, que recebeu a indicação a uma vaga de estágio oferecida pelo instituto GRPCOM, idealizador do projeto.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos