UniCuritiba assume protagonismo no Parlamento Universitário

UniCuritiba assume protagonismo no Parlamento Universitário

UniCuritiba assume protagonismo no Parlamento Universitário

Estudantes fazem balanço positivo da participação em projeto da Escola do Legislativo e provam que consciência política é caminho para transformação social

O interesse dos jovens pela política voltou a crescer no Brasil. No ano passado, o número de jovens entre 16 e 18 anos que fizeram o título de eleitor aumentou 47,2%, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O comparecimento nas urnas também teve incremento de 52,3% entre eleitores dessa faixa etária na comparação com 2018, reflexo das campanhas de conscientização e estímulo desenvolvidas pela Justiça Eleitoral.

Mais do que escolher seus representantes, os jovens têm demostrado interesse em entender a rotina dos poderes Executivo e Legislativo. O projeto Parlamento Universitário, realizado pela Escola do Legislativo do Paraná, é um exemplo. Em cinco edições, mais de 4 mil estudantes se candidataram a uma vaga para “deputado universitário” e mais de 300 já participaram da imersão na Assembleia Legislativa. Neste ano, 515 inscritos disputaram 54 vagas.

O UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação – se destacou neste ano com o maior número de participantes “eleitos” (11 estudantes) e a conquista de cargos importantes: Letícia Coradim foi a governadora universitária; Matheus Oliva ficou na presidência da mesa diretora; Marcelo Lopes atuou como líder do governo e Graziela Modesto assumiu a liderança do bloco parlamentar.

As atividades do Parlamento Universitário ocorreram de 20 a 28 de julho, na Assembleia Legislativa, em Curitiba, e devem continuar rendendo bons frutos. Alguns projetos de lei dos estudantes foram parar nos gabinetes de deputados estaduais interessados em colocá-los em prática. “Vamos discutir essas propostas e, quem sabe, em breve, teremos algumas delas tramitando oficialmente na Assembleia Legislativa”, espera Graziela Modesto, 22 anos, estudante do 7º período do curso de Direito do UniCuritiba e autora de dois projetos de lei em análise.

Casos assim já ocorreram antes. Participante de uma das primeiras edições do Parlamento Universitário, a então estudante do curso de Direito do UniCuritiba, Gabriela Lolia Damaceno, viu seu projeto - aprovado durante a simulação na Escola do Legislativo - ser adotado por um deputado estadual. Depois de apresentado e aprovado, o projeto virou lei (lei 20.160/2020) e já está em vigor no Paraná.

Novas lideranças políticas

O deputado Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, diz que o Parlamento Universitário tem como objetivo despertar o interesse dos jovens pela vida pública e formar novas lideranças políticas. Para o professor do curso de Direito do UniCuritiba, Roosevelt Arraes, a iniciativa é importante para a formação acadêmica. “Durante quase dez dias os estudantes vivenciam o processo de elaboração das leis e a atuação de um parlamentar, no caso, de um deputado estadual.”

O professor de Direito Eleitoral no UniCuritiba, Luiz Gustavo de Andrade, concorda. “Uma parte das atividades consiste em simular a elaboração de projetos de lei e analisar projetos elaborados por outras instituições. Assim, os estudantes têm a oportunidade de unir os conhecimentos teóricos com a atuação junto à Comissão de Constituição e Justiça. Ou seja, os alunos reforçam o que aprenderam, vivendo a prática.”

Toda a atividade do Parlamento Universitário ocorre nos espaços da Assembleia Legislativa, que cede sua estrutura e os equipamentos de votação. Com o apoio da Escola do Legislativo e da assessoria dos parlamentares estaduais, a simulação se aproxima do real. “Os alunos desenvolvem a argumentação jurídica e a oratória, pois, assim como fazem os deputados, os parlamentares universitários defendem na tribuna a necessidade e a importância de aprovação de seus projetos”, explicam os professores do UniCuritiba.

Protagonismo estudantil

Aos 22 anos, a estudante do 8º período do curso Direito do UniCuritiba, Letícia Coradim, foi a segunda governadora universitária mulher do estado do Paraná. “Participar do Parlamento Universitário foi uma experiência sem igual, não apenas por vivenciar o processo legislativo, mas por sair de lá com uma bagagem de aprendizado enorme e, principalmente, outra visão sobre a atuação dos deputados.”

Para ela, a proximidade com a política permite a revisão de conceitos e incentiva o exercício da cidadania e a luta por ideais. “Ser governadora universitária ampliou meus horizontes. Agora, tenho ainda mais certeza de que, futuramente, quero atuar na política.”

Como presidente universitário da mesa diretora da Assembleia Legislativa, Matheus Oliva considera a experiência uma das mais “enriquecedoras e extraordinárias” da sua formação. “Tive uma oportunidade ímpar de desempenhar um papel vital na condução dos trabalhos da Casa legislativa estadual”, conta o estudante do 8º período de Direito.

Na avaliação do líder de governo, Marcelo Lopes, 21 anos, estudante do 7º período de Direito, a experiência foi enriquecedora. “Estou muito honrado por ter representado o UniCuritiba. Tivemos duas semanas de muito trabalho, diálogos e articulações e tudo isso irá contribuir para o meu futuro como jurista e como cidadão paranaense. O resultado me deixa muito feliz, especialmente por termos levado o nome do UniCuritiba para o mais alto patamar do Parlamento Universitário.”

Negociação e trabalho em equipe

A estudante Graziela Modesto nutre o interesse pela política desde a infância e garante que a experiência reforçou seu desejo de ingressar na vida pública. “Aprendi que não se faz lei de forma solitária. Você pode até apresentar um projeto, mas ele nunca será aprovado sem apoio. Nesses dias de negociações, indicação de colegas, elaboração de projetos de lei e jogo de cintura para lidar com conflitos e opiniões divergentes, percebi a importância do trabalho em equipe.”

Aumentar a representatividade feminina na Assembleia Legislativa é outro tema que a jovem estudante do curso de Direito defende. “Apenas 20% das cadeiras no legislativo estadual do Paraná são ocupadas por mulheres e isso me encorajou a pensar em uma carreira política no futuro.”

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 40 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Add a comment

BWT Operadora lança campanha de reposicionamento da marca

BWT Operadora lança campanha de reposicionamento da marca

A BWT Operadora lança, em agosto, o plano de rebranding da empresa. Com o conceito “nós reservamos o melhor pra você”, a ação consolida um processo que começou em 2022, com uma pesquisa sobre percepção da marca com clientes e colaboradores, definindo o posicionamento desejado e plano de ações do rebranding. Agora, a empresa começa a apresentar ao mercado as mudanças na marca, culminando com a apresentação da campanha que mostrará a "cara" que a BWT vai ter daqui pra frente.

Com 11 anos de história como operadora, esta é a primeira reformulação de identidade da empresa. “Em 2022, percebemos que nossa marca não comunicava mais aquilo que somos e nem o que queríamos ser”, explica Camila Fumaco, gerente de marketing. De acordo com ela, o time de marketing identificou que, ao longo dos anos, houve um distanciamento da comunicação com o perfil dos clientes e já não transmitia todo o valor agregado em seus serviços. A marca já não representava mais os diferenciais da BWT.

"Nossa comunicação, daqui para frente, vai estar alinhada aos nossos pilares que são o bom atendimento, credibilidade, diversidade, inovação e sustentabilidade”, explica Rodolfo Amaral, gerente de comunicação e conteúdo. De acordo com ele, o compromisso da BWT de oferecer suporte, capacitação e acolhimento durante toda a jornada do cliente também faz parte deste novo posicionamento.

Pesquisa, planejamento e conceito

Foram meses de muito trabalho até chegar ao rebranding. “Em toda a nossa campanha, convidamos os agentes de viagens e parceiros de negócio a refletirem sobre diversos pontos que trabalhamos diariamente, como a busca pela excelência no atendimento, a manutenção da transparência nos processos, a criação de experiências memoráveis e a inovação”, descreve Amaral.

A partir de agora, várias ações de comunicação vão desdobrar o conceito “nós reservamos o melhor pra você”. Uma frase que explica todas as ações voltadas ao melhor relacionamento com o agente de viagens. “Estamos sempre em busca de capacitar nossos parceiros e de proporcionar o melhor atendimento e suporte ao agente. Só este ano já promovemos mais de 20 encontros, tudo para honrar nosso compromisso de proporcionar as melhores experiências também aos passageiros”, descreve Gabriel Cordeiro, gerente geral da BWT.

Desde sua inauguração, a empresa abriu escritórios em Joinville, Manaus, Porto Alegre, Vitória e Rio de Janeiro. “Somente em 2023, expandimos para quatro novas praças: Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Brasília e Florianópolis”, ressalta Cordeiro.

Para ele, o rebranding, apesar de arriscado, é algo necessário para uma marca se adequar aos novos tempos e à evolução do setor. “Estamos mais alinhados com a evolução do mercado, mais diretos em nossa comunicação, prontos para continuar nossa jornada de trazer soluções para as agências de viagens. Temos certeza que o mercado vai entender nossas mensagens”, conclui.

Sobre a BWT Operadora

Integrante do Grupo Serra Verde Express, a BWT Operadora foi criada em 1996 para desenvolver roteiros a partir dos passeios ferroviários pela Serra do Mar. Em 2011, a empresa se transformou e passou a atuar como operadora de turismo, oferecendo pacotes de viagens, hospedagens e experiências em destinos turísticos dentro e fora do Brasil. Atualmente, a BWT Operadora é referência no setor e tem como principais pilares a credibilidade conquistada junto ao trade turístico, a transparência nas negociações, a valorização dos parceiros comerciais e a sustentabilidade no manejo dos processos. Mais informações no site da operadora.

Add a comment

Vino! Mercadoteca tem promoções para os papais até dia 20  

Vino! Mercadoteca tem promoções para os papais até dia 20

O brinde do Dia dos Pais é garantido com desconto na loja Vino! Mercadoteca. A rede fez uma seleção de grandes rótulos nacionais e internacionais, para incrementar a adega dos homenageados, ou mesmo harmonizar com o clássico almoço de domingo. Quem perder a data, pode garantir o presente atrasado: são descontos de até 50% nas garrafas para levar, válidos até 20/8.

Entre os selecionados, estão celebrados rótulos. O Laberinto Sauvignon Blanc é um dos grandes vinhos chilenos, produzido pela vinícola Viña Ribera Del Lago. Seu paladar fresco e floral revela suaves notas de abacaxi e lima. Está entre os melhores do país, depois de ter conquistado 97 pontos no guia Descorchados. O Alento Reserva Branco é um grande representante da região do Alentejo, feito exclusivamente com uvas de castas portuguesas. Tem notas cítricas e minerais com acidez equilibrada.

Outro chileno em destaque na promoção é o Lagar de Codegua Amalgama, um blend de Cabernet e Syrah da região de Alto Cachapoal. O vinho equilibra notas aromáticas de frutas negras com toque de especiarias. Os argentinos também marcam presença no dia dos Pais com o Ramanegra Reserva Cabernet Sauvignon, da celebrada Bodega Casarena. Este vinho envelhece por 12 meses em barricas de carvalho, valorizando o paladar equilibrado com aroma frutado. 

Dia dos Pais Vino!

Vinhos selecionados com até 50% de desconto até dia 20/8 - promoção exclusiva Vino! Mercadoteca

Horário: de terça a quinta, da 17h às 22h, sexta e sábado, das 12h às 23h, e domingo, das 12h às 20h

Endereço: Rua Paulo Gorski, 1309 – Mossunguê, Curitiba - PR

Siga: www.instagram.com/vino.mercadoteca 

Add a comment

Empresa de logística e transporte rodoviário de produtos no setor farmacêutico e veterinário cresce 56,9% de receita bruta no primeiro semestre

Empresa de logística e transporte rodoviário de produtos no setor farmacêutico e veterinário cresce 56,9% de receita bruta no primeiro semestre

MXP Multimodal ainda prevê um crescimento de 62,5% até o final do ano

A MXP Multimodal, empresa especializada em logística e transporte rodoviário com foco no setor farmacêutico e veterinário, teve um crescimento no primeiro semestre de 2023 de 56,9% na receita bruta em relação ao primeiro semestre de 2022, ficando 16,3% acima do orçamento acumulado no período. “Estamos satisfeitos e otimistas com os números e resultados que conseguimos até agora e isso se dá por todo o planejamento e transformações que estamos realizando diariamente na nossa empresa com importantes contratações e um foco maior nos setores em que somos fortes. Nossa previsão é que iremos crescer até o final do ano 62,5%”, analisa Célio Malavasi, diretor Executivo da MXP Multimodal.

A empresa tem uma forte atuação no transporte de produtos e medicamentos no setor farmacêutico e veterinário em todo o território brasileiro. “Tivemos um excelente crescimento em negócio para esses setores. No setor farmacêutico, nós realizamos transferências entre plantas, distribuição em farmácias, coletas e entregas em indústrias farmacêuticas e veterinárias, possuímos as licenças e certificados, atendemos toda a cadeia de produtos, desde embalagem até insumos. Temos licença da Anvisa e uma farmacêutica que fica na empresa diariamente para auxiliar, treinar, acompanhar a equipe e dar suporte aos clientes. Já no setor veterinário, atuamos no segmento pet care desde pequeno até grande porte. Atendemos produtos para cuidados diários de pet, como medicamentos e acessórios e realizamos transferências entre plantas e distribuição em Petshop, por exemplo. Também atuamos no segmento da pecuária com atendimento às indústrias e distribuidores onde estão concentrados os grandes volumes de movimentação rodoviária”, afirma Célio.

De acordo com informações do IPB (Instituto Pet Brasil), o mercado pet relacionado ao setor de produtos, serviços e comércio de animais de estimação deve ter um lucro aproximado de R$ 60 bilhões em 2023, já a expectativa para o setor farmacêutico é que o crescimento seja de 10,5% ainda este ano, segundo o IDV (Índice Antecedentes de Vendas). “Estamos bem otimistas com o crescimento desses setores pois estamos inseridos nesses negócios. Nossa convicção de oferecer soluções de entregas ao mercado nos motiva em acelerar ações para que no médio prazo sejamos um Operador Logístico para os segmentos em que atuamos com integração dos macro processos de logística de abastecimento, logística in house e logística de distribuição”, finaliza Célio Malavasi.

Sobre a MXP

A MXP é especializada em logística e transporte rodoviário.

A MXP atua nos segmentos médico, farmacêutico, de cosmético, alimentício e de sanitizantes e seus derivados. A empresa também trabalha com os setores de químicos não perigosos, higiene e limpeza, pet care e pet food, acessórios esportivos, módulos metálicos pré-fabricados, cargas especiais, entre outros.

A empresa está presente em todo o território nacional promovendo soluções logísticas de entrega de ponta a ponta.

Add a comment

Por que Agosto é conhecido como o mês do 'desgosto'?

Por que Agosto é conhecido como o mês do 'desgosto'?

Cigana Sharita explica como atrair energias positivas durante o período

Agosto é um mês cercado por uma aura peculiar, como se estivesse impregnado de energias inquietas e densas. Em muitas culturas, é comum ouvir o ditado: “Agosto, mês do desgosto”, o que sugere que este período pode trazer acontecimentos negativos e desafios imprevistos.

A origem dessa crença é incerta, mas algumas teorias remontam às tradições astrológicas. Agosto é frequentemente associado ao signo de leão, que é regido pelo sol, e muitos acreditam que a intensidade dessa energia solar pode ser esmagadora e capaz de trazer à tona emoções intensas, tanto positivas como negativas. Esse aumento de energia pode levar a confrontos, desentendimentos e mal-entendidos, amplificando a sensação de desgosto.

Outra possível explicação para a má fama do mês de agosto surgiu em Portugal, na época das grandes navegações. As caravelas partiam em agosto, deixando muitas noivas viúvas após os navegadores enfrentarem tempestades em alto mar. Outro motivo para a fama de agosto trazer azar é o fato dele também ser considerado o “mês do cachorro louco”. Supostamente, este é o mês com o maior número de cadelas no cio. As brigas entre “machos”, portanto, são comuns e podem aumentar a proliferação da raiva canina. Quando estão com esta doença, os cães espumam pela boca, o que contribui para a fama de “loucos”.

Independente da crença de cada um, o oitavo mês do ano é cercado de superstições e coleciona eventos trágicos registrados na história da humanidade. Os principais episódios incluem, por exemplo, o Início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, o Lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima, em 1945, o Suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, as mortes de Elvis Presley, em 1977, e da Princesa Diana, em 1997, o Furacão Katrina que devastou Nova Orleans, em 2005, entre outros.

Diante deste cenário, muitas pessoas ficam preocupadas quando o mês de agosto se aproxima e logo procuram simpatias de purificação para si e para a sua casa com o objetivo de afastar a negatividade. A cigana Sharita, que realiza há 25 anos consultas e aconselhamentos espirituais, explica como as pessoas podem cultivar a positividade e afastar a negatividade de suas vidas. Para a cartomante, ao invés de temer o período, é necessário cada indivíduo compreender as suas próprias emoções e atitudes.

“O que eu ensino é que jamais deve-se se entregar ao pessimismo em nenhum mês do ano, porém em especificamente no mês de agosto. Como tudo na vida, cada momento é uma oportunidade nova de transformação, de renovar as energias. Ao cultivar a positividade, a gratidão e a compaixão, podemos enfrentar os desafios que surgem e transformá-los em lições valiosas”, afirma.

Como evitar energias negativas em casa

Algumas práticas de rituais de limpeza e proteção, através de cristais, incensos, banhos energéticos ou meditações focadas na renovação, podem ser utilizadas para dissipar a negatividade e fortalecer a conexão com energias positivas, ensina a Cigana Sharita.

“Banhos como de alecrim são ótimos para afastar maus espíritos e energias negativas, e é super prático de fazer. Vai precisar apenas de 2 litros de água corrente, 3 galhos de alecrim fresco e uma colher de mel, é só ferver tudo e esperar amornar e jogar do pescoço para baixo, após finalizar o banho rezar o salmo 66. Além disso, usar um patuá como olho grego e até mesmo tampar o umbigo para sair de casa é super bem vindo”, explica.

Embora agosto seja frequentemente rotulado como o “mês do desgosto”, deve-se lembrar que todo ser humano é co-criador da própria realidade. Ao enfrentar os desafios com sabedoria e coragem, é possível transformar essa fase em uma oportunidade para o crescimento pessoal e a evolução espiritual. “Devemos honrar as tradições, mas também lembrar que somos seres capazes de transmutar energias e manifestar nossa própria felicidade”, finaliza a Cigana Sharita.

Para saber melhor quais são as energias que este mês lhe reserva, é possível realizar uma consulta através do tarot com a @cigana_sharitaoficial

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos